domingo, 11 de julho de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

Aqui estamos de volta após um período de viagem. Garanto que não fui ver o vexame da seleção canarinho que modificou o conto da carochinha de Branca de Neve e mostrou um anãozinho chamado “Mestre” (Ricardo Teixeira); outro chamado Dunga e 180 milhões de “Zangados”... Ah, sim! Dizem que a melhor partida da Copa do Mundo foi a volta da Argentina de Dom Dieguito para casa!

RAPIDINHAS

1. As chuvas transformaram Feira num clone da lua: as ruas ficaram cheias de crateras. Chiquinho de Babau acha que, aproveitando o fato, a prefeitura não devia tapar os buracos para atrair turistas. Segundo ele, temos um Mercado de Arte, um parque de dinossauros, um belo Parque do Saber e teríamos uma cópia da lua e, a “marra” de produtores de petróleo, com tantos tonéis enfeitando nossas vias...
2. Por enquanto, ir e vim de Salvador é um tormento e uma maratona. Além disso, a empresa Via Bahia, que vai explorar os pedágios da Feira-Salvador, entrou numa fria. Tem que consertar a estrada que mais parece tábua de pirulito, prestar socorro gratuito aos muitos carros que “quebram” a todo o momento e, de lambuja, ainda vai ter de consertar a nossa esburacada Avenida de Contorno...
3. NOSSA!!! Em Valença, aqui pertinho, o prefeito mandou desfilar, no 2 de julho, um caboclo com o sexo exposto, indignando fiéis. Em represália, compareceram ao ato, apenas, cerca de 50 pessoas. Soarinho, o Esclerosado, na cidade em visita à cidade, viu tudo e quando tomou conhecimento da “inovação” do prefeito, disse: “Uê!! O que eu vi foi desfile de 2 de Julho ou a I Parada Gay da cidade?!”.
4. Segundo pesquisa, a internet já é uma necessidade para o brasileiro. No Brasil, quase 50 milhões a utilizam para transações bancárias. Com a possibilidade de sacar, depositar, fazer transferências, pagar compromissos, tomar empréstimos, etc., apenas ¼ do atendimento é feito nas agências.
5. Atenção, endividados com a Receita! O prazo para parcelamento em até 180 meses das dívidas inscritas na Ativa, que se encerrava na quarta feira, 30 de junho, foi prorrogado até 31 de julho para quem quiser parcelar todos os seus débitos. Para quem quiser dividir parte da dívida deve fazê-lo até 16 de agosto. Quem não procurar a Receita no prazo acima, será cobrado normalmente.
6. Esta é ótima: a companhia aérea irlandesa “Ryanair” que já havia anunciado que cobraria uma libra (R$2,70) pelo uso dos banheiros a bordo de suas aeronaves, agora propaga que vai oferecer passagens aéreas baratinhas desde que em pé (?). Para isso, pretende remover 10 filas de cadeiras, aumentando o número de passageiros em torno de 50. Se a moda pega, o Brasil vai ser o top de linha na prática.

VIVA O BRASIL!!

Atenção! Acabou a aporrinhação com os telefones celulares! O Código de Defesa do Consumidor agora garante que na compra de um aparelho se ele apresentar grave defeito no prazo de garantia, você tem direito a trocar, receber de volta o dinheiro ou exigir que se considere o valor da Nota Fiscal do defeituoso na permuta por um aparelho mais moderno. E não mais precisa ficar fulo com as tais assistências técnicas, pois se o caso for um pequeno defeito, plenamente reparável, o comerciante tem a obrigação de lhe fornecer outro aparelho enquanto o seu é consertado... A medida está em vigor desde o dia 18 de junho e as empresas que não cumprirem o determinado estão sujeitas a multas que variam de 212 a 3 milhões de reais, além de sanções judiciais. Assim, leitor, não caia na conversa de que a troca só é feita se o cliente reclamar em 72 horas ou uma hora de uso. Zé de Maricotinha suspirou: “-Ah, quem dera que fizessem isto com os outros aparelhos que usamos!” Assim, leitor, hoje, o nosso “viva” é diferente, cheio de satisfação, deixando de lado a habitual ironia cheia de indignação que é a tônica de “VIVA O BRASIL!!”: VIVA O CÓDIGO DO CONSUMIDOR!!! VIVA (FINALMENTE) O USUÁRIO!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário