quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

FEIRA, UM CANTEIRO DE OBRAS PRIVADAS - Franklin Maxado

Em toda calçada, tem areia, tijolos, brita, blocos, pedras e... entulho. Feira de Santana hoje se apresenta com um imenso canteiro de obras. Praticamente, em todo quarteirão tem alguém construindo ou reformando loja, prédio ou casa. Virou uma verdadeira febre. Com o saco de cimento relativamente barato sem o governo Federal cobrar o IPI e a caderneta de poupança rendendo pouco. Ela dá menos do que a inflação e os bancos, mesmo os oficiais, cobram mais do que o total do juro e da correção monetária do rendimento pelas taxas quando se tira o saldo, o extrato, saques e outras movimentações bancárias.
A sensação é de que a cidade se recria e se expande muito mais. Ai não tem floresta que resista com a extração de madeiras, especialmente a massaranduba para ripas e peças. E outras para mobília, portas e janelas. A natureza também é agredida com a busca da argila e do barro para tijolos, blocos, pisos e cerâmica em geral. E ainda tem as escavações para retirada de areia. E para o ferro das vigas, dos portões e vergalhões.
E a coisa não vai parar por aí, pois o Governo Federal estimula a explosão demográfica, beneficiando à mulher que queira parir com hospitais, auxílios e bolsas. Queremos imitar a India, a China e outros países populosos.

O PÚBLICO AJUDA

Nessa loucura de crescimento, o poder público dá sua mãozinha. Em Feira, não se pode ter terreno sem construção porque além do IPTU ser mais alto, a Prefeitura pode tomar o lote baldio por falta de uso ou porque acha que é área para especulação .
Por outro lado, deve nadar em dinheiro pois está gastando muito para repavimentar as ruas já calçadas do seu grande centro, favorecendo a velocidade dos carros, batidas e dos atropelos de pessoas. O Prefeito acha que está colocando a cidade na modernidade como que “chovendo em cima do molhado” uma vez que a mesma Prefeitura já gastou antes para calçá-las a paralelepípedos em gestões passadas.
Agora, o novo asfaltamento vai obrigar os donos de imóveis a refazer seus passeios porque o nível da rua sobe com as camadas do betuminoso. Quem não o fizer, os deixa aos rés do chão. Quando refaz, eleva tanto que eles viram verdadeiras plataformas, causando transtornos ao pedestre, principalmente aos idosos ou aos deficientes, em tentar pular de uma para a outra calçada mais antiga que ficou no nível baixo anterior.
Que modernidade ou civilidade é esta? A cidade de Paris, a mais visitada por turistas em todo o mundo, conserva seu calçamento secular e, nem por isso, é atrasada.
Mas isso tudo entusiasma o Prefeito Tarcísio Pimenta e acha que está no caminho certo e asfaltado e, tanto é que mandou armar um enorme palanque que parecia para comício de campanha de Presidente da República, atravancando as duas pistas de uma rodovia federal, a BR-324, vários dias somente para fazer uma solenidade festiva a fim de entregar o novo asfaltamento das ruas centrais.
Foi contratado um “show” da “Banda Calcinha Preta” que sempre toca por aqui desde a gestão do ex-Prefeito José Ronaldo, e que agora subliminarmente passou a mensagem de alegria ao publico que compareceu por estar de roupa íntima da cor do asfalto. E dizem que custou R$ l20.000,00 fora as passagens e hospedagem dos músicos!
A Feira que tem Luiz Caldas, Carlos Pita, Djalma Ferreira, Asa Filho, Timbaúba, Paulo Bindá, Cescé, J. Sobrinho, Danny Nascimento, Carol Pereira, Simone Sampaio, Antonio Moreira Junior, Lenno, Matias Moreno, Tanny Brasil, Janno, Márcia Porto, Célia Zahin, Gorethi, Roberto Kuelho e muitos outros é para brilhar em palcos de fora. Talvez, as autoridades municipais da cultura nem saibam quem são. Por isso, não foram cogitados.
Mas o objetivo do “show”foi alcançado porque se comentou depois que serviu mesmo foi para pavimentar o lançamento da candidatura de sua esposa, a primeira dama da. Graça Pimenta, à Assembléia Legislativa do Estado nas eleições próximas. Afinal, o Prefeito deve ter uma cobertura mais confiável e íntima para defendê-lo e arranjar mais verbas para os gastos crescentes nesses tempos em que as brigas entre aliados estão em moda. Seguiu o exemplo do seu colega de Salvador com a esposa, que é deputada.
Quem pode não ter gostado são seus correligionários que são candidatos a deputado também e ficaram sem área de estacionamento ou de trânsito.

RASGANDO PADRE OVÍDIO

Já que a Prefeitura está asfaltando tudo no centro, por que não rasgar o meio da Praça Padre Ovídio, fazendo um prolongamento da Rua Filinto Bastos para a do Posto Piraí? Economiza-se a volta dos motoristas em ir até o Abrigo Marajó para retornar. Colocar-se-ia um semáforo na Av. Rio de Janeiro e o povo da Chácara São Cosme, Muchila, Feira X e adjacências agradeceriam também. Acho que ainda a Diocese porque teria o estacionamento aumentado, afastando mais aquele coito de desocupados por perto. A Rua de Aurora da infância do Prefeito seria aumentada, valorizada e uma opção melhor para os ônibus que se arriscam a atravessar pela Avenida Rio de Janeiro na altura do fim da Rua Marechal Deodoro. Está aí a sugestão de graça, sem pimenta de ironia.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

VAI UM ARROCHA AÊ??
Estive, domingo passado, como sempre faço, na feirinha da Estação Nova . Lá encontrei uma senhora que se identificou como minha leitora e disse: "-Esta feirinha é um celeiro de personagens. Veja só! ... Respondí: -Realmente, minha senhora, esta é a única feira do mundo onde o cidadão faz compras de bicicleta e alguns, pilotando motos, invadem o ambiente, levando na garupa, por vezes (eu disse: POR VEZES!!) umas "piriguetes" para ficar até o começo da tarde de domingo "comendo água" , ouvindo músicas de gosto duvidoso e zoando... Os fiscais? Nada fazem, só cobram a taxa de uso do solo, permitindo de tudo, até que sejam colocadas mercadorias na passagem de consumidores. Realmente, senhora, esta feira é um celeiro de tipos"... E, conformado, fui comprar meu tempero!

RAPIDINHAS
1. Com outros projetos a realizar, estou pensando, seriamente, em aposentar esta coluna em 2010. Foram 10 anos escrevendo, semanalmente. Um dos objetivos futuros é fazer uma coletânea dos acontecimentos neste período e publicá-los em livro...
2. Pelo amor de Deus!! Alguém pode me dizer o para quê ou porquê daquele palanque tomando meio mundo de pista da Presidente Dutra, em frente à Jacuípe Veículos?! O pior é que colocaram uns tonéis, o que torna mais lento ainda o trânsito. É por essas e outras que Chiquinho de Babau, irônico, diz: "-Coisas da Feira!"...
3. Continua, até o dia 06.12, "Roda de Boteco" aqui promovida pelo Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (o nome é assim, Getúlio?). São 16 botecos oferecendo tira-gostos de qualidade. Os petiscos, segundo a organização do evento, devem ser acompanhados, preferencialmente, de uma Bohemia "suadíssima"...
4. A Lei Municipal 032/2009 está obrigando os carroceiros a fazer recadastramento quando serão verificadas condição e identificação física do animal, avaliação de veterinário, aspecto físico do transporte, além de proibir o trânsito no centro da cidade e fazer o transportador cumprir a sinalização.
5. Soube que querem reabrir a questão do busto de Lucas da Feira, alegando, inclusive, que Lucas alé de Robin Hood sertanejo (?!) também faz parte do nosso folclore. Soarinho, o Esclerosado, disse que, sendo assim, vai propor outros nomes: "Conterrâneo", "Noratinho da Pamonha" e outras figuras folclóricas...
6. Quem se interessa por política internacional e quer conhecer algo sobre Cuba, não pode de acessar o site http://www.desdecuba.com/generaciony. Para sua comodidade, é possível a tradução para o português e, assim, na nossa língua você fica conhecendo um pouco da história cubana e tem acesso a outros blogs.
7. Para não correr o risco de perder outro filme nacional de repercussão para a Record (que comprou "Tropa de Elite"), a Globo já adquiriu os direitos de exibição do filme "Lula, O Filho do Brasil". O filme (coincidência ou não!) estréia nos cinemas no primeiro dia de janeiro de 2010, ano eleitoral, e na TV em começo de 2011...
8. O clima pirou de vez! Quente no resto do país e o Rio G. do Sul com 36 municípios em situação de emergência, por causa das chuvas! São 7 pessoas mortas, 1.095 desabrigados e 8.504 desalojados. Mais de 14 mil casas foram danificadas e 48 totalmente destruídas. Este descompasso? Culpa da destruição impune da natureza...

VIVA O BRASIL!!
Esta aqui é para você que pensa ser o rei da cocada preta! O crescimento explosivo da internet móvel vai obrigar a Anatel a exercer maior fiscalização das operadoras, que estão tapeando gente como você! Como não há um regulamento para as metas da internet 3G, apenas a internet pela rede fixa é fiscalizada e, cada vez mais, os consumidores reclamam que estão sendo lesados porque não conseguem navegar com velocidade satisfatória, nem mesmo com os 10% garantidos pelo contrato! Em alguns casos, testes apontam apenas 3% da banda contratada, um absurdo! As novas regras devem ser definidas ainda neste ano, porém as metas não serão rígidas no ínicio, pois a Anatel reconhece as barreiras técnicas que as operadoras enfrentam. O IDC (International Data Corporation) estima que as conexões movéis ultrapassarão as fixas em 2014. Enquanto a fiscalização não acontece, fica todo mundo com chapéu de otário! VIVA O BRASIL!! VIVA A PRECIPITAÇÃO COM QUE AS COISAS SÃO LANÇADAS !!! VIVA O CONSUMIDOR LESADO!!! VIIII...VAAAAA!!!!!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

FAÇAM UMA GARAPA DE JILÓ!

Quem não tem a “memória curta” (e conveniente!) lembra: durante oito meses de racionamento de energia no governo FHC, a imprensa não foi incisiva quanto no recente “apagão” de quase três horas. Deve ser falta de assunto! A respeito deste último, Soarinho, o Esclerosado, disse: “- Quase toda semana, aqui na minha rua, caem as canelas do transformador, falta luz e fica por isso mesmo...” No tocante a Dilma, pesquisas são manipuladas e dizem que ela foi terrorista, assaltante, etc., enquanto Fernando Gabeira e outros que lutaram, da mesma forma, contra o Golpe Militar e quem foi exilado, como FHC, merecem elogios... Quanto a Serra, amenizam notícias como o desastre no Metrô de São Paulo e o desabamento de uma obra do Rodoanel que circunda São Paulo, no trecho que cruza a rodovia Régis Bittencourt. Isso, justiça seja feita, é manchete nos jornais paulistas e na imprensa nacional, mas sem acusações ao governo estadual... Como há promessa de apuração, “ABAFA O CASO!!”...Pode?

RAPIDINHAS

1. Confesso que fiquei “paralisado” quando li, no jornal da semana passada, o fora que dei: Escrevi “paralização” em vez de “paralisação”(?!). Desculpas pelo “cochilo”...
2. O ministro da Previdência Social, José Pimentel, disse que aumentos para aposentados, acima do Salário Mínimo, só depois que o Congresso aprovar os projetos sobre o pré-sal. Ou seja: os míseros 2,5 que repoem a inflação já eram... Soarinho, o Esclerosado, suspirou: “-Pois é... Ficar velho é ficar depois da última camada!...”
3. Segundo o presidente da Anatel o país tem, em telefones celulares, 15 mihões de acessos à Internet. Não era melhor ser menos e melhorar o serviço?
4. Cada vez entendo menos de política: o PMDB, acusado de ser responsável pelo “apagão” (afff, não agüento mais essa palavra!!!) promete lançar candidatura à presidência da Republica...
5. Atenção, pessoal que faz oposição a Lula! Mais uma para deixar sua galera indignada: Por ocasião da reunião da cúpula da ONU, em Roma, o nosso metalúrgico vai receber premiação pelos esforços brasileiros no combate à Fome...
6. Os traficantes, na Bahia, entre dezembro último e o dia de hoje já mataram, de bala perdida, 11 pessoas, ou seja, 1 por mês! Eles, banidos do eixo Rio-São Paulo, estão estabelecendo bases aqui e conquistando espaços na base do tiroteio. Pode?!
7. Mesmo com 103 anos, dona Canô mostra que é ela que manda na família: Pediu desculpas a Wagner pelo destempero de Caetano em relação a Lula e mandou correspondência ao presidente. A matriarca só está esperando Cae chegar em Santo Amaro para dar um puxão de orelha e um beliscão no menino mau comportado...
8. Até que enfim! O Fluminense de Feira tem dado motivo de satisfação a seus torcedores, com a boa campanha na Taça Governador do Estado.
9. Tomara que termine logo estes campeonatos A e B! Aguentar Chiquinho de Babau e Zé de Maricotinha a conversar fiado sobre o Bahia e a fazer gozação com o vizinho, Hidelbrando, por causa do Vitória e suas últimas derrotas, tem sido dose!!
10. A apresentação de Tom Zé em sua terra, Irará, foi algo tipo sacudir a poeira da saudade... O artista ficou felicíssimo ao rever velhos amigos e o show transcorreu num clima de pura emoção!
11. Parabéns à Câmara pela aprovação de dois projetos culturais: A criação da Escola de Teatro e do Dia de 24 Horas (sem intervalo) de Cultura! Em Salvador, na Pituba, terça última, dia 17, foi o “Hoje é Dia de Esquina, para Humanizar a Cidade”, com espetáculos de teatro, música e circo nas ruas do bairro. Quando ocorrerá aqui?!

VIVA O BRASIL!!

A política brasileira foi, é e será uma inesgotável fonte de fatos pitorescos: o deputado federal Luiz Bassuma (PV-BA) diz ter uma encomenda para a família Magalhães: um pacote, entregue ao deputado por uma sua amiga médium, contendo 10 cartas psicografadas com mensagens de Luiz Eduardo. As cartas falam de problemas no Além após o político ter desencarnado, mas que, agora, está bem e vai ajudar no plano espiritual à família. Por outro lado, Jaques Wagner reuniu dirigentes de jornais da capital e interior para informar sobre uma pesquisa que encomendou: Ele teria 40%; Paulo Souto, 30% e Geddel apenas 11%. Paulo Souto disse não acreditar em pesquisas sem divulgação do nome do Instituto e Geddel foi sarcástico: “- Quem engana com propaganda enganosa, não vai enganar com pesquisa enganosa?” Já Chiquinho de Babau perguntou, altamente sugestionável e trêmulo: “-Será que vão abrir uma filial do Além aqui na Bahia? Tô com medo!” Em todo caso: VIVA O BRASIL!! VIVA O FOLCLORE!!! VIVA AS COISAS QUE DESCONHECEMOS!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

ASSESSORIA DE IMPRENSA É PALAVRÃO PARA MUITOS - Franklin Maxado

Talvez seja um cabide de emprego onde um governante contente alguns jornalistas ou amigos, sem perceber para que, de fato, serve uma assessoria de Imprensa. Muitas vezes, nem sabe escolher seus assessores, pois é político e não especialista no assunto. Atualmente, as relações com a Imprensa e com os seus profissionais numa cidade grande não podem ficar na coisa da improvisação ou sem importância. Um governante ou um dirigente de empresa que queira fixar uma imagem positiva, deve dar atenção a essa relação com o Jornalismo, com a opinião pública..
A crescente Feira de Santana exigiu a criação de muitas assessorias de Imprensa, como por exemplo, a da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, dos Gabinetes de Deputado , da UEFS,a de órgãos públicos e particulares como a FTC, a UNEF, entre outros.
Uma assessoria de Imprensa deve tratar das relações entre os dirigentes, a repartição e a empresa com os profissionais e seus órgãos como rádios, jornais, televisões e até com os responsáveis por blogues na Internet.
Assim, um bom chefe de assessoria deve ser um profissional de comunicação experiente e que tenha livre trânsito no meio dos colegas. Enfim, um profissional respeitado e que respeite seus colegas. Por outro lado, deve ser alguém amigo do dirigente ou que tenha competência e credibilidade para poder aconselhá-lo na conduta específica sobre medidas e repercussões. Falar ou não falar. Como dar satisfações sobre certos acontecimentos. De que modo se portar etc.
A praxe em Feira é da Prefeitura e empresas de porte mandar “release” ou comunicado e esperar sair publicado praticamente o total do seu conteúdo. Pressupõe-se que os órgãos de comunicação dependem de propaganda para se manter ou ter lucro. E que seus profissionais assim noticiam sem contestação o que é informado, Sem comentários, contestações, indagações ou críticas.
Esse procedimento é facilitado porque a maioria dos profissionais de Imprensa em Feira, quer de rádios, televisão ou jornais, não são diplomados por faculdades. São provisionados devido à demanda do mercado. E, se formados, não se sujeitam ao salário que as empresas podem pagar. Vão trabalhar fora ou mudam para uma profissão ou atividade mais rendosa.

JORNALISTA X RELAÇÕES PUBLICAS

Com exceções, o costume do jornalista ou radialista em Feira é adular o poderoso, quer pólitico ou empresário, e noticiar o que lhe é favorável, principalmente se ele lhe arruma publicidade ou ajuda a manter o seu programa ou coluna. Como um misto de jornalistas. relações públicas e de publicitários, até omitem um fato que não seja favorável aos dirigentes, fazendo prática de uma auto-censura que nem na Ditadura imperava.
Com essas praxes ou desvios de conduta, é natural que as assessorias sejam fechadas para os profissionais de Imprensa. Até na Ditadura as assessorias eram abertas aos jornalistas para colherem notícias e indagarem, além de se informarem. Recebiam fotos de cobertura com dirigentes quando o jornal não as tinha. Agora, se o censor no jornal não deixava publicar, aí era outra história.
Talvez, muitos hoje vão lá para pedir favores ou para que o chefe da assessoria interceda junto com os dirigentes. Ou solicitar uma publicidadezinha ou alguma mordomia em promoções artísticas. Às vezes, até emprego. Aí , estão incomodando o expediente ou entrada em instalações fechadas num fundo de prédio ou em área de garagem, tendo uma simples porteira ou guarda vigilante com autoridade para barrá-los. O desrespeito ao colega no ofício pode chegar ao absurdo da assessoria de Imprensa virar mesmo repartição pública e exigir do jornalista que requeira por escrito e protocole para falar com assessor, marcando hora e apresentando perguntas previamente.
O chefe de uma assessoria de Imprensa deve cultivar a amizade com os colegas e ter o prestigio no Governo, com secretários ou com as diretorias para que os encaminhados colham as noticias ou se informem sobre os mesmos pelas fontes legítimas. Assim, ele deve ter competência, prestígio e respeito para poder instruir esses dirigentes no trato para com os colegas, Enfim, não se fechar em ás de copas, achando que os jornais não vão contrariar seus chefes porque estes podem calá-los com publicidade ou publicações de atos oficiais. Afinal, num governo democrático, o jornalista é os olhos, ouvidos e voz do povo e deve ser respeitado.
Para um fato negativo, deve ter estratégias para tratá-lo e não só fugir de informar como se nada aconteceu. Deve saber despistar ou informar da maneira mais simpática a fim de atenuar a repercussão. Enfim, deve tratar o colega que vai à assessoria que dirige como um profissional que quer saber dum fato, ter informações ou detalhes sobre o mesmo e não um cara que usa o seu ofício para pedir favores, tomar cafezinho, bater-papo e fazer amizades e relações públicas para proveito pessoal.
Deve enfim ser político, além de profissional de Imprensa, principalmente se faz assessoria para um político. Muitas outras coisas poderiam ser ditas nesta cidade que cresce muito e que improvisa profissionais para setores carentes de especialistas.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschsky

DESRESPEITO AO SER HUMANO!

Os planos de saúde pioraram a situação para todos nós... Antes, existiam dois tipos de clientes nos hospitais, clinicas e consultórios: os “associados” do SUS e os “diferenciados” (aqueles que pagavam consultas). Era um processo viciado, mas funcionava... Hoje, todo mundo tem convênio e – pasmem! - é nivelado por baixo... Sofri um acidente doméstico e fui atendido no Hospital EMEC. Dia seguinte, retornei para troca de curativo às 15,30 h., e, às 18 horas, vi chegar minha vez. Mas... a enfermeira tirou o jaleco e parou o atendimento pois acabara seu horário(?!). Argumentei que meu atendimento era simples e, assim mesmo,, fui mandado para uma emergência cheia! Sabem o que fiz? Um escarcéu daqueles. Na mesma hora me atenderam... Está certo, Direção do EMEC?! É orientação (ou economia?!) de vocês, deixar o paciente esperando? Chamem que eu “deduro” a cumpridora de horários...

RAPIDINHAS

1. Até dia 12, as inscrições para o Vestibular 2010.1 da UEFES, exclusivamente pela internet. Inscrições no portal www.uefs.br, página “Processo Seletivo”. O boleto pode ser pago até o dia 13. Dá tempo!
2. A UEFS oferece, também, inscrição (até dia 13.11) para concurso de professor titular, auxiliar, assistente e adjunto. Procurar a Coordenação de Seleção e Admissão no campus. Os editais podem ser encontrados em www.uefs.br em “Notícias” e “Processo Seletivo”.
3. Mais uma paralização do Judiciário e, desta vez, a nível nacional. Segundo alegam, os serventuários da Justiça podem ficar 10 anos sem aumento de salário (?!) se não for aprovado no Congresso o projeto de Lei 611/2007...
4. Dia 14, sábado, finalmente acontecerá, no CUCA, o show “Trilogia Reggae” com Dionorina, Gilsam e Jorge de Angélica. O evento não pode ser realizada anteriormente por problemas no sistema de som do teatro.
5. De quem foi o “cochilo”? Saiu, em jornal local, um aviso fúnebre sobre conhecida figura local, convidando “COM PRAZER” (ISTO MESMO, “PRAZER!”) para a missa de 30º dia!!... Ou não houve cuidado na redação ou isto é o que chamo de falta de revisão!! Vá ser distraído assim na... no... Deixa pra lá!
6. Será no 5 de dezembro, o Oscar do Sertão ( o “Troféu Tracajá”). A premiação deve acontecer na Euterpe Feirense e é dirigida às pessoas que se destacaram durante o ano, acontecendo de maneira alegre e despretensiosa.
7. Com estacionamentos cobrando até R$ 3,00 por tempo mínimo (sem oferecer nada de conforto!) e os “flanelinhas” atacando, quando teremos a tal da “Zona Azul”?
8. Segundos fomos informados, em São José das Itapororocas, em que pese o posto policial, há muito não aparece um militar por lá. A população do distrito pede socorro...
9. Aliás, na sessão do dia 10, na Câmara Municipal, o vereador Sebastião Bastinho falou sobre a violência e as drogas na Feira. Aparteou o vereador Ailton Mô e disse existirem crianças de, até, 9 anos, estão a serviço de traficantes...
10. Alguns dados do programa “Cidade Digital”, capitaneado pelo dinâmico César Orrico: 67.000 acessos, com o sinal já em 6 bairros. Inscreveram-se 2.100 pessoas no programa e Orrico garante que até o fim de 2010 todos os 44 bairros e 8 distritos terão o sinal gratuito. Se faz necessário, porém, baratear o modem próprio para o acesso...
11. Chamar de “cartel” o fato de posto de combustível baixar preço é brincadeira ou desconhecimento do verbete nos dicionários: “Cartel: Acordo comercial entre empresas independentes que atuam na mesma área, para limitar a concorrência e ELEVAR os preços.” Chiquinho de Babau disse: “-Na minha terra o nome é Concorrência!”...

VIVA O BRASIL!!

Em 2009, o FGTS terá, mai uma vez, um rendimento menor que a inflação. Com a redução da taxa básica dos juros, a correção do FGTS deve ser de 3,90% contra 4,27% de inflação do período. Sabem de uma coisa: Nos últimos 10 anos, os trabalhadores tomaram prejuízos em, pelo menos, 7 dos 10 anos, acumulando um prejuízo em torno de 53,50 bilhões. Os bancos continuam (embora alguns tenham baixado taxas) a cobrar o que querem acima da tal Taxa Selic e o trabalhador continua a perder, perder, perder... O que nos faz pensar: Estes deputados e senadores são representantes do povo ou da classe dominante? Zé de Maricotinha comentou: “Pobre é igual a cachimbo: só leva fumo!” É bom lembrar que o povo, hoje, lê e ouve mais do que antes e, com certeza, na próxima eleição votará melhor que na anterior... Já Soarinho, o Esclerosado, disse: “O jeito que tem é, na outra encarnação, voltar rico!” – KKKKK! VIVA O BRASIL!! VIVA NOSSOS REPRESENTANTES!!! VIVA 2 PESOS E 2 MEDIDAS!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschwsky

RODA DE BOTECO - 2009

ATENÇÃO, TURMA QUE GOSTA DE FREQUENTAR BARZINHO! Com a finalidade de promover o “Roda de Boteco – Feira de Santana 2009”, evento que valoriza a culinária de botequim e resgata a boa conversa de amigos, foi fechada parceria entre o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Feira de Santana e a Ecos Eventos, do Espírito Santo, empresa que realiza este evento em todo o Brasil. O festival vai de 20/11 a 06/12 e você, depois, vai ficar sabendo quais os melhores petiscos da cidade. Chiquinho de Babau já se convidou para ser um dos degustadores e comentou: “-Tô nessa! Além do paladar apurado, sou chegado a um boteco!”. Já viram como o sujeito é cara de madeira?!

O PROBLEMA É ESTRUTURAL...

As autoridades policiais queixam-se constantemente da superlotação carcerária, pedindo a construção de mais presídios, etc. Por outro lado, o Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal declarou que, mais ou menos, 1/3 dos presos brasileiros já cumpriram a pena ou ainda não foram julgados. Soarinho, o Esclerosado, comentou sobre isto: “-Edu, o buraco é mais embaixo! A Justiça demora demais pra julgar os casos e, aí, as cadeias e os presídios ficam cheios! Se metade dessa turma não ficasse no “come e dorme” e cumprisse pena alternativa, a coisa mudava de figura... O problema não é falta de prisão, não!...Tão é prendendo demais e esquecem de soltar!” Finalmente, Soarinho, o Esclerosado teve um momento de lucidez! Aleluia!!
RAPIDINHAS

1. Vem aí mais um produto IURD! Trata-se do refrigerante “Leão de Judá Cola”, a coca cola da Igreja Universal, dirigida para mais de 45 milhões de evangélicos. Será que a IURD vai deixar de construir templos faustosos como o que está sendo construído na Getúlio Vargas e se voltará para o comércio de refrigerantes? Quem viver, verá!!
2. Mudanças na regulamentação de transplantes de órgãos: Menores de 18 anos passam a ter prioridade na fila de transplantes; a doação entre vivos pode ser autorizada por uma comissão de ética de hospitais, sem passar pela Justiça e o SUS já está oferecendo transplantes de pele para grandes queimaduras. Todo o sistema será informatizado.
3. O Rio de Janeiro está com tudo!! Acaba de ser escolhido o melhor destino gay do mundo, segundo pesquisa do site www.tripoutgaytravel.com. Depois da Copa do Mundo, das Olimpíadas e da 14ª Parada Gay carioca, o Rio é o “IN” do momento, não é assim? Viva o Rio!
4. Vida de artista é fogo! No último sábado, Claudinha Leite, a nova musa do axé, se meteu em uma confusão durante o Sauípe Fest: Seu marido, Márcio Pedreira, segundo a vítima, “engarguelou”(?! – leia-se “apertou o pescoço”) o jornalista repórter Alex Lopes, só porque este disse que não gostava do fã clube da cantora. Será?!
5. Segundo a imprensa da capital, o reajuste de mensalidades escolares promete ser bem acima da inflação (esta, em torno de 4,3%), podendo chegar a 11%. Segundo alguns diretores de estabelecimentos, a planilha do aumento é baseada nos custos da escola. Aí, Chiquinho de Babau perguntou: “E meu ganho, como trabalhador, é baseado nisto?!”
6. Na procura de emprego, procure fazer um currículo enxuto, sem erros e – importante! – se for deixar na internet é bom ter cuidado e verificar se o site é confiável. Afinal, você vai dar informações pessoais, CPF, RG, etc.! Se tiver experiência anterior, só interessa o que você já fez que pode ser útil ao contratante. Não encha lingüiça!...
7. Acontece nesta quinta, dia 5.11, a partir das 19 horas: Missa Solene; Inauguração da sede atual do Hospital D.Pedro; Inauguração de Galeria de ex-Provedores; lançamento de CD comemorativo e lançamento de livro “Memorial Histórico da Santa Casa de Misericórida” de Maria Lucia de C. Souza e Dr. João Batista, nos 150 anos da entidade.
VIVA O BRASIL!!

Morrer, hoje, está literalmente, “pela hora da morte!”... Há funerais para todos os gostos e bolsos: se a pessoa que morre for abastada, nos grandes centros, já pode oferecer aos “convidados” um laudo buffet, ambiente sofisticado, velório com manobristas, etc. “Fechar o paletó” ficou tão interessante que, de 2 em 2 anos, acontece, no sul do País, uma Feira, a FUNEXPO, onde (juro que não é humor negro!) são apresentadas as novidades e a última moda para enterros! Por aqui, já tem funerária oferecendo até seguro de vida na compra a prazo de caixão. Pode?! Portanto, meu caro, para não pesar no orçamento familiar, vá logo comprando o terreninho para o jazigo, fique por dentro das novidades funebres e – previna-se! - faça um seguro de vida, o que pagará a urna funerária na hora do embarque desta para a melhor!... VIVA O BRASIL!! VIVA AS PROMOÇÕES DE VIAGENS PARA O ALÉM!!! VIVA QUEM É PREVENIDO!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschwesky

CULTURA I
O Conselho Municipal de Cultura, depois de aprovar seu Regimento Interno, em votação realizada na segunda-feira, dia 26, compôs definitivamente sua diretoria: Presidente: Antonio Alcione Cedraz (Secretário Municipal de Cultura), Vice Presidente: Eduardo Kruschewsky (Presidente da Academia Feirense de Letras) e Secretário: Araylton Públio (Representante do Segmento de Artes Dramáticas). Agora, devidamente estruturado, o Conselho pretende trazer melhorias para o cenário cultural da cidade. É esperar para ver...
CULTURA II
Já, em reunião na mesma segunda-feira, representantes da Fundação Cultural do Estado da Bahia reuniram-se com a classe artística e cultural de nossa cidade para apresentar as normas estabelecidas para o funcionamento do Centro de Cultura Amélio Amorim, devolvido pela UEFS à Secretaria de Cultura do Estado. Sob a alegação de que o Estado não tem dinheiro para isto, não acontecerão, por hora, melhorias físicas e ajeitaram o teatro, só! Coisas, como por exemplo, o teatro de arena, não serão reformadas... Alguns artistas fizeram perguntas sobre outros assuntos que ficaram sem respostas. Sem direito a contestação, os representantes da Secr. Cultur afirmaram que o foco da reunião era, apenas, a formalização das normas de funcionamento do Amélio e fim de papo! Presente, comentou Soarinho, o Esclerosado, “por enquanto (até quando?!) vão fritar o porco com a mesma banha”!

TRÂNSITO
Os motoristas feirenses não estão respeitando as mudanças no trânsito: É “roubadinha” de todo tipo, invasão de sinal, etc. A continuar assim, a SMTT vai “encher as burras” com o produto das multas. Aí, o superintendente não vai ter paz com a romaria de gente querendo usar o já famoso “tráfego de influência”, o “pede pede” de políticos e autoridades outras para dispensas de multas. Nesta hora, os mal educados são - juram! - “bonzinhos” e “gente do Bem”!... Ainda mais que, em 2010, vai haver eleição... Tomara que o novo superintendente seja linha dura! Só assim conseguiremos melhorar o caótico trânsito feirense. Antes que as más línguas entrem em ação: gostei do trabalho de Marcone, só acho que ele foi “fritado”!...

RAPIDINHAS
1. Revestiu-se de sucesso o lançamento do livro “Memórias de Um Comendador” do nosso Jonathas Teles de Carvalho. O comendador, aos 93 anos, foi bastante cumprimentado na terça feira, dia 27, na Fundação que leva seu nome e – pasmem! – vendeu 243 livros no lançamento! O homem é um formidável!!
2. Na quarta feira, dia 28, a Câmara de Vereadores referendou a indicação do prefeito e reelegeu, mais 1 vez, Carlos Lucena como Procurador do Município. Foram 17 votos a favor, 1 contra (Marialvo), 2 ausências (Tourinho e Ailton Mó) e uma abstenção (Tom).
3. Com o feriado na segunda feira, foi adiado o lançamento dos três folhetos de cordel sobre a França para o dia 5 de novembro (quinta-feira) às l9 h na Galeria Carlo Barbosa, no CUCA em Feira de Santana. Entre os autores, o acadêmico Franklin Maxado
4. Quem não foi, perdeu... A posse do acadêmico César Romero na Academia Feirense de Letras, na quinta, dia 22, foi uma cerimônia excelente com belos discursos e momentos de enlevo e emoção. Logo a seguir, foi servido um coquetel finíssimo a cargo do competente pessoal da Mansão 888.
5. Quero ver como é que se pode resolver a miséria neste país! Descobriram fraude na Bahia e Sergipe no Programa de Aquisição de Alimentos, uma das ações do Fome Zero que beneficia 2,8 milhões de pessoas. O caso envolve cooperativas, algumas ligadas ao Movimento Sem Terra, que falsificaram documentos até de mortos... Ah, país sem jeito!
6. Sem sensacionalismo, um detalhe no assassinato do amigo Marcus Moraes: Segundo um seu vizinho, ao ser encontrado 3 dias depois da agressão, o corpo não apresentava sinais de putrefação e havia sangue fresco no apartamento, o que significa dizer que Marcus agonizou durante cerca de 2 dias...

VIVA O BRASIL!!
E pensar que o Brasil terá Copa do Mundo e Olimpíadas!... Segundo o suplemento “Esporte Clube”, de A Tarde, do dia 25 último, o governo federal liberou, em 2009, 19 milhões de reais para construção de equipamentos esportivos, na Bahia. Sabem quanto foi liberado até agora, fim de outubro? Nada!! E por excesso de burocracia e exigências! 60 projetos para 40 municípios estão parados para análise técnica e – imaginem! – a verba está na Caixa Econômica à espera de ser sacada... Enquanto isto, áreas como Saúde, Agricultura e Segurança já utilizaram mais de 70% das suas verbas do Orçamento deste ano. O governador Wagner já disse que a culpa não é do seu governo, dando a entender que os deputados federais baianos não querem zorra nenhuma e não propõem emendas... Mas, – é bom lembrar! - 2010 vem aí! VIVA O BRASIL!! VIVA O COMODISMO!!! VIVA O COMPROMISSO PARLAMENTAR!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

PEDIDO DE DESCULPAS

Humildemente, peço desculpas por ter deixado de escrever esta coluna durante duas semanas. Sem entrar em maiores detalhes, afirmo que não o fiz por motivos de força maior. Afinal, amo este contato semanal com vocês...

CÉSAR ROMERO, O NOVO ACADÊMICO

Nesta quinta feira, na CDL, às 19h30min h, a Academia Feirense de Letras estará dando posse ao seu mais novo acadêmico, o médico, pintor, crítico de arte, escritor e poeta César Romero. César é artista de fama internacional, membro da Associação Internacional de Críticos de Arte, pertence a academias, inclusive no exterior, e costuma dizer aos amigos que é desbragadamente apaixonado por sua Feira de Santana e que o seu maior título é ter nascido feirense... Com certeza, Romero é uma excelente aquisição que a Academia faz, pois enriquece seus quadros.

MARCUS, UM EXCELENTE CARÁTER

A violência levou nosso amigo Marcus! Moço cordato, de fino trato, era incapaz de fazer mal a uma mosca. E o que afirmo não é elogio gratuito! Que o digam seus muitos amigos. Sempre com um sorriso escancarado no rosto, Marcus Moraes parecia estar, em todos os momentos, de bem com a vida. Assassiná-lo foi matar um pouco da arte feirense, multifacetado que ele era: professor, diretor e ator de teatro, artesão, artista plástico e, sobretudo, muito Gente. Que Deus o acolha em um bom lugar, amigo!

RAPIDINHAS

1. Vocês notaram como, ultimamente, a temperatura se elevou? Para Soarinho, o Esclerosado, é o preço do progresso porque, com o asfaltamento de muitas ruas da cidade, o calor está insuportável, principalmente no centro da cidade...
2. A Feirinha da Estação continua a bagunça de sempre: feirante colocando mercadoria onde quer, fechando os espaços; uma porção de gente fazendo compras usando bicicleta; a turma farrista, de moto e tudo, zoando nas barracas de “cana” e cerveja. Os fiscais da Prefeitura? Nem estão aí para a coisa, só cuidando de arrecadar...
3. Estão fechando uma série de retornos na Maria Quitéria e na Getúlio Vargas para insatisfação de alguns que não querem andar um pouco mais. Isto tem provocado algumas “roubadinhas” e, ainda sem sinalização, a coisa pode engrossar...
4. O safado do Chiquinho de Babau não tem jeito! Sabendo que sou Bahia, para me pirraçar, esta semana perguntou: “-Edu, você sabe por que o Vigra é azul?” – eu, inocente, disse que não e ele fulminou: “Porque se for tricolor não sobe!!” – e deu uma gargalhada bem debochada.
5. Isto e mais: ele afirmou que um jogador do Bahia (só não disse quem!), depois do jogo da terça, dia 20.10, mesmo dando 3x0 no Campinense, agrediu a esposa. Na delegacia, o jogador disse: “-Imagine, doutor! A gente se esforça prá ganhar uma e, em casa, encontra a mulher “secando” o time, vestindo um “tomara que caia”, pode”?
6. Tenho gostado da estratégia do prefeito Tarcízio. Para trabalhar em paz, ele tem sumido do gabinete e despachado em diversos setores da Prefeitura, fugindo do assédio da turma do “me arranja um emprego”, “calça minha rua” ou “ajuda nós”... Afinal, Prefeitura não é mãe carinhosa, cabide de empregos ou muro de lamentações.
VIVA O BRASIL!!

É o Samba do Crioulo Doido. DEM, PSDB E PPS entraram com uma representação no TSE contra Lula e Dilma Roussef por conta da viagem que os mesmos fizeram ao Nordeste (aparecendo, inclusive, em Feira de Santana) sob a acusação de “Propaganda Eleitoral Antecipada”, como se José Serra, por exemplo, não fizesse estas coisas e não aparecesse como candidato da oposição a todo o momento. E os ministros Dilma e Guido Mantega?! Incrível, caíram na malha fina da Receita Federal! Não bastasse essa zorra, o PT anuncia uma aliança com o PMDB para compor a chapa na corrida presidencial, ficando Dilma candidata a presidente e a escolha do vice com o PMDB. Vejam o rolo: Os presidentes dos partidos querem repetir a aliança nos Estados e Municípios, achando que as divergências não comprometerão o acerto. TAÍ!!! Quero ver Wagner e Geddel no mesmo palanque... Como diria Maricotinha, a mulher de Zé: “-NEM MORTA, FILHA!”... kkkkkkkkk. VIVA O BRASIL!! VIVA AS ALIANÇAS NACIONAIS!!! VIVA AS NOSSAS DIVERGÊNCIAS!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

FRANÇA EM FEIRA DE SANTANA - EM 3 FOLHETOS DE CORDEL

Tres folhetos de cordel de três autores baianos praticamente encerram sexta-feira, (dia 30 de outubro) no CUCA a partir das l9 h, as comemorações do “Ano da França no Brasil” em Feira de Santana . Ali serão lançados “Influência da França no Cordel Brasileiro”, de Franklin Maxado, “Detalhes da Revolução Francesa em Versos de Cordel“ , de Antonio Barreto, e “Na Escola de Moliére, Poquelin foi Professor”, de Jotacê Freitas.
O lançamento será em frente à Galeria Carlo Barbosa onde várias artistas plásticos exporão obras, inclusive o francês Louis Pavageau que faleceu recentemente aos 27 anos após ministrar oficinas de intervenção urbana em Feira de Santana , tendo um das suas obras ilustrado a capa do folheto de cordel de Franklin Maxado.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

CÉSAR ROMERO

Continuam os preparativos para a posse do mais novo acadêmico feirense, César Romero. O evento acontecerá dia 22 de outubro de 2009, às 19:30 horas, na CDL, oportunidade em que o renomado pintor e crítico de arte (além de escritor e poeta) receberá o título de Acadêmico Correspondente da Academia Feirense de Letras. Será mais uma laúrea que César receberá em sua vida, mas, com certeza, esta lhe falará bem perto do coração por ser homenagem prestada por sua terra, a nossa Feira de Santana...

O MICO DO ANO!

Todos sabem da ligação deste articulista com a Academia Feirense de Letras há anos e que, diuturnamente, eu estou na sede da entidade. Mas, parece que, por aqui, existem pessoas mais distraídas que Soarinho, o Esclerosado! Pois bem... Ficamos sócios torcedores do Flu de Feira, Soarinho, Zé de Maricotinha, Chiquinho de Babau e eu. No dia do vencimento da mensalidade, o presidente do Flu, Luizinho Paolilo, ligou cobrando e eu disse que fosse à Academia para receber. Foi aí que Luizinho me perguntou: “-Edu, onde fica a Academia?” e quando lhe respondi, ele saiu com esta: “-Será que dava para o Fluminense treinar lá?”. Rindo muito, argumentei: “-Poder, pode, mas seus jogadores vão ficar parecidos com Deus: Vão escrever certo com pernas tortas” e encerrei o assunto. Hilário, não?!

RAPIDINHAS

1. Com a presença dos Secretários de Cultura do Município e do Estado, aconteceu no dia 24, no Centro de Cultura Amélio Amorim, o lançamento do livro “Sombras do Passado”, do escritor feirense Osvaldo Ventura. Advogado e ex-vereador, Osvaldo foi bastante prestigiado e ofereceu um concorrido coquetel.
2. Continuo a afirmar daqui: O trânsito na Avenida Getúlio Vargas está muito rápido! Ou tomam uma providência ou, em breve, vamos ter muito o que lamentar... Pelo amor de Deus, coloquem uma sinaleira no encontro da Frei Henrique de Áscoli com a Getúlio Vargas, única saída dos Capuchinhos. A imprudência ali é um fato...
3. Para convidados e autoridades, sexta feira, 25.09, foi inaugurada a Habbib´s. A franqueada está localizada na Av. Getúlio Vargas, onde era o Pedro Falcão Center. Impressionantes as instalações! A permanecer o cardápio que vimos estampados lá, a Habbib’s vai oferecer um ambiente de primeira qualidade e preços convidativos...
4. Já sendo editado o livro “Memórias de Um Comendador” do grande homem Jonathas Telles de Carvalho. O lançamento está previsto para o dia 27 de outubro, na Mansão 888 e promete ser muito concorrido.
5. Também sendo editado o número 4 da “Revista da Academia Feirense de Letras” e o CD “Poetas Feirenses III”, com lançamentos previstos para março do próximo ano.
6. E para não dizer que não falei de flores - como diz Leegosa (leia-se César Oliveira)! - também sendo rodado o livro “O Prisioneiro & Outras Narrativas” (contos e crônicas), de autoria desde articulista, ainda sem lançamento previsto.

VIVA O BRASIL!!

Alguém sabe? Em Honduras, Zelaya foi deposto por golpe militar ou por ferir a Constituição? O ex-presidente hondurenho está asilado na embaixada brasileira ou é um “hóspede”? Será que o presidente Lula está conversando demais (de novo!) metendo os pés dentro das mãos? Será certo ditar daqui o que os hondurenhos têm que fazer e chamar o governo Roberto Micheletti de golpista sem maiores provas? Tudo isto deve ser esclarecido no episódio Honduras... Todos sabem, inclusive os “brigões”: dá asilo faz parte da política internacional e terreno de embaixada é inviolável. Mas, não se deve permitir que, de dentro de uma embaixada, um grupo convoque o povo para a guerra civil e com nossa conivência! É certo permitir que Zelaya provoque seus desafetos? É diplomático chamar Micheletti de golpista? Como diz a música de Chico Buarque: “Você vai ver um dia em que fria você foi entrar!...” Podem crer! O Brasil fez “caca” e foi, “todo poderoso”, com muita sede ao pote! VIVA O BRASIL!! VIVA OS NOSSOS DIPLOMATAS!!! VIVA A BOCA FECHADA!!!! VIIII... VAAAAA!!!!!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kuschewsky

CENTRO COMUNITÁRIO DAS BARAÚNAS

Tomei conhecimento do projeto de um Centro Comunitário que está sendo feito nas Baraúnas pela Fundação Senhor dos Passos, em parceria com a Prefeitura Municipal. O centro objetiva, primordialmente, a transformação social da comunidade das Baraúnas e adjacências, oferecendo cursos profissionalizantes, teatro, capoeira e outras atividades, além de um centro de inclusão digital. A inauguração será em dezembro e é um velho sonho acalentado pelo dinâmico Carlos Brito (leia-se Fundação Senhor dos Passos).

CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Feira de Santana tem avançado, ultimamente, no setor cultural, principalmente com a revitalização do Conselho Municipal de Cultura. Esta semana, no dia 16, foi realizada a I Conferência Municipal de Cultura, com as presenças do Prefeito Municipal e do Secretário Estadual de Cultura, Márcio Meirelles, entre outras autoridades. A Conferência Distrital, que congrega o Semiárido, será realizada no começo de outubro na vizinha cidade de Irará. Foram escolhidos como delegados de Feira de Santana, o conhecido Jota Sobrinho e “Jê”, da TVJ. É uma luz que se acende, finalmente, para a cultura feirense. Se tudo não ficar no papel, será ótimo...

VIVA A JOGATINA? VIIIII... VAAAAA!!!!!

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou por 40 votos a 7 a liberação de bingos e caça-niquéis. O projeto vai para o plenário e depois para o Senado. O Curioso é que o relator, deputado Antonio Carlos Biscaia, alegou que o fechamento de bingos, cassinos, etc., ocasionou prejuízos à sociedade (?!?!) e ao governo. Bem... se donos de contravenções representam a sociedade, ele está tão certo quanto apontar o prejuízo do governo que deixou de “morder a batatinha”, ou seja, ficou sem os impostos cobrados sobre o funcionamento dessas casas....

RAPIDINHAS

1. Aliás, setembro está sendo um agitado mês. Depois da realização (comentário acima) da I Conferência Municipal de Cultura, há outros eventos culturais acontecendo.
2. Dia 17, com uma edição especial do centenário, o jornal “ Folha do Norte” comemorou 100 anos. Os diversos segmentos sociais da cidade estavam presentes.
3. Dia 18, nesta sexta-feira, o acadêmico Raimundo Gama faz palestra, às 16 horas, na Câmara de Vereadores, discorrendo sobre a Emancipação Política do Município.
4. Ainda no dia 18, a Prefeitura faz a entrega de diplomas de Oficiais e Comendadores da Ordem Municipal do Mérito a pessoas que se destacaram nos seus setores de atividade durante o ano. Entre os homenageados, este ano, citamos Luluda Barreto e Célia Zaim como Oficiais e Carlos Kruschewsky (pai) como Comendador...
5. Por ser Dia da Cidade, nesta sexta, dia 18, na parte da manhã, acontecerá desfile cívico na Avenida Getúlio Vargas.
6. Dia 24, o dublê de intelectual e advogado, Osvaldo Ventura, estará lançando, no Centro de Cultura Maestro Miro, às 19 horas, o seu livro “Sombras do Passado”.
7. Dia 22 de outubro, a Academia Feirense de Letras dará posse ao seu mais novo membro: o Acadêmico Correspondente César Romero. Sem dúvidas, será o evento cultural do ano...
8. Embora estivesse na cidade, não foi ainda desta vez que o Secretário de Cultura, Márcio Meireles acertou os ponteiros com a UEFS a respeito do “Carro de Boi” (Centro de Cultura Amélio Amorim) ficando a questão transferida para a próxima semana. Como diz Maricotinha. “Babado forte, este,...”
9. Já na gráfica, o livro “Memórias de Um Comendador”, do nosso Jonathas Telles de Carvalho, com o apoio cultural do Sincol e Rotary Club Feira Leste O lançamento deverá ocorrer no dia do aniversário do Rotary, dia 27 de outubro.
10. Que me desculpem os professores, mas não concordo com a invasão da Câmara de Vereadores para manifestação pelo piso nacional da classe, indo além do que concedeu o Presidente da Casa, magnanimamente. Isto não dá direito a ninguém de quebrar o protocolo, fazendo a sessão virar um tumulto, sendo suspensa. Lastimável...

VIVA O BRASIL!!

Chiquinho de Babau me disse que ia “se encostar” num Posto de Saúde destes e distribuir consultas para ser vereador. No fim do mandato, vai dar um jeitinho de trabalhar como “D.A.” da prefeitura. Segundo ele, depois vai ficar o resto da vida recebendo, no “bem bom”, o maior salário do período. Sem dúvida, aposentadoria melhor não há! Mas... Será que, quando aprovaram essa Lei, pensaram no Orçamento do Município? Por enquanto, será fácil o pagamento de quem tem “direito”, mas ficam as perguntas: E depois (afinal, 10 anos passam rápidos!), como o Erário Público vai pagar tantos altos salários (hoje em torno de nove mil reais)? É justo? Por que, a nível estadual e federal, há imoralidades como esta, nós precisamos seguir aqui? VIVA O BRASIL!! VIVA QUEM NÃO É REGIDO PELA CLT!!! VIVA A “VIÚVA”!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

COMENTÁRIO DA SEMANA

Coisas da Feira! A nossa cidade, todos sabem, é progressista, pujante, altamente comercial a ponto de os grandes magazines, supermercados e lojas de marca fazerem questão de ter uma filial aqui. Mas, Feira de Santana é comercial demais para meu gosto! A mentalidade de alguns é ganhar dinheiro e, para isso, investir o mínimo possível. E parece que o empresário local só enxerga um tipo de mídia, a falada! Se não, como explicar programas de rádio cheios de anúncios, às vezes, tendo mais de um terço deles ocupado com publicidade, enquanto os jornais locais sobrevivem à mercê da “generosidade” de uns poucos empresários. Não fossem as publicações de leis, editais e atos do governo municipal, que são obrigatórias por lei, e os assinantes fiéis os únicos jornais da cidade já teriam sido “empastelados” a muito tempo, pois não contam com a parceria de empresários que não acreditam na mídia impressa. Depois de anos lutando para oferecer um diário independente, a direção do nosso jornal está sendo obrigada a retornar à edição semanal para tristeza do que gostam de um jornalismo sério e comprometido com a verdade... É lamentável e uma vergonha para a urbe!

RAPIDINHAS

1. De parabéns, a vereadora Gerusa pela feliz idéia de obrigar a identificação da moto nos capacetes. Pode ser, como dizem, que a lei não seja eficaz, mas, ao menos, é um avanço. Até Zé de Maricotinha, que anda de “bike”, escreveu no seu boné: “Zé”. E não adiantou: Ele não aceitou que estava errado e que “bicicleteiro” não se inclui na lei...
2. Seria bom se o DETRAN, doravante, para dar carteira de condutor de motos fizesse rigoroso exame psicológico! Por que o que tem de maluco fazendo besteira com uma moto nas ruas da cidade não está escrito!! E como são mal humorados e impacientes!
3. Encerra no domingo mais uma Expofeira, que desta vez teve uma boa novidade: Se o povão embarcar nos ônibus nas estações de transbordo, não paga a passagem de ida, só a de volta. Gostei...
4. Chiquinho de Babau, embasbacado, comentou: “-Menino! O comércio ambulante em Feira é tão forte que a CDL quer implantar um Shopping de Rua. E já entregaram o projeto ao deputado Sérgio Carneiro, para arranjar recursos. Como as coisas mudam! Antigamente, era o ambulante que queria ser comerciante. Agora, é ao contrário!”
5. O deputado Zé Neto lavrou um tento e merece aplausos por sua atitude no episódio da exoneração do vice-diretor do Presídio: Procurou o vereador Beto Tourinho e disse que o cargo continua a ser de indicação do seu partido. O mistério é, já que o cargo é do PSB, saber o que originou a demissão sumária (e sem consulta ao PSB) de Verival...
6. Em Salvador, também no ramo de combustíveis, estão aumentando entre 1 e 2 centavos, por semana, o preço do álcool. É a prática já institucionalizada por alguns supermercados para disfarçar o aumento de preços: subir uma “merreca” de centavos toda vez que há reposição de estoque de algumas mercadorias... Nós? Top, top!...
7. Mesmo sem casos suspeitos de gripe suína, os prefeitos de Serrinha, Teofilândia, Lamarão e Biritinga suspenderam as aulas alegando prevenção por causa da vaquejada de Serrinha. Aí, não deu outra: a turma de gazeteiros, descompromissada, caiu na “farra do boi”. A gripe? Só rindo... Você acredita em Papai Noel?!
8. Fui à cidade e estacionei meu carro no local de sempre, aí apareceu um flanelinha que nunca tinha visto. Este sorriu e falou:“-Patrão, fique tranquilo!”. Quando resmunguei contra a exploração, ouvi: “- É o desemprego, meu chefe!...”(?!) Ou será a “esperteza” de extorquir? Fazer o quê? Ninguém fiscaliza, mesmo...
9. A Academia Feirense de Letras está convidando para o lançamento do livro “Sombras do Passado – A dor nos tempos da ditadura”, do escritor feirense Osvaldo Ventura. O evento acontecerá dia 24 de setembro, no Centro de Cultura Amélio Amorim, às 19 horas. Imperdível!!
VIVA O BRASIL!!

Soarinho, o Esclerosado, chegou aqui em casa exibindo o jornal A Tarde de quinta feira, dia 10, e falou, com ares de entendido: “-Tá vendo aí! Ficam tirando o direito do aposentado, mas o Tribunal de Justiça da Bahia reparou este erro e pagou férias a desembargadores aposentados! Aposentado também tem direito a férias! É brincadeira padecer em fila de banco e do SUS?! Mesmo o Tribunal de Conta do Estado tendo multado o TJ-BA por isto, eu vou entrar com um requerimento pedindo minhas férias, direito é direito!...” Fui ler a notícia à página B6 do jornal porque achei que Soarinho estava tendo mais uma crise de esclerose, mas era tudo verdade: As contas do TJ-BA de 2005 não foram aprovadas porque aposentados foram aquinhoados com férias! É a inversão de valores: Aposentados recebem férias e os da ativa jogam xadrez durante o trabalho! VIVA O BRASIL!! VIVA O APOSENTADO QUE TRABALHA DEMAIS!!! VIVA “O SAMBA DO CRIOULO DOIDO!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

EXPOFEIRA PODE SER MAIOR E MELHOR - Franklin Maxado

A Expofeira, que começa quinta-feira, ainda tem tudo para ser a maior mostra agropecuária da Bahia, caso haja um planejamento. Recentemente, o Secretário de Turismo do Estado, sr. Domingos Leonelli disse que o Parque de Salvador deveria ficar para “shows” musicais e isso atrairia mais turistas e negócios.
Esta Expofeira ainda continua acanhada pois os Bancos, incluindo o Banco do Brasil, não estarão presentes para financiar os leilões e melhorar a comercialização de mais de 2000 animais, entre bois, cavalos, caprinos e ovinos, além de máquinas como estão previstos. Somente porcos , devido à gripe, não serão expostos.
Haverá também” shows” musicais com grupos e com artistas de fora, praticamente não havendo espaço para os locais, o que se perde uma vitrina para a propaganda da nossa arte. Os seus organizadores se rendem à mídia e não contratam artistas daqui, fomentando mais nossa cultura.
Quando o Governo do Estado construiu aquele Parque na Avenida Paralela, escrevi que devia ser em Feira e tive o apoio do então presidente do Sindicato Rural, o entusiasmado pecuarista Gil Marques Porto. Mas os pecuaristas e grandes fazendeiros que moravam em Salvador venceram e fizeram ali. São artificiais as exposições ali pois os animais devem vir de fazendas do interior e a organização sempre dão ênfase aos shows musicais.
As exposições deveriam vir para Feira, que hoje é periferia da capital e tem maior vocação pois está na entrada do sertão e da capital, podendo assim congregar interioranos e gente da capital. Da parte da Prefeitura de Feira e do atual Secretário Ozenir Moraes, o que pode ser feito, tem dado seguimento. As instalações de Parque João Martins mesmo agora foram caiadas e receberam uma maquiagem para a festa.
O atual Secretário da Agricultura do Estado, deputado Roberto Martins, é contra e acha que deve ser mantida em Salvador. Cabe à sua colega, a deputada Eliana Boaventura, também do seu partido, aproveitar a hora e reivindicar para Feira de Santana. Todo o interior agradecerá.
Também, agradecerá o atual Presidente do Sindicato Rural, o sr Carlos Henrique, que destaca o ranquemaneto dos animais expostos, explicando que eles contarão pontos caso sejam expostos em outras mostras nacionais.

MAIS VERBA PARA VERBO

A Cantoria de repente com a viola deveria ser mais incrementada em Feira, devendo a Prefeitura contratar cantadores profissionais e poetas para fazerem palestras e concursos nas escolas ensinando o que é e como é feita a fim de motivar e formar novos cantadores como os governos de Pernambuco e do Ceará fazem. Atualmente, Caboquinho da Viola e seu irmão João Ramos, que trouxeram de Serrinha com o pai Dadinho, essa manifestação folclorica para Feira sentem essa falta de apoio para a renovação. Eles acabam de realizar o XXXV Festival de Violeiros no MAP, trazendo colegas de outros Estados num orçamento acanhado da Prefeitura que não viu ainda a extensão que isso pode dar em termos de propaganda das artes e da cultura da cidade. A verdade é que os poetas estão envelhecendo , adoecendo e até morrendo e não estímulo para as novas gerações.

PONTE PARA CORAÇÃO

Se não há previsão para se fazer uma nova ponte mais larga entre Feira e Coração de Maria, entretanto o Derba anuncia que vai consertar a atual que foi danificada por populares e parentes aos vitimas do acidente recente, bem como outros moradores revoltados. A rodovia BA-503 é uma variante da BR –l0l para o aeroporto de Feira e para o bairro de Santo Antonio dos Prazeres onde sai na avenida de contorno. Enquanto estiver interditada, o comercio com Conceição do Jacuipe, com Irará, com Coração de Maria e com outros lugares é prejudicado, bem como fazendeiros que residem Feira e tem propriedades por ali. Uma coisa ajuda: como não estão havendo chuvas, o Rio Pojuca està empoçado e não correndo, assim, dá para passar por um desvio por baixo da ponte se arriscando a assaltos entre Jaíba e São Simão.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

INVERSÃO DE VALORES?

Na Bahia, com o crescimento do mercado imobiliário, as construtoras civis já constatam a falta de mão-de-obra tipo pedreiros, ajudantes, armadores, carpinteiros, mestre-de-obras, etc., e estão contratando profissionais de outros estados. O curioso é que engenheiros e outros profissionais com formação acadêmica ou técnica não faltam... Por que será? Lá fora o peão recebe mais e aqui o mercado está cheio de profissionais especializados desempregados ou recém formados que querem trabalhar por uma “merreca”? Ou será o reflexo do Projeto Minha Casa, Minha Vida? Sabe-se lá!... Chiquinho de Babau afirma que um amigo dele, pedreiro de profissão, , por considerar melhor, foi vender CDs, DVDs fajutos e outras bugigangas. Deve ser porque comércio informal não esquenta o juízo e o lucro é fácil. Trabalha-se pouco, também...

ACONTECEU NA CÂMARA DE VEREADORES

Nos últimos dias, as coisas na Câmara deram panos para manga: primeiro foi um protesto de pessoas do Sindicato dos Metalúrgicos contra um saque em sua conta, como se a Câmara fosse Delegacia de Policia onde se investiga estas coisas... Por conta de CPI de Combustíveis, deputado andou dando entrevistas e foi contestado por vereadores que prometem acionar advogado; foi aprovada lei que proíbe o fumo em locais públicos e privados (aplausos para Frei Cau, autor do projeto!); a vereadora Geruza propôs a colocação de número de placa da moto no capacete do motoqueiro e foi contestada por Eremita. Esta considerou a aposição dispendiosa (?!), e desnecessária, pois, com ou sem número dão sempre um “jeitinho” para burlar a lei. Sendo assim, sinais de trânsito, obrigações sociais, cumprimento de normas, etc., não são mais necessários. Sabem por quê? Porque dizem que as leis são criadas para serem desobedecidas...
RAPIDINHAS

1. Até parece que esta coluna tem algo contra o SMT e a Secretária de Transito, onde, aliás, os titulares são meus diletos amigos... Mas, as estatísticas estão aí. Falta, sobretudo, fiscalização. A tragédia da Olimpio Vital, na última terça, é um exemplo.
2. Na Getúlio Vargas (que virou pista de Fórmula 1), recentemente, uma camionete Fiat tipo baú, após colisão, tombou no retorno entre a Frei Aureliano e a São Domingos. Ou sinalizam, colocando redutores, etc., ou vai acontecer algo de grave, não demora...
3. Os assassinatos continuam, com uma regularidade impressionante. Até quando?
4. Em Porto Seguro, a Polícia Federal iniciou a Operação Morto-Vivo para combater fraudes contra o INSS. Tomara que esta operação se estenda por todo o Estado. O diabo é que vão ter que criar, na PF, o cargo de “médium sensitivo”, para ter condições de ouvir os inúmeros “fantasmas” que continuam a receber pensão... Mistérios do Além!!
5. A Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE-BA) propôs representação contra o PMDB de Geddel Vieira por propaganda eleitoral antecipada em jornal do partido, com base na Lei 9504/97, que só permite propaganda depois de 5 de julho no ano das eleições. E o ministro, inocentemente, estranhou a representação (?!)...
6. O neo deputado e novíssimo membro do PP, Jairo Carneiro, anunciou que a Avenida Noide Cerqueira (após o viaduto da Getúlio Vargas) vai ser asfaltada com recursos federais, mesmo após o anunciado corte no Orçamento. Jairo lavra um tento...
7. Entre 6 e 13 deste setembro, estará acontecendo a Expofeira 2009.
8. Nesta sexta, dia 4, a família de Joselito Amorim recebe a Feira para com missa na Catedral de Santana, às 20 horas, para comemorar os 90 anos de um ícone de nossa terra! O professor Joselito é um exemplo de referência educacional e cidadã.
VIVA O BRASIL!!

Zé de Maricotinha chegou aqui com cara de poucos amigos e foi logo desabafando: “-Veja você, “seu” Edu! O Ministro do STF, Gilmar Mendes, enviou projeto de Lei para a Câmara concedendo aumento de 14,09%, com efeito cascata, para o Judiciário e, antecipadamente, sabemos que vai ser aprovado... Será que este aumento vai acabar com as filas, com a morosidade nas sentenças, melhorar o atendimento, a baixa produtividade e acabar com escândalos e outras coisas? Affff!! Me poupem e façam uma garapa de jiló que menos amargo!”. Zé tem razão, pois, estudo feito pela Fundação Getulio Vargas considerou a justiça baiana aquém das expectativas e – não será exagero? - nosso TJ está entre os 4 com mais despesas em relação ao PIB estadual, e é considerado o pior do país (?!), conforme A TARDE, edição de 02.09.2009. E pensar que um mero aumento do Salário Mínimo para R$504,00, projetado para 2010, é considerado inviável... VIVA O BRASIL!! VIVA QUEM NÃO GANHA SM!!! VIVA A CLASSE DOMINADORA!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

O SESC, SEUS PARCEIROS E CIDADANIA

O SESC Feira de Santana, juntamente com a Associação de Moradores do Bairro do Tomba, SENAC, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, SAC, INSS, ASCOM e Feira FM vão realizar, dia 03 próximo, das 08 às 17 horas, na Praça do Tomba, o SESC NOS BAIRROS, com ações e serviços gratuitos visando atender aos moradores do Tomba e região, procurando melhorar a qualidade de vida das pessoas que ali residem. Dentre as ações: Corte de Cabelo; Aferição de Pressão Arterial; Teste de glicemia capilar; Oficina de Artesanato; Informações sobre Direitos do Consumidor; Exposições Monitoradas sobre Vacinação; Endemias; DST´s /AIDS; Drogas, Planejamento Familiar; Hipertensão e Diabetes; Informações sobre emissão de documentos e previdência social; teatro, musica, dança, xadrez, ginástica e contação de histórias; Palestras diversas; distribuição de escovas dentais e muito mais.

RAPIDINHAS


1. E ai? Onde está o prestígio político da maior cidade do interior do Norte Nordeste? Foi cortada verba inclusa no Orçamento da União que permitiria a ligação do Parque de Exposições com o centro da cidade, via avenidas Noíde Cerqueira e Getúlio Vargas...
2. Depois da polêmica com a toda poderosa Dilma, Lina Vieira foi exonerada da Receita Federal. Em protesto pela ingerência política na Receita, 64 auditores fiscais e 5 superintendentes regionais colocaram os cargos à disposição...Continua a novela.
3. Sobre a privatização das BRs 324 e 116, aconteceu reunião dos prefeitos da região para discutir as vantagens trazidas com a instalação de pedágios. Entre outras coisas, dizem que são muitos os empregos. Bem... Se a coisa não passar de especulação! Ao que consta, a empresa que perdeu a licitação já entrou na justiça para suspender tudo...
4. Soarinho, o Esclerosado, está chateadíssimo: “- Ora, que droga! Toda hora, um centavinho hoje, outro amanhã, sobem meu remédio de pressão, meu feijão com arroz, tudinho mesmo e a minha aposentadoria só aumenta 6,2 % no ano? Tô lascado!... Acho que vou virar político pra ganhar no mole!”...
5. Falando nisto, a Previdência enviará ao Congresso um pacote com diversas alterações nas regras de contribuições e aposentadorias. Como a Previdência está falida, vai ser mais uma cacetada na cabeça do trabalhador, principalmente do aposentado.
6. A Agência Nacional de Energia Elétrica, embora ainda demore, aprovou regras para uso da rede de energia elétrica para recebimento de sinal da internet e TV por assinatura. Numa tomada doméstica, você vai ter energia e mais sinais de vídeo e voz. Se for para baratear, como diria Chiquinho de Babau: “Que venga lo toro!”...
7. Falando em tecnologia, para nosso benefício, a briga entre as concessionárias de telefonia está muito boa! A cada momento, surgem promoções as mais diversas. Só é inconveniente uma coisa: O telefone de muita gente ontem foi um e hoje já é outro. Na caça de vantagens, estão mudando de chip como se troca de camisa...
8. Segunda feira, dia 31, começam as inscrições para o Concurso Literário Martiniano Carneiro, patrocinado pela Academia Feirense de Letras em parceria com a Fundação Egberto Costa. Os interessados se informam através dos telefones: 34817556 ou 34838767 e encontram o regulamento no site: www.academiadeletras-fsa.com.br.
9. Vejam só! Há jornais preocupados se são assassinados mais pretos do que brancos no Nordeste, enquanto a violência campeia... Não seria melhor fazer campanha para combater isto? Aqui, este mês, só no Conjunto George Américo, mataram sete...

VIVA O BRASIL!!

No Brasil, surgem indenizações ou benefícios que, no primeiro momento, são enormes e, depois, trancam as portas. Um exemplo: A Previ, órgão dos funcionários do Banco do Brasil, teve um lucro astronômico e, depois de mil reuniões e consultas ao quadro social, começou a fazer a partilha da “grana” com os associados. Fizeram o primeiro pagamento a beneficiários escolhidos a dedo, pagando pequenas fortunas. Depois, chegaram à conclusão de que “estava errado”, suspenderam outros pagamentos e – o que é pior! – veio a tal “crise financeira mundial”... Aí, os outros associados... Top, top!! E o irônico: quem recebeu, recebeu, não precisa devolver... Agora, outra: Depois que pessoas famosas como Ziraldo, Jaguar e o escritor Carlos Heitor Cony receberam indenizações milionárias por conta de terem sido ex-presos políticos e exilados, “descobriram” que as pensões pagas estão erradas e reduziram as futuras, ou seja, dos “peixes pequenos”, para a metade... Chiquinho de Babau não se conteve: “-Sacanagem seu Edu!” e eu pedi que ele respeitasse as leitoras! VIVA O BRASIL!! VIVA OS “ESPERTOS”!!! VIVA A “SACANAGEM” (DESCULPEM, NÃO ME CONTIVE!)!!!! VIIIII...VAAAAA!!!!!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

ESTE É UM PAÍS CAPITALISTA OU SEM FISCALIZAÇÃO?

Domingo passado, no centro da cidade, entrei na delicatessen SOFT PÃO da Getulio Vargas. Tudo muito bonito, um luxo!!!! Como não constava no cardápio, perguntei o preço de um latão de cerveja Skol e me foi dito: “-R$ 2,50”. Sentei e pedi uma cerveja a outra serviçal. A moça inquiriu: “-Latão ou Long Neck?”. Disse: “-Tanto faz... traga a mais gelada”, imaginando que os preços seriam parecidos. Ela trouxe a Skol Big Long Neck, com quantidade de líquido mais ou menos igual. Quando pedi a conta, tomei um susto: R$ 5,83! Protestei, mas me foi dito que os preços eram aqueles mesmo. O curioso é que o preço da cerveja constou(?!), com letras minúsculas, no Cupom Fiscal recebido. Porque, eu não sei... Inconformado, sem entender a diferença de mais de 100% em 2 produtos quase iguais apenas em embalagens diferentes, paguei e sai chateado. SOFT PÃO? NUNCA MAIS!! Socorro! Meteram a mão no meu bolso! Chamem o xerife Felzemburg que eu mostro o Cupom Fiscal!

CONCURSO LITERÁRIO

Se você gosta de escrever, dentro de breves dias, a Academia Feirense de Letras lançará o concurso “Martiniano Carneiro”, de contos e crônicas. Sem taxa de inscrição e ordem de classificação, serão 25 os escolhidos para compor uma antologia. As inscrições, sob pseudônimo, acontecerão entre os dias 31 de agosto e 16 de outubro. O resultado sairá em novembro e, posteriormente, ocorrerá a premiação. O prêmio? Além da publicação de sua obra inédita (bela oportunidade de se tornar conhecido!), o autor receberá 30 exemplares da antologia, gratuitamente. Veja o Regulamento no site da Academia: www.academiadeletras-fsa.com.br/eventos. E tem mais! Este ano, também, a instituição lança o CD Poetas Feirenses III, com poemas declamados com fundo musical. Se você tem talento, a partir do próximo ano (este ano já fechou a edição) mande suas poesias e estas poderão ser gravadas. Quando custa? Nada, basta que você tenha talento.

SUGESTÕES PARA O NOSSO TRÂNSITO

O Superintendente do SMT, José Marconi, é um sujeito bacana! Boa praça, humilde, ele tem feito um bom trabalho e conseguido algumas melhoras no trânsito da cidade. Como nosso amigo é daqueles que sabem ouvir, vou passar umas dicas: A sinaleira do cruzamento da Prefeitura (Pça. João Pedreira e Getulio com Senhor) está precisando de reparo, porque dá tempo ao pedestre passar quando abre para o sentido Praça-Avenida, mas quando abre para a Senhor dos Passos é imediato e salve-se quem puder! Outra coisa: Já é tempo de colocar uma sinaleira no cruzamento Getúlio Vargas - Frei Aureliano... A Frei Aureliano, mão dupla, é hoje a saída dos Capuchinhos (a São Domingos virou mão única sentido cidade-bairro) e passagem para carros que vêm da Brasília e de Salvador. É um milagre não ter havido, ainda, acidentes graves naquele cruzamento...

RAPIDINHAS

1. Depois de ficar afastado da imprensa local durante alguns anos (ele escrevia no jornal Feira Hoje!), está de volta, desde o último sábado, às paginas deste jornal, “Saulo Daqui!” para gáudio dos que se deliciavam com suas crônicas irônicas e apimentadas. Parabéns à Tribuna pelo resgate de tão bom articulista!
2. E os carros da Limpeza Pública? Recolhem o lixo e o comprimem para caber mais na caçamba. Sem um depósito interno de líquidos, o material espremido cai na rua em forme de um caldo fedorento... Haja narina para cheirar extrato de lixo!
3. Continua a briga entre a Globo e a Record. Saiu, dia 16, a resposta dos advogados do Bispo Macedo, inclusive lançando suspeição sobre a vida particular de uma juíza e de um promotor. Chiquinho de Babau ficou curioso: “-Será para desviar o foco? Isto tem a ver com exploração popular? As denuncias contra a IURD são verdadeiras?”
4. Fiquei honrado com o convite para diagramar o livro “Memórias de um Comendador” que conta a história de vida do Comendador Jonathas Carvalho. Uma delícia e um privilégio ler antes que vocês. Morram de inveja! Sorry, periferia... rsrsrsrs
5. Zé de Maricotinha, expert em política, comentou: “Querem crucificar Jairo Carneiro, por troca de partido! Mas, ele não foi candidato por uma coligação, na qual estava o seu atual partido, o PP? E o tal mandato nem existe: Jairo é suplente, aguardando vaga. Sem vaga, não há cargo”.Só pode ser retaliação...

VIVA O BRASIL!!

Comentei com um amigo sobre o caso da delicatessen (ver nota acima) e ele disse que vivemos um país capitalista onde cada um pratica o preço que quer. E citou os muitos estacionamentos no centro que cobram de R$ 1,00 e R$ 3,00 a hora; restaurantes e lojas com preços os mais díspares, etc achando tudo muito natural... Chiquinho de Babau, ignorante como ele só, tascou: “-Compra quem quer”. Quanto a mim, de agora em diante vou ser mau educado: entro, especulo os preços e, se não me senti lesado, compro ou consumo. Se não, a porta de saída será minha serventia. E podem me chamar de otário, eu mereço o epíteto! VIVA O BRASIL!! VIVA A USURA!!! VIVA OS INCAUTOS COMO EU!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

AI SE TUDO FOSSEM FESTAS, AROMAS, FLORES, CORES E SABORES! - Franklin Maxado

Eu queria ser como a colega Cida e achar toda pessoa boa e tudo beleza. Um mundo onde só existisse o amor e não houvesse maldade. Vivenciando só a utopia e os ideais. Viver sonhando e nas nuvens, num mundo da lua, sem ter de enfrentar a dura realidade da vida. Onde tudo fosse festa e as pessoas alegres e solidárias. Cheias der boa vontade e fé em Deus. Um sonho sem alienações.
Como poeta de Cordel, viver num mundo idealizado onde tudo fosse perfeito e as criaturas mais humanas, se ajudando mutuamente sem interesses escusos. Mas a Feira de Santana é tão cruel que nem deixa a gente pensar ou sonhar. A não ser que sejamos muito superiores e viremos deuses na terra. Ou, masoquistas que têm prazer no sofrimento. É como se a existência fosse para vis mortais.
É como Oydema sempre diz: Santana é muito boa madrasta para os filhos alheios mas não é uma boa mãe para seus filhos legítimos.
Gostaria de me calar em defender o CCC-Clube de Campo Cajueiro a não ter o desprazer de testemunhar vir abaixo a sua sede que Amélio Amorim projetou com tanto sonho. Uma forma circular com um grande vão livre. Quem cala, consente. Não sou conivente com isso. Acho que os poderes públicos poderiam intervir como fizeram com a sede do Feira Tênis Clube. Pedir ao IPAC ou ao IPHAN para tombá-la. Enfim, dar uma destinação nobre, conservando também a área verde com os cajueiros, planta tão característica da região.
Essa defesa do CCC, já me deu desprazer e aqui não posso deixar de agradecer ao Zé Coió a publicação de minha carta-resposta ao comentário do seu jornal sobre mim. Se eu sentir sinceridade nisso, louvo e largo para lá o entrevero mesmo porque não sou palmatória do mundo. Nem o dono da verdade.

VERDADEIRA MARRADA

Parece que os moirões do curral do sr. Zé Ronaldo andam abrindo brecha. Agora mesmo, a saída do suplente de Deputado Federal Jairo Carneiro é considerada um verdadeiro arrombamento de cerca. Como uma ovelha desgarrada, ele volta para o meio da família, seguindo o caminho de Eliana Boaventura, de Otto Alencar e alguns outros. E o Governador Jacques Wagner, que tem fama de bom articulador, vai cercando de mansinho. Parodiando Reginaldo Pereira, tudo isso por que o coronel ACM não mais vive

ARDENDO COMO PIMENTA

Não é mesmo que pediram a cassação do Prefeito Tarcisio Pimenta? Se sair, como saiu no Governo do Maranhão para Roseana, a filha do Senador José Sarney, que ficou em segundo lugar, Colbert Martins Filho ganha de lambuja.

BEM BOTADO.

O nome do ex-Vereador Dival Figueredo Machado foi escolhido pelo atual Presidente da Câmara, o sr. Antonio Carlos Athayde, para homenagear o colega que mais foi eleito Vereador em Feira de Santana, colocando seu nome no prédio anexo dos gabinetes dos colegas que ele adquiriu agora em sua gestão. Não é porque é meu tio que louvo a iniciativa mas porque Dival morreu relativamente pobre pois, quando foi Vereador passou a ganhar em Feira, ele perdeu a eleição. Era uma pessoa calada e boa que não sabia dizer não. Ajudava seus eleitores (e... especialmente eleitoras) do próprio bolso.

TACHÕES PARA NÃO TACHAR

Só depois que a Embasa tapar buracos, a Prefeitura quer continuar a asfaltar as ruas principais de Feira. Assim, suspendeu recapeamento por cima do calçamento antigamente feito a paralelepípedos ( ô palavra que é uma pedrada!). Gastando dinheiro com obra já feita. E favorecendo a velocidade dos carros. O sr. José Marcone,diretor do SMT, agora com as conseqüências dos atropelos, viradas, batidas e acidentes que isso tem proporcionado, informou que os motoristas não estão educados e que terá de gastar mais para adquirir e colocar tachões e lombadas (quebra-molas). Mesmo assim, não resolverá o problema pois não é em todas as ruas e em todos os cruzamentos. Falta de aviso da minha parte foi que não faltou, mas temos complexo de tabaréu e imitamos os grandes centros. Vi anteontem, filmes sobre Paris atual feitos pela profa. Lenilda Carneiro, sobrinha dos ex-Governador João Durval sobre Paris e lá conservam o calçamento tradicional a paralelos nas ruas centrais que é atração turística. Asfaltamento deve ser imitação dos ianques que não têm história. Já que está no rol dos sem jeito, com gastos feitos, é fazer campanhas educativas de trânsito em público e nas escolas, gastando mais para ver se educa paulatinamente os motoristas, inclusive os futuros.
José Marcone, que foi representante do povo, acha agora que os motoristas são deseducados e não evoluíram, o que constata o óbvio dos eleitores. Nessas ruas asfaltadas, os motoristas saem como doidos varridos quando o sinal abre. Isso quando respeitam porque quando são carroças, carrinhos de mão, bicicletas e até motos, seus condutores desobedecem as luzes e ficam dando sustos nos cidadãos transeuntes, principalmente idosos. Enfim, que a colocação dos tachões, evite as taxas por multas de velocidade ou de se tachar as autoridades de não saber o que isso ia dar.
Franklin Maxado franklinmaxado@ig.com.br

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

POUCAS & BOAS - EDUARDO KRUSCHEWSKY

CARA DE MADEIRA

Soarinho, o Esclerosado, comentou: “-Tem gente em profissão errada, precisando fazer teste vocacional”. Segundo ele, o maior exemplo disto é o senador Duque, relator da Comissão de Ética, que por vocação é arquivista... No Senado, fizeram negociações para livrar a cara do Sarney, arquivando o processo do PMDB contra o Arthur Virgilio. Revoltados, militantes do PSOL e deputados do partido trocaram empurrões com a segurança da casa por fazerem manifestações contra Sarney e alguns manifestantes foram presos. Pois é! Como diria Nelson Rodrigues: “-Jogaram caca no ventilador”!! Mas, a jóia da semana, sem duvida, é do “absolvido” Virgilio que declarou: “- Duque foi coerente! Já que arquivou os 11 processos contra Sarney, nada mais justo (?!?!?!) do que arquivar a representação do PMDB contra mim”... Que cara de pau!
RAPIDINHAS

1. Mas, a coisa não para ai! Descobriram 50 novos boletins com mais de 460 atos “ultrassecretos”, inclusive envolvendo o falecido ACM, que vão de “generosos” aumentos de salário até nepotismo. Antes, já haviam sido descobertos 663 atos constantes em 312 boletins não publicados pelo Senado... Mexeram fundo!...
2. Continua repercutindo positivamente, o lançamento da nossa revista em quadrinhos, “Maria Quitéria a Injustiçada” que conta, para quem não gosta de ler e para a turma jovem, a saga da nossa heroína. Nesta sexta, devido ao sucesso, ela está de volta nas bancas de jornal.
3. Tenho a impressão de que Moura Pinho, ex-diretor da Direc, em Feira, não sabia que seu cargo seria entregue ao governador Jacques Wagner. É que, na abertura da II Feira do Livro, quinta feira, dia 06, ele tratou de algo comigo mesmo e prometeu que, daí a alguns dias, daria uma solução ao assunto, como se fosse permanecer no cargo...
4. E, nesta briga entre o rochedo e a maré, Feira de Santana dançou... Perde seu eficiente secretário Ildes Ferreira. Infelizmente, em política os cargos não são distribuídos por competência, mas por outras palavras terminadas em “ência”: conveniência, obediência, indecência... Opss! Desculpem e esqueçam esta última!...
5. No dia do Advogado, para não perder o costume, parece que fizeram uma greve branca: o Fórum não funcionou como deveria e Soarinho, o Esclerosado, agora está achando que a quantidade de processos diminuiu, se não como justificar a folga?
6. Sobre o Amélio Amorim e do Centro de Convenções, até que enfim resolveram dar ouvidos aos reclames da população. Por conta de abaixo assinado enviado à primeira dama do Estado, o presidente de uma instituição recebeu telefonema do gabinete do secretário de Cultura querendo marcar encontro para discutir o assunto. Brava Fátima!
7. Embora a II Feira do Livro não tenha conseguido uma freqüência maior que a do ano passado, a sua organização foi muito melhor e mais profissional. Na verdade, a data não foi muito bem escolhida, durante os festejos do Dia dos Pais... Mas, valeu, UEFS!
8. Falando em UEFS, nesta cidade ninguém patrocina e organiza eventos culturais mais que a nossa universidade. Na linha de frente, secundado por assessores do quilate da diretora do CUCA, nossa amiga Selma, está um homem simples e dinâmico, desprovido de pompas, que é o nosso reitor José Carlos Barreto!
9. O Fluminense de Feira está fazendo campanha de sócio torcedor e contratou empresa de marketing para isto. Bem bolado! O Touro do Sertão está colocando as barbas de molho, garantindo sua subsistência. Afinal, com a ascensão do Bahia de Feira, já são quatro os times profissionais da cidade...
10. Nesta hora de muita dor, prestamos nossa solidariedade ao radialista Paulo José (PJ), um dos grandes profissionais da nossa Rádio Sociedade. PJ teve um filho assassinado em Lan House do George Américo. Em Feira, a violência cada dia cresce mais. Quando vão dar um basta a isto?!

VIVA O BRASIL!!

Causa uma sensação de impotência ver o estardalhaço que a grande mídia faz sobre determinado assunto, sabendo que tudo vai terminar sem maiores punições para os culpados. Mesmo assim, fica reservado o direito de ficar indignado ao ver reportagens com a exibida, esta semana, sobre a lavagem de dinheiro praticada pela Igreja Universal do Reino de Deus, segundo denúncia judicial. O escárnio com que fiéis foram tratados pela autoridade maior dessa igreja, o bispo Macedo, enquanto este fazia farra em iate e tripudiava dos fiéis é revoltante! Isto serve para mostrar do que o ser humano é capaz para se locupletar à custa de pessoas que têm necessidade de se agarrar a algo para continuar vivendo. Segundo Chiquinho de Babau, no seu pragmatismo direto e contundente, o fato se resume numa frase: “-O que seria dos sabidos se não fossem os bestas?”, o que, pessoalmente, considero muito forte, mas verdadeiro! VIVA O BRASIL!! VIVA O ÓPIO SOCIAL!!! VIVA EDIR!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Canção de Fogo e Bocais - Franklin Maxado

Já escrevi que o Presidente Lula é como o amarelinho Cancão de Fogo da Literatura de Cordel, um anti-heroi que é esperto e vive sem ter estudo. Já Bocais, também é um personagem do Cordel e a popularização do poeta português José Maria Barbosa Du Bocage, transplantado para cá como um elemento ladino que também vence com inteligência. Outros poetas também popularizaram no Cordel o Luis de Camões como o personagem Camonge.
Há outros tipos de anti-herois no Cordel como João Grilo, Pedro Malazartes, Vicente, o Rei dos Ladrões, o Sabido sem Estudo, Zé Catureba, entre outros chamados malandros nordestinos.
Assim, o Senador Sarney encarna bem o Bocais. Oriundo da antiga UDN, largou o barco dos militares quando sentiu que ia entrar água e aceitou ser Vice na chapa de Tancredo Neves para Presidente. Este adoeceu estranhamente no dia de tomar posse e Sarney assumiu governando os quatro anos do mandato e mais um quinto conquistado após fazer tudo para vergar os deputados , inclusive gastando demais o Tesouro Público, o que deu uma inflação brava.
Passando para o PMDB, foi eleito Senador pelo Amapá continuando a mandar no seu Estado, o Maranhão, com sua família. Assim, passa crise e entra crise e Sarney está firme e por cima, inclusive entrou na Academia Brasileira de Letras como escritor imortal tendo o romance “Marimbondos de Fogo”como seu livro-chefe. De fato, é um letrado que pode fazer frente a Lula, porque o restante ele já botou no bolso, inclusive o “culto e poliglota” Fernando Henrique Cardoso.

SARNEY PARA SE COÇAR

O Presidente Lula se saiu de defender o Senador José Sarney das acusações de maracutaias que tem feito na carreira política e como Presidente do Senado. Agora mesmo lavou as mãos para não se contaminar com a gripe dos porcos dizendo que ele vota em São Paulo e não ajudou a eleger José Sarney nem também para Presidente daquela Casa. Acha que o povo é quem deve cobrar do Senado. Esta lavação é naturalmente com álcool, pois o caso do dr. Sarney coça mais do que sarna e pega mais do que a gripe suína. O maranhense dr. José Sarney é do costume de donatário das capitanias hereditárias que a gente estuda na Historia do Brasil. Assim, confunde patrimônio público com particular. Nomeações de parentes, atos secretos, desvio de verbas, tudo isso não vai dar nada e arranjou o colega Duque para arquivar tudo. Sarney continuará sorete no alto da Presidência. Todo mundo ali tem culpa no cartório e até o ex-Presidente Collor não caça mais marajá e o defende com unhas, dentes ... e olhos.


TOME FLU !

Com essa onda de gripe suína, o Touro do Sertão não quer ficar atolado no chiqueiro da Serie D. Acho que tomou o tal remédio Tomiflu e não se flu. Agora, vai entrar no mata-mata, terça-feira enfrentando o Tupi de Minas Gerais.


ARRANCANDO “RANQUEAMENTO”

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura distribuiu um “press-release” em que noticia que os ovinos terão “ranqueamento”. Devido ao prestígio do órgão, os jornais e emissoras transcreveram o comunicado oficioso ( é um dos sinônimos de “press-release”) e não explicaram o que é “ranqueamento”. Fui ao “pai dos burros” e o dicionário também não dá. Deve ser uma palavra nova derivada de algum procedimento ianque que tem “charme” e “status” ao escrever e falar. Também, crio ovinos (ovelhas) e não sei o que é. Talvez, por ser pequeno criador e não selecionar.
Como jornalista da velha escola do “Jornal da Bahia”, fui formado que essas palavras de uso não costumeiro deveriam ser traduzidas para uma linguagem popular ou mais entendível pelo leitor comum. Não deveria o texto ser pedante ou erudito. Entretanto, o Jornalismo feirense, está primando em falar ou escrever difícil, mostrando erudição. Como nas páginas policiais, ao invés de dizer simples ou compreensivelmente morreu, se escreve sempre que “veio a óbito”. Talvez, seja um fato que chame mais a atenção pelo “charme” ou desperte a imaginação do leitor comum para o tipo de morte que teve.


PARA O ‘NÚ’ DO “COLEGA’ ZÉ COIÓ

Já mandei minha resposta na quarta-feira passada por email para o sr. Zé Coió ( José Carlos Pedreira) em defesa minha ao “Comentário da Semana: O Homem Nú Ataca de Novo” que saiu sem assinatura em seu Jornal Noite & Dia da semana retrasada . Acho que não é censura. Como ele ainda é do tempo da máquina datilográfica, talvez não tenha recebido pois não considero aquele órgão como jornaleco, boletim ou pasquim e ainda dê um ar de sua graça, embora seu diretor já escreveu que em seu jornal,” o anunciante sempre tem razão” quando saiu alguma nota sobre o ex-Shopping Iguatemi. Aproveito para adiantar que a palavra “Nú” não tem acento como saiu publicada.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

PEDIDO DE DESCULPAS

Peço desculpas, leitor, por não está com você na sexta feira. Ocorre que responsável pela arrumação do stand da Academia Feirense de Letras, infelizmente fiquei impossibilitado de fazer uma das coisas que mais gosto: esta coluna.

II FEIRA DE LIVRO

A propósito, se você ainda não foi, não deixe de ir: a II Feira do Livro está acontecendo na Praça da Matriz a II Feira do Livro. Ainda há tempo de você levar sua família para visitar os stands. A abertura aconteceu com solenidade e logo após palestra “Como evitar a morte do livro” e apresentação musical. Na sexta-feira, aconteceram diversos eventos, dentre eles o lançamento, às 18 horas, da revista em quadrinhos, “Maria Quitéria, a Injustiçada” (já em todas as bancas da cidade). A Feira continuará no sábado, encerrando-se no domingo à tarde. Numa cidade carente de eventos da espécie, é uma oportunidade única! Ah! Visite o site da Academia Feirense de Letras onde todos os livros e CDs à venda custarão, apenas, R$ 5,00...

RAPIDINHAS

1. USURA 1 - Ouvi, com interesse, a entrevista de César Orrico em um programa de rádio local e fiquei indignado em saber que comerciantes querem tirar vantagem do projeto “Cidade Digital”, uma vez que aumentaram o preço das antenas utilizadas no projeto de R$ 75,00 para R$ 220,00.
2. USURA 2 - Vivemos um país em que, mesmo pagando pouco mais que 0,5% ao mês, a poupança cada vez mais atrai aplicadores (?!). O curioso é que se você precisar ser tomador pode pagar até 20 vezes mais do que recebe como aplicador...
3. Como estão feias as árvores podadas na Avenida Maria Quitéria, trecho Feira Palace – Mercantil Rodrigues, dos dois lados! Onde está a fiscalização do IBAMA?
4. O vereador Frei Cau está preparando solenidade na Câmara para fazer parte das comemorações dos 100 anos de Eurico Boaventura.
5. Sarney, o “inocente” aderiu à moda lançada por Lula: Não sabia de quase nada do que ocorria de irregularidade no congresso.
6. O Departamento Nacional de Trânsito baixou portaria que obriga o antigo proprietário de carro a comunicar venda em até 30 dias. A medida visa aumenta controle sobre registro do carro e preserva o ex-proprietário de multas e outras implicações, tais como perda de pontuação.
7. Chiquinho de Babau comentou: “-Rapaz, deu medo o olhar com que Collor fuzilou Pedro Simon. E eu fiquei pensando: ele vai dizer que fará igual ao pai, que matou outro senador, quando ameaçou o velho caudilho que, na tribuna, tremia. Não sei se era de medo ou de indignação que Pedro Simon tremia”...
8. Aconteceu o que já havia acontecido há muito e estava em baixo dos panos, na base do relacionamento frio e conveniente: O rompimento do PMDB de Geddel com o PT de Wagner... Como a coisa é antiga, nenhum dos lados lamenta nada.
9. Zé da Maricotinha comentou: “-Quem ganha com isto é o “irrequieto” César Borges que sai a senador com Geddel para governador. Sabe por que “irrequieto”, Edu? Porque ele não consegue estar de um lado só... Fica igual a m... na água. Prá lá e prá cá!”, ao que ponderei: “-Eu não me meto em briga de branco”...
10. A PM ameaçou parar, apavorou a Bahia inteira e transferiu a coisa para segunda feira. Mas... Não dizem que militar não pode fazer movimento paredista? Se a greve acontecer, realmente, será um tremendo abalo no governo Wagner. Para o bem de todos, tomara que não aconteça. Se houver, a marginalia agradece...
11. Será que o pessoal da PM está querendo o que seus colegas de Sergipe conseguiram? Lá, durante quatro dias, as viaturas não saíram às ruas e até carro de lixo foi roubado. Aí, o movimento deu certo e os salários subirão, parceladamente, dos atuais R$1.143,00 (com gratificações) até atingir R$3.100,00 em dezembro de 2010.

VIVA O BRASIL!!

Depois que o presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ), arquivou, na última quarta feira, 4 das 11 ações apresentadas contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), por quebra de decoro parlamentar e um contra o Renan Calheiros, Soarinho, o Esclerosado, passou mal. Foi um corre corre, calmante pra lá, água com açúcar prá cá, um terror... Mais calmo, o velhinho comentou que, mesmo com prerrogativa para engavetar processo, o Duque, aliado incondicional do Sarney, devia saber a diferença entre o certo e o errado. E soltou esta pérola: “não é humor negro, nem piada de mau gosto, não... Mas, lá em Brasília não tem só o C.A. de Alencar e de Dilma, há, também, este câncer que são os maus políticos”! Cruzes, dessa vez, o velhinho foi contundente! VIVA O BRASIL!! VIVA O CONSELHO DE ÉTICA!!! VIVA O CORPORATIVISMO!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Colunas Poucas & Boas - Eduardo Kruschewsky

BRASA PARA A MINHA SARDINHA

Vou puxar a brasa para minha sardinha: Já está nas bancas de revistas - e ao precinho de R$ 6,00! - a HQ “Maria Quitéria, a Injustiçada”, contando a saga da nossa heroína. A história de minha autoria tem desenhos dos talentosos Antonio de Jesus Silva e Cleiton Mascarenhas (leia-se “Studio Fúria”), jovens talentos da terra. Aliás, a revista é toda feirense: Escrita por mim, desenhada pelos dois e publicada pela gráfica Clinica dos Livros, sinônimo de qualidade. É oportuno que se diga: a narrativa é fruto de pesquisas e teve consultoria de historiadores. Voltada para o público jovem, a revista em quadrinhos “Maria Quitéria, a Injustiçada” pode ser lida prazerosamente por leitores de qualquer idade. Portanto, todos às bancas!

MAIS EURICO

Nesta quinta feira, aconteceu a abertura do Colóquio Internacional sobre Eurico Alves Boaventura, no Cuca, promovido pela UEFS, com palestra feita por uma emocionada filha, Maria Eugênia Boaventura. Em seguida, ocorreu abertura de exposição de fotos da vida do nosso poeta e exibição de imagens sertanejas com declamação de poesias de Eurico. Para fechar a bela noite, um coquetel de muito bom gosto. O Colóquio, de 29 a 31/07, terá conferencistas como Jerusa Pires Ferreira e Antônio Torres.

RAPIDINHAS

1. Mais uma greve do Judiciário, cerrando as portas do Fórum. Chiquinho de Babau, chateado com o péssimo serviço oferecido pelos cartórios, declarou: “-Por mim, fecha! Aberto ou não, eu não consigo ser atendido mesmo!...”
2. Soarinho, o Esclerosado, convenceu-se: o porco que originou esta tal de gripe suína é malandro e gazeteiro. Afinal, em todo o Brasil, escolas estão adiando aulas por causa dela. Coitado do velhinho, cada vez pior!...
3. Continuam abertas, indo até o dia 21 de agosto, as inscrições para o Procultura/Esporte. Os interessados podem baixar instruções e formulários do site da prefeitura ou procurar a Fundação Egberto Costa, no Maestro Miro.
4. Com previsão para funcionamento pleno em fins de 2010, a Digitmédia já adquiriu terreno para instalação da indústria de mídias de CD e DVD. Nego Rasta, dono de ponto de vendas de gravações a partir de “2 real”, não agüenta mais de ansiedade...
5. A Câmara Federal vai analisar projeto que autoriza o saque do FGTS para pagamento de luz, água e IPTU. Entre os membros da comissão que estudará a viabilidade do projeto está o nosso Colbert Martins.
6. O projeto Cidade Digital cada vez mais ganhando corpo, já está no centro da cidade, precisamente na Praça de Alimentação. Grande projeto da Prefeitura!
7. Não discuto a implantação do asfalto nas ruas da cidade, afinal não entendo destas coisas. Lamento, sim, a maneira selvagem com que estão podando nossas árvores por conta deste progresso. Não entendi! Se as árvores antes não prejudicavam o trânsito, por que podá-las agora?
8. Sobre o Senado atual, um amigo de Chiquinho de Babau, conhecido como Coelho, comentou: “-Luís XIV, o Rei Sol, disse a frase: “LÉtat cest moi” , ou seja, “O Estado sou eu”. Por aqui, os senadores dizem: “O Estado é meu”. Lá deu no que deu e aqui?” Chiquinho fulminou: “Aqui vai dar em pizza e “zéfinir”, ou seja, cest fine”...
9. Vocês sabem como Arthur Virgilio vai pagar a peraltice que fez (Vide “Viva o Brasil”, abaixo)? Segundo ele, para o primeiro pagamento vendeu um terreno da mulher. Para liquidar as parcelas restantes, vai se desfazer de imóveis familiares, mas paga! Me engana que eu gosto...
10. Esta de pagar é hilário e perguntar não ofende: Se um empregado lhe roubar e, para ser perdoado, devolver o dinheiro, continua a trabalhar com você? Sem comentários!!...

VIVA O BRASIL!!

Socorro, chamem o ladrão! A esperada benevolência do Conselho de Ética com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pode ser explicada pela biografia de 70% dos seus integrantes: esta turma é alvo de inquéritos autorizados pelo STF, réus em ações penais, envolvidos com nepotismo e atos secretos, etc. São eles que decidem sobre a abertura ou não do processo de cassação contra Sarney. Pasmem! Tião Maia (PT-AC) devolveu R$14,7 mil de conta de celular e viagem da filha para o México; o líder do PSDB, o vestal Arthur Virgílio (AM), mandou um assessor estudar teatro na Espanha por conta do Senado e, descoberto, tem que devolver R$ 210.696,58 aos cofres públicos, mesmo se dizendo paladino da moral e bons costumes! Descoberta a estrepolia, o mancebo foi obrigado a admitir que errou, propondo o pagamento em parcelas. E mais: já tomou míseros R$ 10 mil a Agaciel Maia para “resolver pepino” no cartão de crédito, depois de viagem a Paris (naturalmente por nossa conta). Aí, posou de “honesto”: “-Quero ver se todos devolvem...”, quem e quanto não esclareceu! VIVA O BRASIL!! VIVA OS “CORRETOS”!!! VIVA QUEM TEM O RABO PRESO!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!