segunda-feira, 28 de junho de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

1. Meus caros: Nas próximas três semanas estarei viajando, mas – asseguro! – a coluna não deixará de ser publicada. Só que, para manter a continuidade, publicarei alguns contos de minha lavra. Espero contar com o prestígio de sua leitura.
2. Chiquinho de Babau, depois da se chatear com o primeiro jogo da seleção, comentou: “- Brasileiro se ilude fácil, quanto mais com esta seleção do Dunga que é ruim de engolir. Ante um timeco, esbanjou incompetência. Neste domingo joga com a Costa do Marfim e eu tô com medo. Espero passar da primeira fase, mas vou botaras barbas de molho...” O pessimismo de Chiquinho passou a me contagiar!
3. E Dom Dieguito Maradona? Enfiou quatro na Coréia e agora está cheio de marra, bradando a Deus e o mundo que “los hermanos” são os porretas e Messi, o rei da cocada preta. É cedo ainda, Dieguito!
4. Fidel Castro concedeu entrevista sobre a Copa do Mundo e criticou a tal da jabulami (a bola oficial) dizendo que esta é uma porcaria, traiçoeira, cheia de efeitos, etc. Há, porém, um pequeno detalhe: A jabulami é fabricada pela Adidas que patrocina o esporte cubano e – vocês repararam? - a marca Adidas está no agasalho que Fidel veste no momento da entrevista. Pode?!
5. A OI, na quinta feira, deu uma aprontada: Deixou a cidade (não sei se outras localidades) sem comunicação telefônica e sem internet, dando prejuízo a muita gente.
6. Você que é contumaz em cometer infrações no trânsito agora vai ser beneficiado. É que a Câmara aprovou parcelamento de multas de trânsito em até seis meses. Realmente, é uma casa de trapalhões... E não perdem a mania de beneficiar a quem erra.
7. A duplicação da BR 324, na Feira-Salvador, está causando uma série de problemas. Estão fechando as pistas dos dois lados ao mesmo tempo e quem quiser que fique na estrada, esperando o recapeamento (que se for mal feito, não dá seis meses!) por horas. O correto não seria – ao menos para mim que sou leigo! – fechar apenas umas das duas faixas de cada lado, deixando, mesmo devagar, o trânsito fluir?
8. Este meu presidente é um sujeito folgado, já ganhou até o apelido de “Aerolula” e deve ir para o Guiness, o livro de recordes. É que para cada dia passado em Brasilia, ele viaja três. Soarinho, o Esclerosado, não concorda com a crítica e diz que Lula é um cidadão do mundo...
9. Estão chegando as eleições e começam a aparecer na televisão as mesmas caras manjadas de sempre fazendo loas ao partido e se dizendo sujeitos formidáveis. Este lote de mentirosos deveria, ao fazer a barba, passar óleo de peroba na cara ou, então, tomar injeção de “simancol”...

VIVA O BRASIL!!

Há momentos em que eu penso que a mídia vive, apenas, de sensacionalismos... É que mal são lançadas as candidaturas oficiais começam a aparecer os já manjados dossiês. A bola da vez é um suposto calhamaço contra o candidato da oposição, José Serra. Dilma, em viagem à Europa (ela, também?!) alega que não conhece o pessoal que acusam ser do PT, nunca os viu e que isto é armação, um factoide criado pelo PSDB. De quebra, ameaça processar o delegado Onésimo, aposentado da PF, que afirma a existência do dossiê. Verdade ou não, este pessoal da PF, mesmo os aposentados, está precisando de um puxão de orelhas! Afinal, o papel da Polícia Federal é, apenas, investigar e apresentar resultado a seus superiores e não se meter em política. Mas... pelo visto, no Brasil tudo pode. Eu só acho que, de qualquer maneira, em vez de ficar no bate boca, o certo é apurar a coisa e punir quem, de fato, merece ser punido. Os dossiês sempre existiram (lembram dos criados por ACM?) e sempre foram utilizados no momento que “eles” consideram apropriado, pois – sem dúvida! – são de alto poder de barganha e capazes de murchar entusiasmos e derrubar candidaturas! VIVA O BRASIL!! VIVA A ESPIONAGEM!!! VIVA QUEM TEM RABO DE PALHA!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

BAHÊA!

- Isto é uma merda! – resmungou – esse time não tem jeito! Como é que perde de 4 a 2 para o Vitória? E ainda mais sendo disputa do primeiro turno! Este meu Bahia é um timeco! Se ainda perdesse para o Fluminense de Feira, Catuense ou até mesmo o Atlético de Alagoinhas, ainda vai... Mas, pra esse Vitorinha!...
Camisa vermelha, azul e branca, radinho de pilha, cabeça grisalha, barriga proeminente, Guto saiu do Estádio da Fonte Nova, indignado. No rádio, Virgilio Elísio, tricolor e comentarista, tentava justificar a derrota, mas, no fundo, sabia que aquilo era “choro”, porque achava que o time jogara “pedra em santo”! Com Emerson contundido, Preto suspenso, Carlinhos gripado e Nonato fora de forma era como se o time tivesse quebrado a espinha dorsal. Perdendo conjunto, virava caixa de pancadas... Inconformado, foi, pelo caminho, ouvindo piadinhas dos torcedores do vencedor, seu maior rival. Pegou o ônibus e foi para casa, no subúrbio.
A mulher o esperava com um prato de sopa de abóbora fumegante, mas não quis jantar, comentando, com amargura, que já estava com a barriga cheia de tanto gol que o seu Bahia tomara. Tirou a camisa, tomou um banho, e sem desgrudar do radinho ligado sentou-se na varanda da casa. Ficou irritado, nervoso, quando o vizinho rubro negro abusado, de pura maldade, passou por sua porta com dois cascos de cerveja na mão e comentou, maliciosamente:
- E aí, Guto, gostou do “chocolate”?
- O quê? Mas, menino... Tá pensando o quê?Só porque ganhou uma? Mas... Mas... Tome jeito, seu merda! Não tá vendo logo? Seu time é o Vicetória. O meu é o Bahêa, meu chapa! O Bahêa!... O bom, o bicampeão brasileiro, meu!
- De quando? De mil novecentos e antigamente? Ora, Guto, quem vive de passado é museu! - e o provocador saiu dando risada, mostrando o escudo da camisa surrada para um Guto furioso.
Desligou o rádio quando ouviu, no placar nacional, que seu Vasco foi vencido por 2x1 pelo Criciúma e dentro de casa! “- E essa agora? Nem esta peste deste Vasco me dá alegria hoje?” A mulher chamou para assistir o “Fantástico”. Sentou-se no sofá para assistir a TV, mas decididamente aquele não era um bom domingo. Impacientou-se, voltou para a varanda e, à guiza de compensação, ficou recordando os velhos tempos, do Campo da Graça, do começo da Fonte Nova, quando os jogadores jogavam por amor à camisa, não tinham estes salários astronômicos! Velhos craques desfilaram por sua cabeça: Marito, Biriba, Rodolfo Rodrigues (goleraço, goleraço!), Roberto Rebouças (zagueiraço, o retrato do time do Bahia: raçudo, xerife, sabia impor respeito, “espanando” os atacantes adversários!), Washington Luiz, Edinho Jacaré, Beijoca, o próprio Bobô, estes, sim, eram jogadores, jogavam sério, honravam a camisa, não esses meninos de hoje que só pensam em dinheiro... E o timão da década de 50? Campeão brasileiro, sim senhor! Aquele é que era um Bahia! Até o Santos de Pelé, Pepe, Zito e companhia andou tomando cacete! Tudo isso sem falar nos meninos de 1988 que foram buscar o título em Porto Alegre, dentro do Beira Rio, arrancando o empate do Internacional! Qualquer comparação que fizesse com o time atual era absurda! “ Hoje, o time só tem “perna de pau!” e mercenário! “- falou alto sem querer e ouviu do outro lado do muro:
“-Também quem manda torcer pra timinho? Tu vai é prá segunda divisão, cabra!”- vaticinou, num frouxo de riso, o vizinho, torcedor do Vitória. Achou melhor não responder à provocação e ficou ali, sozinho, entregue às lembranças. Num cúmulo de provocação, o miserável do rubro-negro passou a ouvir, às alturas, o hino do rival. Ele, que não era de confusão, engoliu o desaforo e recolheu-se.
No domingo seguinte, esquecido da amargura da semana anterior, camisa tricolorida, radinho de pilha, Guto pegou o ônibus e foi para a Fonte Nova assistir Bahia e Corinthians pelo Campeonato Nacional. No ônibus lotado, ia alegre, feliz e cheio de esperanças. Quase que aos brados, falava, entusiasmado, com um cidadão que estava ao seu lado. O outro fingia estar compreendendo aquelas coisas de esporte, dando ouvidos por uma questão de educação porque, na verdade, detestava futebol. Guto, eufórico, não se dava conta e bradava, batendo nas costas de um incomodado cidadão que ria, sem graça:
“-Meu chapa, nesse jogão de bola não tem pra ninguém porque o meu Bahêêa, o melhor time do Brasil,vai enfiar 3 no “coringão”!!... Bahêêêêê...a!!!”

terça-feira, 22 de junho de 2010

ALÉM DA NOTÍCIA - Franklin Maxado

A EDUCAÇÃO DEVE TER SUA IMPORTÂNCIA GARANTIDA.

O professor deveria ganhar muito bem. O policial também, além de militares, jornalistas, enfermeiras e outros profissionais que têm de servir 24 horas por dia. Em compensação, não poderiam fazer greves. Que ameaça à sociedade , uma escola em greve, uma delegacia fechada, um cidadão sem informações, um doente sem auxilio, um país sem vigilância nas fronteiras etc. Um pai e uma mâe de família que têm de ir trabalhar e não ter onde deixar os filhos menores pela escola estar em greve. Como trabalhar com a preocupação de onde estão os filhos neste mundo de drogas, prostituiçâo, roubos, crimes etc.?

Também, a Educação sem ensinamentos morais ou religiosos pode até ser maléfica para uma sociedade. Muitos bandidos como Fernandinho Beira-Mar e Marcola com escolaridade podem causar um grande estrago pois vão usar suas inteligências e estudos para o mal ou para se vingar da sociedade que acha que os perseguiu. Assim, grandes estelionatários, falsários, bandidos, assassinos, ladrões, traficantes, contrabandistas e foras da lei competentes no que fazem porque sabem mais do que muitos e canalizam esses conhecimentos para o mal.

A Educação há de dar uma noção do bem e o sentido da existência em sociedade para todos.

Após l964, os militares no governo reformaram a Educação e deram prioridade ao ensino tecnológico, querendo em tornar o Brasil uma potência mundial. A “religião” era o civismo ou patriotismo e muitos crápulas, hipócritas e canalhas usaram isso para se locupletarem em nome do Estado ou do sistema político implantado. Assim, as áreas de Humanidades foi preterida pois a intenção de progresso e de desenvolvimento do país priorizava o setor tecnológico.

Foram incentivadas as escolas particulares com o ensino pago, sucateando as públicas que eram antes as melhores. Logo, quem pagava via a educação dos filhos como investimentos e os formados queriam ganhar dinheiro para compensar os gastos e entrar no capitalismo. A profissão e a escola viraram mercadoria.

A competição foi estimulada com a escola publica desprezada. Ela que ajudava a inserir o jovem na sociedade multirracial como a brasileira e a conviver com tolerância com ricos e pobres. No Brasil, país de sociedade cristã constituída por muitos povos, essa falta de escola publica competente ajuda a criar distinções e segregação no nosso capitalismo quase selvagem. Está difícil reeducar os políticos, os professores e até mesmo a Educação.

BAHIA É NORDESTE?

O intelectual Edivaldo Boaventura em artigo de “A TARDE”, sexta-feira passada, indaga o que a Bahia ganha em ser Nordeste. A vantagem é mais para Pernambuco e Ceará. Carreiam tudo para lá quando só a Bahia e Sergipe juntas tem território maior do que Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Ceará juntos.. Assim, o Maranhão também não está muito nessa de Nordeste. Aliás, ele se parece mais com a Bahia com sua cultura afro. . Só mesmo o interior da Bahia é que é mais Nordeste ou sertanejo.

Políticos de Pernambuco são competentes e lutam por seus interesses de Estado quer sejam da situação ou da oposição. Tanto de um lado como do outro, se unem quando é para reivindicar interesses de Pernambuco e, assim, vão tendo seus pleitos favorecidos ganhando mais benefícios e sedes de órgãos regionais como a CHESF, a Rede Ferroviária Federal, ao sede da SUDENE, etc.,etc. e mais etc.

COPA NO SÃO JOÃO

Os produtos para s comidas juninas estão mais baratos este ano. Se o Brasil melhorar na Copa do Mundo de Futebol, o povo vai poder fazer uma comilança sem tamanho. São José já ajudou com as chuvas de março e agora Santo Antonio, São João e São Pedro estão contentes com a fartura. Vamos pedir para que Feira de Santana possa sediar algum jogo da próxima Copa do Mundo de Futebol. Ou, pelo menos, ter nossos estádios indicados para treinos de seleções de fora a fim de que nos dê prestigio e traga mais hospedes para nossos hoteis. Comecemos a pensar nisso de agora e cutuquemos os políticos para reivindicarem.

AMARRARAM O “FABULOSO”

Sei não, mas aquela propaganda da Brahma amarrando o pé do goleador Luiz Fabiano até agora tem dado um azar danado. E, ainda assentaram uma pedra no caminho do gol no lugar da bola “Jabulani”. Parece que disseram : Tá Amarrado! E o nosso goleador está passando liso sem ameaçar ninguém, E domingo é contra a Costa do Marfim, país cheio de feiticeiros e pais de santo. Acho que é tempo da gente mandar fazer despacho em Cachoeira para desencantar o Luiz pois está ameaçado de virar “fábula”.

No mais, é mandar calar a boca do Galvão Bueno para não ficar agourando, dizendo “o fabuloso”.


Franklin Maxado franklinmaxado@ig.com.br

segunda-feira, 14 de junho de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

1. O cantor Chico César estará se apresentando dia 19 de junho no Centro de Cultura Maestro Miro. Chico é um grande artista e compositor requisitado por 9 entre 10 estrelas da nossa MPB. Maiores informações, ligue para (75) 3614.8410 e fale com Luluda, Aécio e Verônica.

2. Estão abertas, no Centro de Cultura Maestro Miro, as inscrições para o Festival Gospel, com realização prevista entre 21 e 22 de agosto, e para o Programa Procultura/Esporte. Ambas as inscrições vão de 01 de junho a 01 de julho.

3. Estranho, o fato: A imprensa local noticiou que a ANVISA havia fechado a Farmácia Caroá porque encontrou em seus depósitos medicamentos vencidos desde 2005. O proprietário da rede alega que avisou ao órgão a existência destes porque, inclusive, queria a devolução do ICMS antecipado. O curioso é que, da rede de farmácias só foi fechada a contigua ao depósito. Perseguição, distração ou o quê?

4. O sempre atento deputado Sérgio Carneiro fez proposta para “enxugar” a Constituição. Segundo ele, existem artigos que estão ultrapassados, que tratam de assuntos como, por exemplo, do plebiscito realizado em 1993 que definiu o sistema de governo nacional.

5. E, finalmente, sabe-se de algo que o senador Marco Maciel tenha feito! Um projeto de lei já aprovado pelo Senado que retira punições para o eleitor que não votar e nem justificar, tais como obtenção de passaporte e carteira de identidade e participação em concursos públicos...

6. Enquanto isto, a Câmara de Deputados aprovou projeto de lei que cria imposto sobre fortunas acima de $2 milhões, entre 1% e 5% a.a., sem dedução no Imposto de Renda. O projeto ainda vai ser votado. Será que passa com tanto deputado rico?

7. O médico legista Raul Coelho Barreto Filho, mesmo devoto de Irmã Dulce, tem uma explicação para a conservação do corpo da freira: Pode ter sido provocada pelo embalsamamento ou baixa umidade no local do sepultamento ou, ainda, o fato de Irmã Dulce ter recebido muitos antibióticos, que continuam ativos, afastando bactérias. Mas, o médico se impressiona com a face e as mãos ainda delicadas...

8. Justa a homenagem: A Prefeitura resolveu instalar um telão na praça em frente ao Paço Municipal e batizou o espaço esportivo com o nome de “Edinho Jacaré”, cidadão feirense de excelente caráter e que foi campeão brasileiro pelo Bahia, em 1988. Fico feliz quando vejo a valorização da prata da casa...

9. Nos dia 03 e 4 de julho, na quadra de esportes do SESC, estará de volta o tradicional Arraiá de Santana, com concurso de quadrilhas, etc. O evento, que tem à frente a dinâmica Vilma Soares, é uma parceria SESC, TV Subaé e Associação de Quadrilhas Juninas, instituição que é dirigida por Vilma.

10. Taí!... Esta, eu quero ver! O Ministério Público Estadual quer coibir a produção e comercialização ilegal de espadas em Cruz das Almas. Como as espadas são o principal atrativo dos festejos cruzalmadenses e as “guerras” já começaram antes do São João, os espadeiros estão movendo céus e terras para acabar com a proibição.



VIVA O BRASIL!!

Chiquinho de Babau, analista de futebol de araque, deu esta declaração: “-Terça feira começa a Copa para nós. Embora com um time mediano, acho que o Brasil passa da 1ª. Fase, mas só dela! Vale o ufanismo, porque mesmo sabendo disto, vou ver os jogos gritando: PRÁ FRENTE, BRASIL!” Valeu, Chiquinho! Você e um dos esquecidos de que é nas grandes comemorações como Copa, Carnaval, etc., que passam despercebidos fatos que atentam contra nós: Corre um boato na Internet (não vi estardalhaço na grande imprensa!) que a Câmara aprovou e mandou para o Senado o fim do 13º salário e outras conquistas do trabalhador. Se verdade, aproveitaram a Copa e aprovaram esta indecência? É difícil de acreditar, mas possível... De efetivo mesmo, há a elevação dos juros básicos que passaram de 9,50% para 10,25%. Chateia, mesmo sabendo que pagamos juros bem maiores aos usurários oficiais de plantão. VIVA O BRASIL!! VIVA A PSEUDOINFLAÇÃO DE 5,31% AO ANO!!! VIVA O FUTEBOL!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!