quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

PRECISO VOLTAR A ACREDITAR EM NOEL...

Fica cada vez mais difícil recordar o passado. A tecnologia, com seus brinquedos reluzentes, seus robôs, mp3, filmadoras em dvd, internet, etc., jogou por terra a roupa vermelha, a barba branca e o trenó do “bom velhinho”. Onde estão os carrinhos de fricção, as bolas reluzentes que, no dia santo de natal, pulavam nos quintais? E as bonecas da Estrela?

Até acontecer a minha descrença, que chegou com o passar dos anos, como era bom e gostoso esperar por Papai Noel! Era maravilhoso mandar a cartinha com frases pueris, escrita com letra arredondada e no capricho para causar boa impressão: “— Papai Noel, fui bom menino, passei de ano e queria de presente uma coleção de soldadinhos de chumbo e um Forte Apache” e aguardar a noite mágica que nem sempre era “a noite mágica”, porque o presente pretendido não vinha. E, no dia 24 de dezembro, era uma prova de fogo: precisávamos fazer um esforço enorme para ficarmos acordados e participar da ceia familiar, comendo aquele indescritível queijo cuia, centro da atração das crianças da família! E depois ir à missa do Galo que acontecia à meia noite em ponto, um desafio para nós, dominar o sono vindo, mal o dia se ia. Nos bons tempos de criança, ficávamos despertos até, no máximo, quando os velhos rádios de válvulas eram desligados após o “Repórter Esso”, transmitido na bela voz de Heron Domingues...

Mas... por mais que nos esforçássemos, o Papai Noel era mais esperto do que qualquer um de nós. Parecia que o danado ficava à espreita esperando que o sono nos vencesse para, só então, colocar os nossos presentes ao pé da cama ou da sempre presente árvore na sala. Afinal, nenhuma criança poderia surpreender o “barrigudinho” no seu mister de presentear. Ele era avô de crianças que papai e mamãe podiam mandar a cartinha e — diziam eles! — junto com ela um dinheirinho para que o bom velhinho não se apertasse e tivesse condições de atender, sempre que possível, ao pé da letra, os pedidos do exército de ansiosos inocentes...

Tenho uma filha adolescente e percebo que ela nunca viu com olhos de fantasia a mágica figura que, sem chaminés, consegue penetrar nas casas e colocar ali os cobiçados embrulhos, além de ser unipresente e atender numa só noite todas as crianças cujos pais tenham condições financeiras.

Mas, gente, foi tão bom crer em Papai Noel que eu resolvi querer acreditar de novo. E sabem de uma? Vou fazer uma cartinha pedindo uma porção de presentes, subscrever o envelope com o endereço do Polo Norte e levá-la aos Correios. Já tenho, até, ela pronta:

“Meu bom Papai Noel,

Antes de mais nada, sem perder o respeito, quero ser bem próximo, por isso vou tratá-lo de você.

Quem lhe escreve é um velho poeta, um homem que um dia foi criança e que já vê próximo o ocaso da vida, precisando recuperar a necessidade de acreditar no “retorno aos trilhos” da humanidade. Eu sei que você vai dar preferência à leitura dos pedidos da meninada – afinal, criança é criança! - mas não custa nada pedir, tendo esperança de que você possa ler esta cartinha um dia e, compreensivo como é, dê um jeitinho: peça ao Bom Pai para que ele diminua a violência, haja justiça social, acabe com o desamor, enfim esta coisa toda que desagrega famílias, afasta amigos e torna os homens tão racionais em seu egoísmo e tão irracionais no respeito ao próximo...

Que Ele abra as cabeças das pessoas para o entendimento de que filhos gerados de maneira irresponsável têm pouca oportunidade de “ser gente”, ser cidadão. Além do mais, as doenças sexualmente transmissíveis estão matando indiscriminadamente a pobres e ricos...

Meu velho Noel, serei mais direto: está difícil ser atendido em pedidos como paz, amor, compreensão, pois a humanidade cresceu muito e cada vez mais se afasta de Deus. Mas, se isto demorar a acontecer, eu tenho um outro pedido mais antigo que este e não quero perder a esperança de receber o que nunca tive, pedido em vários natais, sem sucesso:

— Por favor, meu bom velhinho, no momento em que volto a acreditar em você, faça o possível para não esquecer, de novo, da minha Caloi!”.

domingo, 19 de dezembro de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

RAPIDINHAS
1. Foi inaugurado na sexta, dia 17, o Restaurante e Lounge Bar “Lá em Casa” (Rua Itália, 223-Caseb – fone: 34825099), de Vianey do Bloco Periquito (figuraça!) e Jairo Pacheco. O diferencial da casa, além da deliciosa comida caseira, é você ter, às 4as. e 5as., a cozinha ao seu dispor para exercitar seu lado gourmet e às 6as. happy hour. Sem duvida, chegou em boa hora esta excelente nova opção... Vamos lá?
2. Sabem aquele ditado “caixão e vela”? Pois bem... É assim que o torcedor do Vitória está se sentindo, após a sua descida e a subida do Bahia. Agora, ficou muito pior! O reconhecimento oficial do título nacional de 1959 pela CBF deu mais “marra” ao torcedor do Esquadrão de Aço que anda arrotando o fato de ser “o primeiro campeão brasileiro”. Pode?
3. Soarinho, o Esclerosado, esta semana, me esnobou! Chegou aqui em casa fazendo gozação: “-Edu, você está pior que eu! Como é que vosmicê afirma que o Dia Nacional da Corrupção é “O Dia Nacional da Inflação”? Esclerosou de vez?!”. Exageros à parte, reconheço a “barrigada” e peço desculpas a você, leitor!
4. No Brasil existem fiéis admiradores do Hugo Chávez, mas eu não o sou! O “dono” da Venezuela quer por em funcionamento uma reforma de lei que restringe a internet para sites que “não respeitem os poderes públicos e quem os exerce” e outras coisas mais. “Bela” maneira de enquadrar os adversários!
5. Quase véspera de Natal e estão aí as Festas de Fim de Ano e o Verão. Muita gente deixa a cidade, inclusive eu. Assim, durante o período que antecede o carnaval, vocês terão alguns contos publicados em lugar da coluna. É que estarei viajando e, portanto, meio desligado das coisas. Ao retornar, pretendo continuar a cumplicidade existente desde março, quando estreei aqui e ganhei você como leitor...
6. Sabem aqueles números que a Globo divulgou com estardalhaço: “O Complexo de favelas do Alemão e Vila Cruzeiro abrigava mais de 500 traficantes? Pois bem... Segundo relatórios internos da polícia, a tropa do crime, em armas, teria menos que 350 homens. O sensacionalismo continua a ser a tônica.
7. E sabem da última providência da PM carioca? Proibir a venda de combustível em garrafas Pet ou galões. Com esta “medida drástica”, eles esperam diminuir ataques incendiários a ônibus e automóveis. Na opinião de Chiquinho de Babau, é um plano que pode dar certo: ao lado de tão “inteligente diligência”, basta interagir com os bandidos e pedir para que não tirem gasolina dos tanques de seus carros...
8. Depois de três derrotas em eleições para presidente e tendo saído menor das urnas, o PSDB vai fazer uma reformulação em seus quadros a partir de maio de 2011, quando acontece sua convenção nacional. À frente das bandeiras de mudança, Aécio Neves que, embora contando com o apoio de Alckmin e FHC, tem encontrado dificuldades de diálogo com tucanos emplumados. Prevê-se bicadas e plumas no ar...
9. No momento em que a grande imprensa tem feito reportagens e reportagens sobre o mau uso da internet, é bom que os pais fiquem atentos. Recomendo, por exemplo, a leitura da Revista Istoé, número 2144, de 15 de dezembro, que traz ampla reportagem sobre o assunto deveras preocupante.
10. Muito boa a indicação do professor Genival Correia para vice na chapa do reitor José Carlos Barreto, na tentativa de reeleição na UEFS. Genival, além de excepcional figura humana, é muito competente no que faz (vide as Feiras do Livro e do Semi-Árido). Parabéns ao reitor José Carlos e seu grupo pela feliz escolha.
VIVA O BRASIL!!
Na última segunda-feira, o governo João Henrique, em Salvador, tentou dourar a pílula, tapeando os edis. Primeiro foi colocado para votação o aumento de verba de gabinete dos vereadores de 35 para 45 mil, sendo aprovado por unanimidade. Ora, ora, some-se aos 9,2 mil recebidos pelo mandato e mais cerca de 3 mil para alimentação e combustível (Êta, povo que come e anda de carro!) e analisem: o vereador soteropolitano está na casta dos marajás! Em seguida, depois de encher as burras de todos, JH se deu mal: Na hora de votar o aumento do IPTU (há um aumento de até 5 vezes para terrenos vazios), a oposição pediu verificação de quorum e foram constatadas 28 presenças, número mínimo para votação. Aí, a vereadora Vânia Galvão (PT) que pediu a contagem, sorrateiramente saiu. O presidente Paulo Magalhães ainda tentou levar adiante, mas o plenário chiou feio, não havendo votação... Com isto, o IPTU só foi aprovado na terça e a oposição mostrou que é “marrenta”, “melando a brincadeira”! VIVA O BRASIL!!! VIVA OS MEANDROS POLÍTICOS!!! VIVA OS MARAJÁS!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

domingo, 12 de dezembro de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

RAPIDINHAS
1. O Senado aprovou, na terça feira, dia 07, reforma de Código Civil Penal com 97 emendas, algumas bastante inovadoras. Esperamos que, com esta reforma, a Justiça se torne mais ágil e ponha para andar milhares e milhares de processos que se acumulam em todo o país...
2. Em um ano, o prestígio do presidente americano Obama despencou. Lembram do ex-presidente Bush? Aquele que levou sapatada, foi duramente criticado pelas guerras do Iraque e Afeganistão, etc? Obama, segundo a pesquisa, é, atualmente, menos popular que Bush pois não cumpriu promessas de campanha e não consegue controlar a crise econômica. Norte americano não perdoa, é diferente de brasileiro!
3. Uma pesquisa da empresa internacional Manpower indica que, no 1º trimestre de 2011, o Brasil vai liderar o crescimento de oferta de empregos nas Américas. Será de 36% o nosso incremento contra, por exemplo, 9% dos EUA. A oferta de salário, porém, continuará menor que a qualificação (?!). Disse Zé de Maricotinha: “-Eu sabia! Quem precisa, não exige salário, dá graças a Deus porque ganhou emprego(?!)”...
4. A Prefeitura de Feira resolveu conceder anistia total ou parcial de multas e juros sobre tributos municipais. Ficam de fora as multas de trânsito e de meio ambiente; Os descontos vão de 100% para pagamento até 28.12 e chegando a 70% para quem liquidar até 31 de março. Maiores informações no site http://www.feiradesantana.ba.gov.br/.
5. Entrou em vigor no último dia 8 e vai durar até o fim do governo Tarcísio o “turnão” municipal: A Prefeitura vai funcionar para o público, das 7 às 13 horas. O secretário Wagner, disse que o fato será benéfico, pois trará uma boa economia para a prefeitura, reduzindo custos. Disse o competente Wagner: “não estamos em crise!”- creio que respondendo aos alarmistas de plantão.
6. A Prefeitura assinou convênio com a Microsoft e o Banco do Brasil possibilitando ao servidor público municipal a aquisição de notebooks, softwares e acessórios diversos. Poderão ter o benefício também os ocupantes de cargos temporários, nomeados ou terceirizados e os equipamentos poderão ser adquiridos com descontos que vão até 38%. Aproveita, “barnabé”!
7. Quanto esta coluna estiver circulando, este articulista e Raimundo Gama estarão em Valença na I Reunião Estadual de Academia de Letras, que acontece entre 10 e 12 deste mês, patrocinada pela Fundação Pedro Calmon e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Entre outras coisas, estarão defendendo os interesses da cultura feirense. Mais detalhes, depois...
8. É para comemorar? Em data de 09.12, ocorreu o “Dia de Combate à Corrupção”. Uma curiosidade: O Brasil ocupa a 69ª posição num ranking de 178 países onde existem corruptos. Segundo pesquisas, aqui continuam a ser desviados cerca de cinco bilhões em fraudes públicas. Fazer o quê?! Comemora, Brasil!!
VIVA O BRASIL!!
Lula prometeu não se envolver, mas já começou a meter o bedelho! Posando de “futuro presidente”, o “barbudinho” já declarou, por exemplo, que não acontecerão cortes no PAC em 2011, como se estivesse dentro da cabeça de Dilma. Chiquinho de Babau comentou: “- Mas, Lula é fogo, “seu” Edu! Tá danado buzinando no ouvido dela. Quanto mais com a incontinência verbal que tem!”... Afora isto, dizem que “o homem” fez 11 indicações para o ministério do governo da “mulher” e não abriu mão das indicações. Outra coisa: Quem me conhece de perto, sabe que votei em Dilma, mas me reservo o direito de criticar. Afinal, considero que jornalista deve ser imparcial, sem cor partidária. Formador de opinião, o jornalista tem que ter equilíbrio: elogiar quando justo e protestar, por exemplo, quando acontece a escolha de algumas “figurinhas manjadas” para ocupar ministérios ou quando o presidente quer impor sua vontade! E, afinal, de quem foi a idéia de escolher Lobão de novo?! Quem não sabe que o “Lobinho” andou pisando na bola e o Lobão acobertou, ajudado por forças estranhas? Depois, a coisa caiu no esquecimento, na base do “abafa o caso”. E Garibaldi Alves, Moreira Franco e outros já passando da aposentadoria? Com tanta gente de valor da nova geração, você vê, sempre, na linha de frente, as mesmas caras, entra governo, sai governo! VIVA O BRASIL!! VIVA OS MESMOS!!! VIVA O CONTINUISMO!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

domingo, 5 de dezembro de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

RAPIDINHAS

1. O resultado do Censo virou uma Torre de Babel, ninguém entende nada! Por aqui, não podia ser diferente e o secretário Carlos Brito entrou com um recurso, discordando dos números. Afinal, como é que em uma década a grande metrópole que nossa cidade cresceu em termos de população pouco mais de 15.000 habitantes? Ou contaram de menos agora ou demais nos censos anteriores...

2. Sem dúvida, Brito está eivado de razões. Não é preciso ter bola de cristal para ver a cidade crescer a olhos vistos. Como explicar o enorme número de condomínios e conjuntos na cidade e todos sendo vendidos? Até Soarinho, o Esclerosado, deu seu “pitaco”: “- É de hoje que eu ouço dizer que Feira já encostou em um milhão! Tá igual a rabo de cavalo, é?!”...

3. Alega o pessoal do IBGE que encontrou alguns poucos domicílios fechados. Na verdade, embora minha casa e família tenham sido cadastradas pelo Censo, conheço algumas pessoas que dizem não ter sido procuradas. E, além do mais, menos densidade populacional, menor repasse por parte dos governos Federal e Estadual. Portanto, valeu a contestação, Brito!

4. O mais novo acadêmico da Academia Feirense de Letras, Arcebispo Dom Itamar Viam, foi agraciado, na última quarta-feira, com a Medalha do Mérito Legislativo pela Câmara de Deputados, em Brasilia. A honraria é concedida a gente que ajuda a promover o social com ações econômicas, culturais ou políticas. E- justiça seja feita! – o nosso Pastor é um guerreiro na defesa do seu rebanho.

5. Ponto para a Secretaria de Educação do Município: Com a ajuda do SMTT, ocorreu blitz e apreensão de merenda escolar desviada, no Conjunto George Américo. O material destinado à creche “Tia Bebe”, daquele bairro, estava sendo comercializada em mercadinho de propriedade do filho da diretora. Isto, que ocorre vez por outra, não é culpa do poder público, mas “sabedoria” de alguns beneficiados...

6. Sou torcedor declarado do Bahia, mas reconheço que o Vitória, nos últimos anos, conseguiu conquistar mais títulos e torcedores porque tem algo que falta ao tricolor: organização. Olhem só! Mal subiu para a 1ª divisão, o tricolor, como sempre faz, desfez a comissão técnica e o elenco ficou reduzido a 12 atletas. Outra coisa: O Vitória mantém seus jogadores revelados, o Bahia os vende a preço de banana! Muda, Bahia!!

7. Corretores de imóveis em Feira estão insatisfeitos com o mercado. Segundo eles, as grandes construtoras montaram suas próprias imobiliárias e não querem repassar seus imóveis. Quanto fazem é a troco de comissões aviltantes. Treinaram um pessoal que, ligado aos construtores, é obrigado a plantões e não recebe ajuda de custo, só uma merreca pelo que vende. Será que o Creci não vê estas coisas?

VIVA O BRASIL!!

Concordamos com o deputado Colbert Filho: A varredura que está acontecendo no Rio de Janeiro precisa ser feita, também, em outros Estados. Quem lê jornais sabe que, vez por outra, um bandido do “sul maravilha” instala bases por aqui. E como por lá “a coisa ficou braba”, fácil, fácil, numa emigração às avessas, o pessoal do CV (Comando Vermelho) pode aportar de vez em terras baianas, engrossando as fileiras da marginalidade instaladas aqui há muito. Chiquinho de Babau acha que nós já temos um timão de “artistas” e tascou: “-Vocês pensam que é só o Rio e São Paulo que tem bandido luxando? Amigo, nós temos nossos “barões do crime”! Recentemente, fecharam cassinos em Feira e a Polícia Federal, em Salvador, prendeu 15 envolvidos num esquema que faturava 50 milhões por mês na área de caça-niquéis! E a turma daqui também foi presa em moradas de luxo e tem carros blindados, aviões, lanchas, fazendas, os cambaus! Vai pensando que baiano é besta, vai!!”. Ressalvados os exageros do nosso velho e esperto malandro, a situação é bem essa! VIVA O BRASIL!! VIVA O DINHEIRO FÁCIL!!! VIVA A CADEIA PARA OS “TRÊS P”!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!