quinta-feira, 10 de setembro de 2009

EXPOFEIRA PODE SER MAIOR E MELHOR - Franklin Maxado

A Expofeira, que começa quinta-feira, ainda tem tudo para ser a maior mostra agropecuária da Bahia, caso haja um planejamento. Recentemente, o Secretário de Turismo do Estado, sr. Domingos Leonelli disse que o Parque de Salvador deveria ficar para “shows” musicais e isso atrairia mais turistas e negócios.
Esta Expofeira ainda continua acanhada pois os Bancos, incluindo o Banco do Brasil, não estarão presentes para financiar os leilões e melhorar a comercialização de mais de 2000 animais, entre bois, cavalos, caprinos e ovinos, além de máquinas como estão previstos. Somente porcos , devido à gripe, não serão expostos.
Haverá também” shows” musicais com grupos e com artistas de fora, praticamente não havendo espaço para os locais, o que se perde uma vitrina para a propaganda da nossa arte. Os seus organizadores se rendem à mídia e não contratam artistas daqui, fomentando mais nossa cultura.
Quando o Governo do Estado construiu aquele Parque na Avenida Paralela, escrevi que devia ser em Feira e tive o apoio do então presidente do Sindicato Rural, o entusiasmado pecuarista Gil Marques Porto. Mas os pecuaristas e grandes fazendeiros que moravam em Salvador venceram e fizeram ali. São artificiais as exposições ali pois os animais devem vir de fazendas do interior e a organização sempre dão ênfase aos shows musicais.
As exposições deveriam vir para Feira, que hoje é periferia da capital e tem maior vocação pois está na entrada do sertão e da capital, podendo assim congregar interioranos e gente da capital. Da parte da Prefeitura de Feira e do atual Secretário Ozenir Moraes, o que pode ser feito, tem dado seguimento. As instalações de Parque João Martins mesmo agora foram caiadas e receberam uma maquiagem para a festa.
O atual Secretário da Agricultura do Estado, deputado Roberto Martins, é contra e acha que deve ser mantida em Salvador. Cabe à sua colega, a deputada Eliana Boaventura, também do seu partido, aproveitar a hora e reivindicar para Feira de Santana. Todo o interior agradecerá.
Também, agradecerá o atual Presidente do Sindicato Rural, o sr Carlos Henrique, que destaca o ranquemaneto dos animais expostos, explicando que eles contarão pontos caso sejam expostos em outras mostras nacionais.

MAIS VERBA PARA VERBO

A Cantoria de repente com a viola deveria ser mais incrementada em Feira, devendo a Prefeitura contratar cantadores profissionais e poetas para fazerem palestras e concursos nas escolas ensinando o que é e como é feita a fim de motivar e formar novos cantadores como os governos de Pernambuco e do Ceará fazem. Atualmente, Caboquinho da Viola e seu irmão João Ramos, que trouxeram de Serrinha com o pai Dadinho, essa manifestação folclorica para Feira sentem essa falta de apoio para a renovação. Eles acabam de realizar o XXXV Festival de Violeiros no MAP, trazendo colegas de outros Estados num orçamento acanhado da Prefeitura que não viu ainda a extensão que isso pode dar em termos de propaganda das artes e da cultura da cidade. A verdade é que os poetas estão envelhecendo , adoecendo e até morrendo e não estímulo para as novas gerações.

PONTE PARA CORAÇÃO

Se não há previsão para se fazer uma nova ponte mais larga entre Feira e Coração de Maria, entretanto o Derba anuncia que vai consertar a atual que foi danificada por populares e parentes aos vitimas do acidente recente, bem como outros moradores revoltados. A rodovia BA-503 é uma variante da BR –l0l para o aeroporto de Feira e para o bairro de Santo Antonio dos Prazeres onde sai na avenida de contorno. Enquanto estiver interditada, o comercio com Conceição do Jacuipe, com Irará, com Coração de Maria e com outros lugares é prejudicado, bem como fazendeiros que residem Feira e tem propriedades por ali. Uma coisa ajuda: como não estão havendo chuvas, o Rio Pojuca està empoçado e não correndo, assim, dá para passar por um desvio por baixo da ponte se arriscando a assaltos entre Jaíba e São Simão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário