quinta-feira, 23 de julho de 2009

SENADO É PIZZARIA E NÃO MAIS DOCERIA OU CANJA - Franklin Maxado

Falavam antes ser uma fábrica de marmelada, mas agora o Senado virou uma “pizzaria”. Quem disse isso foi o Presidente Lula promovendo os Senadores a “pizzaiolos”, isto é, os profissionais que trabalham fazendo “pizza”. E ele sabe das coisas pois é casado com uma filha de italiano e tem cidadania também na Itália. Acho que o Senador Sarney, que o está presidindo, com aquele bigode parece mais um português dono de padaria ou um cozinheiro de sopas ou caldos.O prédio do Congresso tem uma tigela em cima que ppode ser um prato fundo de canja, mas emborcaram o outro do lado. Afinal, sopa para velhinhos é xepa e coisa sem valor. Evoluiram para uma “pizzaria”. Como tem com doce de goiaba, ora podem criar outra com marmelada.
Falando sério, não sei por quais razões cada Estado e o Distrito Federal tem de ter três Senadores para representá-los. Bastava ‘unzinho’ só. Dizem que são coisas da República, da Democracia e da Federação. Aliás, sei: é para dar empregos a políticos velhos com tradição e estender esses privilégios às suas famílias, afilhados, amigos, cabos eleitorais e “laranjas”. Podem ser nomeações secretas para garantir o decoro
Acho que a Federação estaria bem servida com apenas um Senador. Diminuiria muito a despesa e, ao mesmo tempo, manter-se-ia a representatividade democrática dos Estados e não se precisaria de tantos milhares de funcionários e de contas e de atos secretos.
Para quem não sabe, Federação é um país que tem a união de vários Estados. Só que aqui é só no papel pois todos dependem das finanças centrais, bem como não têm autonomia. E, se têm, é relativa.
Esse negocio de eleger dois Senadores e seus substitutos de oito em anos e em outra eleição daí a quatro anos mais um outro, é desproporcional. Bastaria apenas um e tudo estaria nos conformes pois o povo paga a conta, inclusive as secretas ( o que contraria o principio da transparência da Democracia) e as mordomias de milhares de servidores.. A continuar como vai, parece que os eleitos não temem uma reação popular. Enfim, tornaram o povo ignorante para tal discussão e seus representantes não interessam questionar o seu meio de vida e de suas digníssimas famílias.
BAHIA SERÁ O ‘BAHEEA’?
A torcida do Bahia não ficará à toa se o time de Salvador acabar afundado pelas dívidas ou rebaixado no atual campeonato. É que tem o Bahia de Feira que está com um elenco, oriundo do Fluminense e que pode receber a grande massa tricolor como o Bahia de Salvador recebeu a enorme torcida do Ipiranga. O Bahia de Feira como o Feirense deve se classificar sext-feira para o Campeonato Estadual. Isso pode começar a favorecê-lo pegando mais torcedores de fora de Feira pois parte da torcida do Bahia de Salvador não digere o Paulo Carneiro em seu campo. E, se o Bahia de Salvador, se atolar, pode se dar melhor. Afinal Bahia é “Baheea”!
SAFRA DO CAJU?
Parece que a safra do Cajueiro não vingou ou embananou. Voltou a placa para quem passa pela BR-324 anunciando a venda do estacionamento do Clube. O negócio com um grande grupo de empresários paulistas ficou nas intenções. Se vender o estacionamento, o INSS recebe logo e ficam as outras dívidas para depois sendo que os sócios restantes podem contestar as taxas de juros e as origens das demais dívidas. Eu continuo achando que ali é o lugar ideal para a Estação Rodoviária de Feira. Será que falta visão e coragem aos políticos atuais? Ou será falta de prestigio no âmbito federal?

OURO DO REI MIDAS
Zé Coió, que gosta de elogiar empresários anunciantes no seu jornal semanal, rasga mais um para o prof. Jodilton Souza comparando-o ao Rei Midas, aquele da lenda grega antiga em que tudo onde tocava virava ouro. De fato, O Colégio Nobre, a Phebo, o Clube de Campo Cajueiro, o Papo Dez. o Fluminense, o Feirense e agora o Bahia de Feira estão aí na Mídia para não desmenti-lo, pois em todos eles têm o seu dedinho particular nos patrimônios. Ou o seu tesouro.

EURICO, MAIS EURICO
O poeta Eurico Alves Boaventura será discutido e homenageado mais uma vez no campus da UEFS com um programa que começa quarta-feira, dia 29, no Teatro do CUCA. As homenagens pelo seu centenário de nascimento começaram numa iniciativa da AFL na Igreja N. Sra. dos Remédios. Prosseguirão até sexta, dia 3l.

Franklin Maxado franklinmaxado@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário