terça-feira, 22 de junho de 2010

ALÉM DA NOTÍCIA - Franklin Maxado

A EDUCAÇÃO DEVE TER SUA IMPORTÂNCIA GARANTIDA.

O professor deveria ganhar muito bem. O policial também, além de militares, jornalistas, enfermeiras e outros profissionais que têm de servir 24 horas por dia. Em compensação, não poderiam fazer greves. Que ameaça à sociedade , uma escola em greve, uma delegacia fechada, um cidadão sem informações, um doente sem auxilio, um país sem vigilância nas fronteiras etc. Um pai e uma mâe de família que têm de ir trabalhar e não ter onde deixar os filhos menores pela escola estar em greve. Como trabalhar com a preocupação de onde estão os filhos neste mundo de drogas, prostituiçâo, roubos, crimes etc.?

Também, a Educação sem ensinamentos morais ou religiosos pode até ser maléfica para uma sociedade. Muitos bandidos como Fernandinho Beira-Mar e Marcola com escolaridade podem causar um grande estrago pois vão usar suas inteligências e estudos para o mal ou para se vingar da sociedade que acha que os perseguiu. Assim, grandes estelionatários, falsários, bandidos, assassinos, ladrões, traficantes, contrabandistas e foras da lei competentes no que fazem porque sabem mais do que muitos e canalizam esses conhecimentos para o mal.

A Educação há de dar uma noção do bem e o sentido da existência em sociedade para todos.

Após l964, os militares no governo reformaram a Educação e deram prioridade ao ensino tecnológico, querendo em tornar o Brasil uma potência mundial. A “religião” era o civismo ou patriotismo e muitos crápulas, hipócritas e canalhas usaram isso para se locupletarem em nome do Estado ou do sistema político implantado. Assim, as áreas de Humanidades foi preterida pois a intenção de progresso e de desenvolvimento do país priorizava o setor tecnológico.

Foram incentivadas as escolas particulares com o ensino pago, sucateando as públicas que eram antes as melhores. Logo, quem pagava via a educação dos filhos como investimentos e os formados queriam ganhar dinheiro para compensar os gastos e entrar no capitalismo. A profissão e a escola viraram mercadoria.

A competição foi estimulada com a escola publica desprezada. Ela que ajudava a inserir o jovem na sociedade multirracial como a brasileira e a conviver com tolerância com ricos e pobres. No Brasil, país de sociedade cristã constituída por muitos povos, essa falta de escola publica competente ajuda a criar distinções e segregação no nosso capitalismo quase selvagem. Está difícil reeducar os políticos, os professores e até mesmo a Educação.

BAHIA É NORDESTE?

O intelectual Edivaldo Boaventura em artigo de “A TARDE”, sexta-feira passada, indaga o que a Bahia ganha em ser Nordeste. A vantagem é mais para Pernambuco e Ceará. Carreiam tudo para lá quando só a Bahia e Sergipe juntas tem território maior do que Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Ceará juntos.. Assim, o Maranhão também não está muito nessa de Nordeste. Aliás, ele se parece mais com a Bahia com sua cultura afro. . Só mesmo o interior da Bahia é que é mais Nordeste ou sertanejo.

Políticos de Pernambuco são competentes e lutam por seus interesses de Estado quer sejam da situação ou da oposição. Tanto de um lado como do outro, se unem quando é para reivindicar interesses de Pernambuco e, assim, vão tendo seus pleitos favorecidos ganhando mais benefícios e sedes de órgãos regionais como a CHESF, a Rede Ferroviária Federal, ao sede da SUDENE, etc.,etc. e mais etc.

COPA NO SÃO JOÃO

Os produtos para s comidas juninas estão mais baratos este ano. Se o Brasil melhorar na Copa do Mundo de Futebol, o povo vai poder fazer uma comilança sem tamanho. São José já ajudou com as chuvas de março e agora Santo Antonio, São João e São Pedro estão contentes com a fartura. Vamos pedir para que Feira de Santana possa sediar algum jogo da próxima Copa do Mundo de Futebol. Ou, pelo menos, ter nossos estádios indicados para treinos de seleções de fora a fim de que nos dê prestigio e traga mais hospedes para nossos hoteis. Comecemos a pensar nisso de agora e cutuquemos os políticos para reivindicarem.

AMARRARAM O “FABULOSO”

Sei não, mas aquela propaganda da Brahma amarrando o pé do goleador Luiz Fabiano até agora tem dado um azar danado. E, ainda assentaram uma pedra no caminho do gol no lugar da bola “Jabulani”. Parece que disseram : Tá Amarrado! E o nosso goleador está passando liso sem ameaçar ninguém, E domingo é contra a Costa do Marfim, país cheio de feiticeiros e pais de santo. Acho que é tempo da gente mandar fazer despacho em Cachoeira para desencantar o Luiz pois está ameaçado de virar “fábula”.

No mais, é mandar calar a boca do Galvão Bueno para não ficar agourando, dizendo “o fabuloso”.


Franklin Maxado franklinmaxado@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário