segunda-feira, 27 de setembro de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

RAPIDINHAS
1. Perguntar não ofende: Quando é que vão instalar a zona azul no centro da cidade? Chiquinho de Babau satirizou: “-Affff... Na Babel que a cidade se tornou, daqui a uns dias haverá mais flanelinha do que dono de carro...”. Tem razão! Pequenas omissões empanam o brilho de uma administração que tem trabalhado bastante e modificado a área física da urbe.
2. Com a instalação da zona azul, vai diminuir, também, a quantidade de multas por estacionamento em local proibido; diminuem os estacionamentos caros e esperamos que acabem, também, os “graciosos” estacionamentos privativos que alguns comerciantes inventaram, etc. Pelo amor de Deus, façam logo isto!! Os motoristas agradecem.
3. É pensamento da direção do Centro de Cultura Amélio Amorim uma administração colegiada com a comunidade, principalmente com aqueles que ali estão instalados. Assim, começaram reuniões visando a formação de um grupo de gestão participativa. Merece aplausos, a iniciativa.
4. Em reunião realizada dia 21 p. passado, a Academia Feirense de Letras elegeu 3 novos membros: O arcebispo Dom Itamar Vian; a escritora Adnil Falcão e a poeta Irma Amorim, além de 2 novos sócios correspondentes: Dr. Geraldo Leite e o jornalista João Falcão.
5. Foi postergado para os dias 15 a 17 de outubro, o I Encontro de Academias de Letras da Bahia, que ocorreria este fim de semana em Valença.
6. Neste domingo, na Euterpe Feirense, estará rolando, durante todo o dia, o “Encontro de Figuras Feirenses”, organizado por “Produções Tracajá” do conhecido e folclórico fotógrafo Reginaldo “Tracajá” Pereira. Imperdível! Você que está na cidade, vá lá!
7. Soarinho, o Esclerosado, “descobriu a pólvora”! Com a 2. via do título eleitoral sendo entregue na hora no Fórum e em até 15 dias no SAC, até o dia 30 próximo (prorrogaram!), ele “voou”, mas mostrou cultura: “-15 dias? Nossa! Vai haver 2. turno para quem tirou a 2. via depois do dia 15! - e citou o conhecido escritor Fiódor Dostoievski – Isto é Crime e Castigo!”...
8. Sobre os episódios da quebra de sigilo da filha de Serra e da “sabedoria” do filho de Erenice fazendo jogo de influências, alguém do PT fez um comentário comigo: “-Ora, mas que povo da memória curta! Por que não dizem que no governo Serra a distribuição da merenda escolar era feita por empresa da filha e genro do governador?”. Nesta briga, não entro!
9. Nesta eleição, proibir pregar cartazes em paredes e muros é medida correta e contribui para despoluir visualmente a cidade, mas, se utilizam tapumes e qualquer coisa itinerante, adianta?! Será que não percebem que os liberados bandeirolas, bicicletas, carros de som e inventados cavaletes dão um aspecto ainda mais confuso às cidades?! Trocaram 6 por ½ dúzia!

VIVA O BRASIL!!
Por mais que sejamos magnânimos, é bom lembrar que temos compromisso com o restante da cidade! Pois bem... é preocupante a tomada desordenada dos espaços por ambulantes que chegam de mansinho e vão ocupando as ruas e as calçadas. Quando faleceu o artista Marcus Morais, o antigo ponto de ônibus central da Getúlio Vargas passou a ser um espaço cultural com seu nome e pensou-se em projeto arquitetônico para o local, etc. Passada a comoção pela morte violenta do artista, a coisa ficou meio esquecida e a invasão se deu. À noite, o local virou um bar e lanchonete itinerante com direito a mesas, cadeiras, som ambiente, etc. numa organização desorganizada, lembrando a “nova” orla de Salvador! E, aí, quando a Prefeitura quiser tirar os invasores, vai ter dificuldades porque os padrinhos políticos ou influentes vão entrar em cena e deve prevalecer o surrado argumento: “-Somos pobres, temos que manter a família”! VIVA O BRASIL!! VIVA A HORDA DE AMBULANTES QUE ASSOLA A FEIRA!!! VIVA OS PADRINHOS POLÍTICOS!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário