segunda-feira, 30 de agosto de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

RAPIDINHAS

1. A Academia Feirense de Letras, a partir do dia 24 de setembro próximo, convidada pela Fundação Pedro Calmon, estará participando do Encontro Estadual de Academias de Letras, na cidade de Valença. Sem ser cabotino, mas sendo realista, este articulista afirma que, mercê do trabalho de toda a sua diretoria, a Academia, nos últimos 6 anos, tem se projetado muito para fora de nossas fronteiras.
2. Taí!!! Já vi Chiquinho de Babau levar uma coisa a sério: Ele chegou lá em casa com a cartilha “O Voto vale um país melhor”, criada pela Arquidiocese de Feira de Santana, e disse: “-Edu, eu li a danada da cartilha, de fio a pavio, e vou recomendar a uma porção de gente... O cabra não pode votar sem ler ela primeiro!” . Diante do seu entusiasmo eu examinei o livreto e dou razão ao Chiquinho.
3. Zé de Maricotinha já começa a demonstrar que vai haver polêmica nos meios esportivos, ao comentar: “-Se Jaques Wagner vai dar um estádio ao Fluminense, a Arena do Touro, com emendas do senador João Durval e, se reeleito, de Sérgio Carneiro,como ficam os outros? Será como em Salvador, que o Vitória ganhou o “Barradão”que levou o nome do sogro do governador da época (João Durval) e, agora, quando o Bahia quis Pituaçu para ele, ficou chupando dedo porque o Vitória disse que o novo estádio era de todos?”
4. O prefeito Tarcizio PImenta logrou um grande tento ao firmar convênio com a Microsoft para implantação de programas educacionais. Realmente, trazer uma figura tão Importante repercutiu nacionalmente. Mesmo assim, algumas pessoas pouco habituadas com os avanços tecnológicos têm considerado que “a Prefeitura está comprando uma porção de bugigangas”.
5. Entre este fim de semana e a próxima sexta, dia 03, deverá chegar em Feira o “Busão do Brasil”, ônibus do reality show homônimo. Aqui cumprirão tarefa de localizar peças de um quebra cabeça distribuídas a pessoas da cidade e os participantes terão que descobrir estas pessoas. Além disso, plantarão mudas de árvores na cidade.
6. O “Minha Casa, Minha Vida” vai ter mais 3 novos empreendimentos, com 1.046 unidades, localizadas em Salvador, Santo A. Jesus e São F. do Conde. Desta vez, nada para Feira.
7. Neste domingo, tem gente querendo faturar com a demolição da Fonte Nova. Quem mora perto está pedindo em torno de $ 3 mil para permitir fotografias da demolição...
8. Avacalharam de vez com a política! Gente de todo tipo é candidata: despreparados, semianalfabetos, jogadores de futebol, gente useira e vezeira no desvio de verbas publicas (como escaparam do “Ficha Limpa”?!) e até humoristas como, em S. Paulo, Tiririca: “Vote no Tiririca, pior do que está não fica” e uma ex prostituta que declara, em duplo sentido, ser uma “Puta Candidata”.
9. Na corrida para a presidência, Dilma, segundo pesquisas, parece que vai aplicar uma derrota acachapante sobre seus concorrentes, já no primeiro turno. Alguns já começam a abandonar o barco tucano aderindo à campanha petista e outros, simplesmente, cruzam os braços e negociam nos bastidores. Aliás, eu tenho visto direitistas de 4 costados virarem petistas convictos! Coisas da política...
10. Soarinho, o Esclerosado, permanece fiel aos seus princípios e me pediu uma carona para ir votar – pasmem! - no dia 24 de agosto e foi dizendo: “-Prá presidente, eu voto em Getúlio Vargas”. Foi um custo convencê-lo de que a eleição será em outubro e 24 de agosto é a data da morte do ex-presidente!...


VIVA O BRASIL!!

O bom velhinho esclerosado, numa conversa informal, outro dia, saiu com esta: “- Quantas das promessas foram cumpridas depois que os “homens” foram eleitos? Nenhuma, não é?” – E emendou: “-Também... Se eles cuidarem da Educação, Saúde e Segurança, prometerão o quê na próxima eleição?! Tudo fica na base de esculhambar os que estão no poder e promessas, enganando os bestas que acreditam. E o pior: Com raras e honrosas exceções, eles se estão na situação se acomodam; na oposição, não deixam fazer para que os adversários não fiquem bem na fita!”. Taí... O Esclerosado está mais lúcido do que muita gente por aí que vende seu voto por um empreguinho, um par de sandálias, alguns blocos ou uma dentadura!... VIVA O BRASIL!! VIVA AS PROMESSAS VAZIAS!!! VIVA O POVO BRASILEIRO!!!! VIIIII... VAAAAA !!!!!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ALEM DA NOTÍCIA - Franklin Maxado

A SÃO PAULO EMPAREDADA AO VIVO E SEM CORES

( De São Paulo) De tanto abrir supermercados e"shoppings centers",a cidade de São Paulo está com seu centro degradado e cheio de drogados, mendigos e desempregados, bem como muitas das suas lojas fechadas, pichadas e até muradas. Quase um lugar fantasma fazendo medo a gente passar até de dia. A famosa Avenida São João, cantada por Caetano Veloso, Tonzé e o nosso Milton Britto, dá pena de tantos lugares fechados e degradados. Não tem mais cinemas ( só de pernográficos) e seus teatros são de "stripers teases". E é um fedor sem conta com tanta gente dormindo nas calçadas e sob marquises envoltas em cobertores imundos. Embora com bom policiamento, não se está livre de um assalto.
E a sujeira continua pelos lados do Anhangabaú, Parque d. Pedro II, Praça da Sé, Liberdade, sem chegar ao abandono e a degradação do centro histórico de Salvador com prédios desabando a qualquer chuva.Enquanto isso, muitos bairros como Santana, Mooca, Santo Amaro ostentam vários lançamentos imobiliários com seus terrenos valorizados São Paulo sempre teve bairros com vida própria e assim faz com seus habitantes não precisem de ir ao centro. Só em alguns casos. O Metrô tem muitas linhas e, junto com as ferrovias, interligam muitos lugares.
Entretanto, há muitos bares e restaurantes por todo canto. Come-se bem e relativamente barato com variedade. Uma das diversões do paulistano com uma cidade sem praias é comer bem e luxar. O frio ajuda nas roupas.. O restante é museu, teatro, cinema, "shows", feiras, exposições e manifestações culturais.Os auxílios do governo Federal, como Bolsa Escola, Bolsa família e outras, que são verdadeiras rendas no Nordeste, aqui são apenas esmolas e assim não contagiam o povo. Quem trabalha, ganha mais do salário. E tem emprego para quem pode e quer trabalhar. Na construção, já estão trazendo pedreiros de fora e de outros países, depois de aproveitarem mulheres.

É LOUCURA A BIENAL

Até as editoras especializadas em livros científicos, jurídicos e financeiros , colocam tambem em seus catálogos publicações infanto-juvenis. E a Bienal, que foi encerrada domingo, tinha muitas escolas e jovens comprando e lendo. Foi visitada por mais de setecentas mil pessoas e muitas editoras venderam tudo que levou. São Paulo, de fato, é um outro país. O professor investe em sua carreira e formação e as crianças procuram discutir coisas do aprendizado. Corri os estandes três dias e não consegui ver tudo. Nem os títulos. E tem a programação de autógrafos, lançamentos, apresentações musicais com letras literárias. O estende da Bahia quase não tinha livros e as nossas universidades não mandaram os livros que editam. Vi apenas uma prateleirinha em baixo da UEFS com uns l0 titulos no estande das Universidades.

NEYMAR FICOU SEGURADO

Neymar disse para o bem de todos e felicidade geral: eu fico" e ficou no Santos. O Ganso também quer ficar. A mantêrncia de bons jogadores no páis bem como a repatriação de jogadores de Futebol basileiros na Europa e em outros continentes não é só pela crise economica lá fora. Mas, também porque o mercado brasieliro está crescendo. Assim,, o Santos vai investir mais para tornar Neymar um nome mais conhecido e poder vender seus jogos amistosos pelo mundo, lucrando mais. Neymar , com seus l8 anos, disse "não" ao Chelsea da inglaterra, talvez o clube mais rico do mundo. Vai ganhar no Santos 500 mil reais por mês. E seu novo contrato será por cinco anos com uma multa de 45 mil dolares. O Santos acreditou e torço para ele não adoecer, bichar ou perder a vontade de jogar. Para isso, deve ter um seguro. E mais assistencia da família e de psicologos do clube

CANDIDATOS DE TODA PARTE
Como São Paulo é a maior vitrine política do país, com Lulas e Serras, muitos políticos trocaram seus títulos e são candidatos por São Paulo. Sabem que se ganharem, podem ter projeção nacional. Assim, temos o pernambucano Roberto Freire como canditado a Senador. Também, Ciro Gomes. Mas, só irão se eleger dois senadores e paulistas tem o Netinho, o ex-delegado Romeu Tuma e o ex-Governador Orestes Quércia. Sem falar na Marta Suplicy. ex-Prefeita de São Paulo. O Moacir Franco também é canddnto a Senador. Para Deputado Federal, tem o Marcelinho Carioca que quer começar a carreira de político logo por cima acreditando que as torcidas do Corintihinas e de outros clubes onde jogou vão sufragá-lo. O Ademir da Guia também é e confia na torcida do Palmeiras. O cantor Agnaldo Timoteo trocou o Rio por São Paulo e também é candidato. O pieuiense cantor, Frank Aguiar é candidato à reeleição, sem falar no palhaço Tiririca que entrou para puxar votos. Enfim, nada acaharam de sujo no dinheiro de Paulo Maluf e ele é candidato à reeleição para Federal

MARINA, MORENA
A candidata a Presidente Marina , do PV, está pintada e bem produzida, faltando apenas dizer a que veio. Tem pouco tempo na televisão mas deve diretamente falar do que acha do desmatamento, das invasões de terra, de tantos impostos, da defesa da natureza, dos índios, dos negros e dos homossexuais. Se já falou, foi pouco e não deu para saber. Acho que pode crescer com as migalhas dos minutos se puder ser incisiva e marcante. Do contrario, vai ficar como azeitona no sanduíche entre Serra e Dilma. DEPOIS, O FOLCOREDomingo, dia 29, mais uma "Caminhada do Folclore" que a UEFS promove com muitos grupos. Está virando uma geléia geral com grupos influenciando outros e muita gente fantasiada de figura. É válida no sentido de fazer o povo olhar para nossas tradições e costumes. O Folclore é dinâmico e muda com os tempos e situações. Assim, surgem muitos grupos para-folclóricos que aproveitam o incentivo para fazer movimento.No ano passado, a "Caminhada" foi pela manhã e à tarde houve a "Parada Gay", o que motivou muito gente para aproveitar e já ficar levinha e inspirada para mais tarde na rua. A coordenação informou que já tem mais de l00 grupos inscritos, sendo que a metade é do Município de Feira de Santana.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ALEM DA NOTÍCIA - Franklin Maxado

Aeroportos e mais aeroportos

(De São Paulo) Um terceiro aeroporto maior será construido pelo Estado de São Paulo para a zona metropolitana da capital, mesmo tendo já este terceiro em Viracopos, em Campinas, distante apenas l08 km. É que o movimento atual está saturando o antigo Congonhas e o mais recente Guarulhos. Assim, este terceiro ( que seria o qquarto na realidade) será breve anunciado pelo Governador Alberto Goldmann para ficar pronto em seis anos num município próximo em torno de 35 km e que já foi escolhido mas tem seu nome mantido em sigilo para evitar a especulação imobiliária. Já Feira de Santana, cujo aeroporto poderia ser metropolitano e servir de alternativo ao da capital da Bahia em caso extremo de interdição ou de saturação, tem agora apenas obras de recapeamento de sua pista de l.500 metros porque é fase de eleição. Poderiam seus políticos pedir seu aumento para 2.500 metros a fim de que pousassem aviões maiores como "boeings" , a exemplo do similar de Lençois. O movimento comercial e industrial de Feira comportaria haja vista a venda de passagens para embarcar em Salvador.E, pelo menos, exigirem a sinalização da pista cujo equipamento foi retirada para o aeroporto de Guanambi há anos.Ora, é sabido que, com essas rodovias esburacadas, sem acostamento, sem sinalização e sem segurança, muitos viajantes, turistas e passageiros estão preferindo viajar de avião, crescendo a procura. E as empresas aéreas estão se adequendo com ofertas de passagens mais baratas que, às vezes, saem mais em conta e com mais facilidades do que as de ônibus. Verifica-se hoje que as empresas de aviação no Brasil estão se expandindo, comprando ou alugando mais aeronaves para atender à demanda. Isso está atraindo companhias estrangeiras para operar com mais rotas no território brasileiro quando não comprando ou se associando a empresas nacional como o caso recente da Lan Chile que fundiu com a Tam.
Já atuando antes, há a Avianca da Colombia que tem mais destinos no território brasileiro. Muitos estão perdendo o medo de viajar de avião e hoje é um meio de transporte muito mais seguro do que tempos atrás. também, está ficando mais barato e facilitado enquanto que , por terra, além da buraqueira, demora e insegurança, está encarecendo o pedágio em muitos trechos de estradas.

PARA 60 MILHÕES

O terceiro aeroporto da metrópole São Paulo terá capacidade para 60 milhões de passageiros por ano e será maior do que o de Cumbica, em Guarulhos. Este tem a capacidade para atender a l7 milhões de passageiros mas atendeu a mais de 20 no ano passado. Já Congonhas também ultrapassou a sua capacidade que é de l2 milhões de pessoas por ano. Juntos com Viracopos atualmente são responsáveis por mais de 30 por cento do movimento de passageiros nos aeroportos do país. Estima-s que em 2.025 , São Paulo deverá atender a uma demanda de ll5 milhões de passageiros. Claro que a realização da Copa do Mundo de Futebol e a realização das Olímpiadas estão apressando esses planos do Estado. E também do Governo Federal em construir a linha do chamado "Trem-Bala" que ligará as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro numa viagem rápida. O investimento em ambas as providências será alto.A gente lendo essas notícias fica literalmente" vendo aviões" aqui na Bahia. E, em Feira, acha que não se precisa de um aeroporto maior pois tem o de Salvador perto. Mas, se houver algum impecilho no da capital, onde baixarão os aviões? Em Itaparica para depois atravessar a Baía de Todos os Santos de "ferry-boat"?
"CARAVANAS DO CORDEL"
O poeta baiano Varneci Nascimento está coordenando vários colegas cordelistas em "Caravana de Cordel" e toda a semana tem um local para se apresentar. A coisa está forte já tendo nomes até de mulheres como a goiana Benedita Delazzari e a paranaense Cleuza Santo. E mais o potiguar Nando Poeta, o paulista Josué Goncalves de Araújo, os cearenses Costa Sena e Moreira de Acopiara, o piauiense Pedro Monteiro, os pernambucanos Cacá Lopes e João Gomes de Sá, acrescentando outro baiano, o Marco Haurélio. Agora mesmo, a Bienal Internacional do Livro, que termina domingo no Pavilhão Anhembi, apresenta várias editoras com Literatura de Cordel em seus catálogos. Está havendo grande procura por parte de escolas, professores e estudantes por estes folhetos que, hoje, até já são apresentados em forma de livros. É o que estão apelidando de "cordelivro".Estes também devem ser vistos na Feira de Livro que deve ter começado ontem na Praça do Forum ( praça João Barbosa de Carvalho) com a presença de poetas locais e da região.

'TIRIRICA' NO BABADO

O palhaço cearense Tirica que se radicou em São Paulo está sendo candidato a Deputado Federal por este Estado. Na propaganda da televisão, que começou ontem, ele confessa que não sabe o que ser Deputado Federal mas pede para que votem nele que depois de eleito promete contar como é. É a política virando um verdadeiro babado. Por aí, deve ter gaiatos também é oi que dá não educar o povo e não discutir Política nas escolas e órgãos de comunicação.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

RAPIDINHAS

1. Segundo nos informou o doutor Julio César Mota Pereira, a UEFS está lançando um Banco de Dentes que será pioneiro no Brasil, possibilitando a extração pós-morte para transplantes. Por sinal, o professor Julio Mota e a doutora Dayliz Quinto Pereira (professores da Faculdade de Odontologia- UEFS) deverão em breve, seguir para Portugal onde, durante dois anos, farão pós-doutorado.
2. Encerra-se hoje a III Feira do Livro com muito sucesso. Desta vez o evento organizado pela UEFS (leia-se, “pelo dinâmico professor Genival e equipe”) ocorreu na Praça do Forum com uma grande presença de público. Como sempre, instituições como a Academia Feirense de Letras se fizeram presentes e diversas escolas e o público em geral visitaram os stands.
3. O próximo domingo, dia 29, promete ser bem movimentado na Avenida Getúlio Vargas: Pela manhã, ocorre a Caminha do Folclore e, na parte da tarde, a Parada Gay. Segundo o irreverente Zé de Maricotinha, vai ser um dia muito “folclórico” e bem que poderia ser chamado de “Dia do Marceneiro” porque vai ser preciso muito armário para os que querem assumir...
4. O perito Sanguinetti atuou no caso PC Farias e outros de destaque na imprensa nacional, como o dos Nardoni. Agora foi contratado pela defesa do “Bola” indiciado pelo desaparecimento de Elisa Samudio. Desta vez, Sanguinetti apresenta mais uma versão polêmica: já fala em “assassinato virtual” (?!). Alguém sabe o que é isto?
5. Como diz a sabedoria popular, “não basta dar o peixe, tem que dar o anzol”. Possivelmente dentro desta filosofia, o governo federal está promovendo cursos de formação profissional voltados para a construção civil, inclusive para mulheres. Tem direito a isto quem recebe o Bolsa Família.
6. Em Salvador, a Associação de Apoio Comunitário dos Filhos e Amigos da Fazenda Grande montou dois canteiros de obra e laboratórios de hidráulica e elétrica para possibilitar os cursos. São vagas para pedreiro, azulejista, gesseiro, reparador, pintor, encanador, eletricista, carpinteiro, armador e almoxarife, inclusive para o sexo feminino. Para maiores informações, ligue para o SIMM – Salvador.
7. O Censo 2010 já revela coisas interessantes: O ritmo de crescimento da família brasileira diminuiu bastante com os questionários mostrando um número menor de moradores por casa visitada. Porém, algo vem atrapalhando o Censo: a ausência de pessoas em algumas casas no horário comercial. Por isto, o IBGE vai trabalhar à noite e nos fins de semana.
8. Alguém conhece alguma coisa mais detestável do que este tal de telemarketing? Meu telefone “Livre” deu defeito e para substituir o aparelho, tive que ficar ligando, ligando para “10321” sem resultado. Alegavam que o número era de outro endereço que não o meu (?!) e não informavam em qual. Para regularizar a pendência tive que fazer queixa à Anatel. Aí - engraçado!! – resolveram...
9. Você que é ou tem algum aposentado do INSS em casa já pode imprimir, mensalmente, nos caixas de autoatendimento do Banco do Brasil e Bradesco o contracheque dos benefícios. O documento facilita a vida do beneficiário, pois serve como comprovação de renda e controle pessoal.

VIVA O BRASIL!!

Soarinho, o Esclerosado, que cada vez mais ouve mal e entende pior, resmungou: “-Fizeram um debate com os candidatos a Senado, na Band, terça passada, e eu não entendi nada porque tudo mundo falava ao mesmo tempo. Assim não dá!”. Realmente, se for adotado o método da discussão paralela e bate boca, que segundo o apresentador Cassimiro, que quase não interviu como intermediador, disse ser o ideal, vai virar bagunça! Ou tem intermediador ou vai ser uma Babel... Falando nisto, começou o horário político e Chiquinho de Babau disparou: “- É cada cara de pau da zorra! Os caras metem a mão, fazem o que querem com o dinheiro público e depois ficam com a maior cara lavada pedindo voto e posando de bonzinho e honesto...” – e complementou: “-Quem quiser que goste de blá-blá-blá. Se depender de mim no horário político a audiência é zero!”... VIVA O BRASIL!! VIVA A PACIÊNCIA DO ELEITOR!!! VIVA OS SANTARRÕES!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

ALEM DA NOTÍCIA - Franklin Maxado

Aeroportos e mais aeroportos

(De São Paulo) Um terceiro aeroporto maior será construido pelo Estado de São Paulo para a zona metropolitana da capital, mesmo tendo já este terceiro em Viracopos, em Campinas, distante apenas l08 km. É que o movimento atual está saturando o antigo Congonhas e o mais recente Guarulhos. Assim, este terceiro ( que seria o qquarto na realidade) será breve anunciado pelo Governador Alberto Goldmann para ficar pronto em seis anos num município próximo em torno de 35 km e que já foi escolhido mas tem seu nome mantido em sigilo para evitar a especulação imobiliária. Já Feira de Santana, cujo aeroporto poderia ser metropolitano e servir de alternativo ao da capital da Bahia em caso extremo de interdição ou de saturação, tem agora apenas obras de recapeamento de sua pista de l.500 metros porque é fase de eleição. Poderiam seus políticos pedir seu aumento para 2.500 metros a fim de que pousassem aviões maiores como "boeings" , a exemplo do similar de Lençois. O movimento comercial e industrial de Feira comportaria haja vista a venda de passagens para embarcar em Salvador.E, pelo menos, exigirem a sinalização da pista cujo equipamento foi retirada para o aeroporto de Guanambi há anos.Ora, é sabido que, com essas rodovias esburacadas, sem acostamento, sem sinalização e sem segurança, muitos viajantes, turistas e passageiros estão preferindo viajar de avião, crescendo a procura. E as empresas aéreas estão se adequendo com ofertas de passagens mais baratas que, às vezes, saem mais em conta e com mais facilidades do que as de ônibus. Verifica-se hoje que as empresas de aviação no Brasil estão se expandindo, comprando ou alugando mais aeronaves para atender à demanda. Isso está atraindo companhias estrangeiras para operar com mais rotas no território brasileiro quando não comprando ou se associando a empresas nacional como o caso recente da Lan Chile que fundiu com a Tam.
Já atuando antes, há a Avianca da Colombia que tem mais destinos no território brasileiro. Muitos estão perdendo o medo de viajar de avião e hoje é um meio de transporte muito mais seguro do que tempos atrás. também, está ficando mais barato e facilitado enquanto que , por terra, além da buraqueira, demora e insegurança, está encarecendo o pedágio em muitos trechos de estradas.
PARA 60 MILHÕES
O terceiro aeroporto da metrópole São Paulo terá capacidade para 60 milhões de passageiros por ano e será maior do que o de Cumbica, em Guarulhos. Este tem a capacidade para atender a l7 milhões de passageiros mas atendeu a mais de 20 no ano passado. Já Congonhas também ultrapassou a sua capacidade que é de l2 milhões de pessoas por ano. Juntos com Viracopos atualmente são responsáveis por mais de 30 por cento do movimento de passageiros nos aeroportos do país. Estima-s que em 2.025 , São Paulo deverá atender a uma demanda de ll5 milhões de passageiros. Claro que a realização da Copa do Mundo de Futebol e a realização das Olímpiadas estão apressando esses planos do Estado. E também do Governo Federal em construir a linha do chamado "Trem-Bala" que ligará as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro numa viagem rápida. O investimento em ambas as providências será alto.A gente lendo essas notícias fica literalmente" vendo aviões" aqui na Bahia. E, em Feira, acha que não se precisa de um aeroporto maior pois tem o de Salvador perto. Mas, se houver algum impecilho no da capital, onde baixarão os aviões? Em Itaparica para depois atravessar a Baía de Todos os Santos de "ferry-boat"?
"CARAVANAS DO CORDEL"
O poeta baiano Varneci Nascimento está coordenando vários colegas cordelistas em "Caravana de Cordel" e toda a semana tem um local para se apresentar. A coisa está forte já tendo nomes até de mulheres como a goiana Benedita Delazzari e a paranaense Cleuza Santo. E mais o potiguar Nando Poeta, o paulista Josué Goncalves de Araújo, os cearenses Costa Sena e Moreira de Acopiara, o piauiense Pedro Monteiro, os pernambucanos Cacá Lopes e João Gomes de Sá, acrescentando outro baiano, o Marco Haurélio. Agora mesmo, a Bienal Internacional do Livro, que termina domingo no Pavilhão Anhembi, apresenta várias editoras com Literatura de Cordel em seus catálogos. Está havendo grande procura por parte de escolas, professores e estudantes por estes folhetos que, hoje, até já são apresentados em forma de livros. É o que estão apelidando de "cordelivro".Estes também devem ser vistos na Feira de Livro que deve ter começado ontem na Praça do Forum ( praça João Barbosa de Carvalho) com a presença de poetas locais e da região.
'TIRIRICA' NO BABADO
O palhaço cearense Tirica que se radicou em São Paulo está sendo candidato a Deputado Federal por este Estado. Na propaganda da televisão, que começou ontem, ele confessa que não sabe o que ser Deputado Federal mas pede para que votem nele que depois de eleito promete contar como é. É a política virando um verdadeiro babado. Por aí, deve ter gaiatos também é oi que dá não educar o povo e não discutir Política nas escolas e órgãos de comunicação.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

COMÉRCIO AMBULANTE – O comércio ambulante já está fugindo do controle em nossa cidade e a todo momento, você vê surgir um novo tipo de negócio, alguns de maneira bastante pitoresca. Por exemplo: na Presidente Dutra, no cruzamento com a Maria Quitéria já surgiram vendedores de frutas que se instalaram com direito a mesas e cadeiras de plástico (?); defronte a Igreja da IURD da Getúlio Vargas, em cima do canteiro, nos fins de semana (ao lado do já tradicional comércio de animais) é instalada uma barraca com cadeiras para clientes; a feirinha da Marechal que deveria estar no Beco da Energia já avança para a rua, tomando meia pista; a Feira do Rolo (atrás do SAC) já começou a subir a ladeira em direção à Praça da Bandeira e na Estação Nova, se faz feira empurrando bicicleta, e etc, etc. Chiquinho de Babau definiu a coisa com apenas duas palavras: “- UM MANGUE!”.

RAPIDINHAS

1. Em Salvador, a Receita Federal está fazendo a “Operação Gorjeta Legal” para ver se os bares estão recolhendo imposto sobre os famosos 10%! que, segundo a 5ª. Região Fiscal, fazem parte da remuneração dos empregados contando para aposentadoria, auxílio-doença, férias, 13º., etc. Considera-se que mais de 10 milhões de gorjeta deixam de ser declarados. E o que não é repassado para os empregados? Tem muita gente se queixando que os 10% são divididos com o patrão...
2. Um bar recém instalado na Rua São Domingos inovou colocando som ao vivo nas alturas. Com isto, a vizinhança não tem dormido direito. Será que é “Esporte” em “Bar” o som nas alturas? Êpa, sem querer escreví o nome do barulhento! Desculpem...
3. O Banco do Brasil, a Caixa e o Bradesco firmaram parceria no cartão de crédito Elo, lançado em abril com um diferencial: as taxas são menores que o mercado e deverão ser oferecidos serviços como vale-alimentação e vale-combustível. O trio firmou convênio para compartilhar caixas eletrônicos e, agora, está criando uma holding financeira para ação conjunta na África. Soarinho, o Esclerosado, conjecturou: “-Uê, o Bradesco quer comprar o governo ou é o governo que quer comprar ele?”
4. Já não se pode condenar o cidadão comum por tirar uns dias de descanso alegando estar doente de araque. É que até ministro do Supremo Tribunal Federal entra de licença por “problema crônico de coluna” e gasta os dias freqüentando, bem serelepe, bares e festas em Brasilia...
5. Se nas pesquisas Wagner está bem na fita, em termos de arrecadação perde para Souto; O TSE divulgou que, na primeira prestação de contas dos candidatos, quem mais recebeu foi Paulo ($2.153.335,63), depois Wagner ($1.825.000,00) e Geddel ($1.415.035.42). O curioso foi que Geddel declarou ter doado, ele próprio, $225.540,00 afirmando: “-Não é falta de recursos. Resolvi doar por tem convicção em meu projeto”.
6. Falando em política, em Feira tem candidatos investindo pesado na caça aos votos...

VIVA O BRASIL!!

A Polícia Civil gaúcha denunciou e a imprensa fez estardalhaço porque vereadores e funcionários de 3 cidades estavam participando (?!) de “cursos” em estações turísticas, com diárias para gozo de mordomias. No final, a “turma” recebeu diploma sem participar de nada... Por isso, aqui, na Feira de Santana, o pessoal da Câmara que ia participar de um congresso suspendeu a viagem e afirmou que a empresa organizadora do evento estava sendo investigada. Aí, Zé de Maricotinha comentou: “-Já viu, Edu, que Feira está anos luz à frente? Coisas desse tipo para nós é muito antigo!”... E lembrou um fato ocorrido tempos atrás: uma vereadora foi acusada de ter se beneficiado de diárias sem ir a congresso, recebendo diploma de “participação”. Quando tentou desmentir, indicando datas, inclusive, disseram que ela foi vista em nossa cidade no dia em que afirmou estar no congresso, para onde viajara de carro. Ironicamente, à na pior das hipóteses, viajando de carro, não se chega tão longe em minutos. Sinceramente, não lembro como ficou a apuração do caso. VIVA O BRASIL!! VIVA AS MORDOMIAS!!! VIVA AS FARRAS COM O DINHEIRO PÚBLICO!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

sábado, 14 de agosto de 2010

ALEM DA NOTICIA - Franklin Maxado

BNB faz centro cultural onde já existe

(De São Paulo) Jequié, Itororó, Itambé, Itapetinga, Caitité, Bom Jesus da Lapa, Brumado e Poções são cidades da região sul que podem ter um centro cultural mas o BNB resolveu construir um outroem Vitória da Conquista, naquela região, para concorrer com o existente do Estado. Pelo menos, poderia fazer um centro de convenções ali que já tem também a sede da UESB-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Enquanto isso, Feira, maior cidade do interior, tem o Centro Cultural Amélio Amorim se acabando e virando ruínas e um centro de convenção com a construção parada por falta de recursos ou vontade política. Talvez,não se tenha mais representação política de peso em detrimento de outros municípios.

BIENAL EM S. PAULO

Começa hoje maisl uma Bienal Internacional do Livro em São Paulo Pavilhão do
Anhembi e durante dez dias poderá ser visitada nos seus centenas de estandes. O ingressol custa R$ l0,00 e esta quantial pode ser abatida na compra de livros. Entre asl novidades, estão os lançamentos pela Panda Books de dois livros adaptados para o cordel pelo peota baiano Verneci Nascimento: “Branca de Neve” e “O Pequeno Polegar”. Também a Editora Nova Alexandria promete novidades na sua coleção “Clássicos do Cordel”, coordenada pelo também poeta baiano Marco Haurélio. Ainda, a editora cearense IMEPH estará presente com uma série de folhetos e livros de Cordel.

FEIRA DO LIVRO

Em Feira, a UEFS está prometendo muitas atrações para esta terceira Feira do Livro, na praça João Barbosa, ( do Fórum), além do local que mudou. Haverá oficina de xilogravura gratuita para as crianças, apresentações de artistas, contação de estórias, palestras e lançamentos. Será de l8 a 22 de agosto. É bom o pessoal pegar gosto pelos livros e leitura.

TELEFONES PÚBLICOS

Dos aparelhos “orelhões” dificilmente tem um são ou em condições de uso. Parece até que interessado em vender aparelhos celulares mandam vândalos quebrarem para haver mais venda dos mesmos. E a companhia telefônica lucra mais em mantê-los danificados do que gastar para consertá-los e ter uma renda menor com cartões. Quando não se encontra aparelho que “come créditos” pois você ainda não falou e já perdeu vários na ligações. O cartão de repente fica zerado.

FESTIVAL GOSPEL

Os participantes escolhidos para o terceiro Festival Gospel pediram à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e à Fundação Cultural Egberto Costa para realizarem duas eliminatorias das musicas selecionados no dia 20 de agosto, (sexta-feira) e no sábado, dia 21, sempre às 20 horas no Teatro Ângela Oliveira do Centro de Cultura Maestro Miro, no bairro Muchila. A final então será realizada no dia 27 às 20 horas no mesmo local. Falam que no próximo ano o Festival será mais aberto e será de musica sacra em geral, não radicalizando somente para os evangélicos.

NOMES PARA ACADEMIA

Há cinco vagas abertas para os quadros da AFL-Academia Feirense de Letras que a diretoria atual quer preencher com os mortes recentes de Fernando Pinto de Queiroz, Pedro Apóstolo de Lima, Antonio Farias Borges, Manoel Carneiro Rios e José Maria Nunes Marques e, para isso, já publicou edital em jornais. Falam que na reunião sigilosa de 22 de julho passado, foram cogitados os nomes de Juraci Dorea, d. Itamar Vian, Irma Rosa Caribé Amorim, José Jerônimo Moraes, Adenil Falcão, Emanoel Freitas e Adriano Eysen Rego entre outros. Cumprida esta etapa, especula-se também que o atual Presidente Eduardo Kruchewisky conduzirá a sua sucessão, marcando eleições de diretoria para até o final do ano.

'MACAQUITOS' NA SELEÇÃO

Enfim, o belo futebol-arte do Brasil voltou na vitória na nova seleção comandada pelo Mano Menezes sobre a forte Estados Unidos lá. Foi gratificante ver Ganso, Pato, Neymar, Robinho, André e outros “bichos”. O ataque “santástico” perdeu muitos gols que poderia dar de goleada. 2X0 foi pouco.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ALEM DA NOTICIA - Franklin Maxado

ATÉ ELEIÇÕES, EMPREGO PARA TODO MUNDO

Quem está querendo trabalhar, está empregado. Até no meio rural estão recrutando gente para a construção civil e os jovens entram como serventes ou ajudantes. Mulheres estão fazendo curso para pedreiras na falta de homens profissionais no setor. E tudo de carteira assinada. Vivemos num regime ideal de pleno emprego e não se pensa no dia de amanhã. Ou, ou após o segundo turno das eleições. E, quem não quiser se empregar permanentemente, tem as “bocas, bicos ou biscates” para os candidatos como segurar placas e faixas, pintar muros, cabalar votos etc.
E ainda tem arranjar o que vender e sair pelas calçadas ou cercando pontos de movimento nas ruas e praças para oferecer coisinhas como camelô, aproveitando as oportunidades. Há até quem prefira esta ocupação pois trabalha a hora que quer e não tem patrão.
Parece até que o Governo guardou o dinheiro ou os investimentos para serem aplicados agora. E, quando não tem dinheiro, se dá condições para o capital estrangeiro aplicar no Brasil, país do eterno futuro. E não faz propaganda para o povo poupar como no Japão a fim de que se tenha recursos para investir.
De fato, isso cria um mercado de consumo mas se está importando muito produtos de fora e assim se manda capital para o exterior. A China mesmo está tendo muito lucro com a venda de seus produtos baratos mas de qualidade duvidosa. Entretanto, seus empresários aprenderam com as indústrias capitalistas em fazer um produto atraente porém de pouca durabilidade.
Para isso, o operário chinês ganha um pouco mais do que o prato de comida mas está tendo ocupação quando antes passava fome. Com a mão de obra barata , a China desenvolve sua produção e atrai fábricas de marcas famosas no mundo ocidental que ali utiliza o operariado e coloca seu “made in...” nos produtos.
Isso está quebrando economias mundiais , especialmente a européia onde seu operário é quem melhor ganha e tem mais direitos trabalhistas. Não está podendo concorrer e muitos governos já acenam para baixar salários e cortar vantagens.
No Brasil, estamos na euforia de pleno emprego, de aquisição da casa financiada pelo governo, dos alimentos sem subida de preços. Não se pensa mais em crise como nos países europeus.
Até quando?

CAMINHADA DO FOLCLORE

O CUCA também está à frente dessa XI Caminhada do Folclore”, evento já consolidado e que numa manhã de domingo, como neste dia 29, os grupos, artistas, artesãos da cidade e da região saem às ruas centrais de Feira fazendo o que costumam fazer ou representando o que pensam atuar. Ela começará às 7 hs quando os grupos irão para o Centro de Cultura Amélio Amorim, nos Capuchinhos, iniciando o desfile pela Rua Frei Aureliano, às 9 horas, saindo na avenida Getulio Vargas indo até a praça da alimentação onde haverá o encerramento. O povo gosta e muita gente vai para a rua apreciar, virando um outro folclore.

ABERTO PARA ARTE

Até o dia l6 deste, o CUCA inscreve quem quiser mostrar alguma arte ou atividade nas instalações do seu prédio, dentro do certame chamado de “Aberto 2.010”. Também quem quiser conferir e ver o que será feito ali no dia da sua realização, durante todo o dia l7 de setembro próximo, terá entrada franca.

“DIA DO PAPAI”

Dia do pai é sempre todo dia, principalmente quando dá dinheiro para comprar alimentos e a manutenção do lar, embora isso hoje está mudando com o feminismo e com a mulher ganhando até mais do que o marido. Entretanto, vamos ter mais um dia agora domingo e estou avisando para que o papai lhe dê o dinheiro para que o filho querido possa comprar o seu presente. E assim, fique contente e patrocine um grande almoço para toda a família.

POSSE DE EDUCADORES

Meu abraço para os amigos Gilmario Menezes e Jose Lima que devem ter tomado posse na Academia de Educação de Feira na noite de anteontem no teatro da CDL. Registro o evento porque esta coluna fecha na quarta de dia e não quero deixar passar em branco o acontecimento pelo trabalho dois , sendo o pintor Gilmário no setor de Educação Física da UEFS e José no Curso de Direito.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

POUCAS & BOAS - Eduardo Kruschewsky

RAPIDINHAS

1. São tantas as ofertas de planos de telefonia móvel, cada um mais milagroso que o outro e com tantos detalhes a serem seguidos que o consumidor termina se confundindo e metendo os pés dentro das mãos, tipo: “Vou ligar para fulano, uso que chip?!” e, a cada momento, uma pessoa guarda um telefone e saca um novo ou retira um chip e coloca outro para fazer ligações... Coisas do modernismo.
2. A Prefeitura de Salvador pediu ajuda ao Ministério Público para retirar das ruas anúncios de cartomantes, alegando poluição visual. Estranho... Não existe na Prefeitura a Sucom, responsável pelo controle e ordenação do uso do solo do município? Ou eles estão com receio de que alguma cartomante jogue uma praga, para que alguém que proibiu não tenha sucesso nas eleições de outubro?
3. Em nossa cidade, com o advento das eleições, começa a crescer a poluição visual: é um mundo de gente com bandeirinhas nos locais de mais movimento e distribuição de panfletos com promessas e promessas. Isso e mais: A poluição sonora dos carros de som tocando musicas de gosto duvidoso...
4. Enquanto isto, lá fora, começam as baixarias e acusações, de maneira especial o alarmismo de alguns na internet que insistem com mensagens não solicitadas. Para os terroristas internautas, um recado: “Por favor, não mandem besteiras! Já sou adulto o bastante para saber o que quero e fazer minha escolha...”
5. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou regulamentação que muda os descontos para consumidores de baixa renda que antes levavam em conta o consumo da residência. Agora, terá que ser apresentado o Numero de Inscrição Social (Nis), usado como critério para concessão da Bolsa Família e a comprovação de ½ SM per capta. Como Bolsa Família existe com fartura, A Coelba vai sair perdendo...
6. Já são 24 mil bolsas (15 mil em Salvador; 1,5 mil em Feira) distribuídas pelo Enem, em faculdades particulares, dentro do Programa Universidade para Todos. Esclareça-se que a concorrência tem sido muito acirrada. Para se ter ideia: O melhor desempenho da Bahia em termos de escola no ano de 2009 foi em média 730 pontos (Helyos-Feira). Tem gente com 670 pontos que ainda não conseguiu vaga...
7. É bom que se esclareça: Estas vagas são para quem tem renda familiar por pessoa de até um SM e meio (integral) e 50% se a renda por pessoa for de até 3 SMs. Mas, no segundo caso, o bolsista pode usar o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) para pagar os outros 50%.. Isto em termos de faculdades privadas. Há, ainda, para quem estuda, muitas vagas na rede oficial estadual e federal.
8. O Governo do Estado paralisou as obras de ampliação das fábricas da Schincariol (Alagoinhas) e Coca Cola (Camaçari) por contratarem construtoras de fora do Estado. Isto contraria o compromisso de contrapartida por concessão de incentivos fiscais. Não se justifica contratar mão de obra de fora. Aplausos!
9. Embora evitando comemorar, o governador Jaques Wagner está feliz: em pesquisa, é primeiro lugar para governador devendo ganhar já no 1º turno e apontado como o 2º melhor governador do Brasil. Para jogar água no chope do “homem”, Geddel disparou: “- Em 2008, Imbassahy era tido como o melhor prefeito e correndo por fora João Henrique ganhou. Não é isto o que povo quer!”. Será?!

VIVA O BRASIL!!

Este é um Estado de gente que, como diz Chiquinho de Babau, não quer nada com a hora do Brasil: Na Bahia existem 2,8 milhões de CPFs irregulares. Mesmo sabendo que não podem abrir contas, adquirir crédito, receber prêmios de loteria, etc., etc., os nossos conterrâneos não estão nem aí para o azar! Zé de Maricotinha que não faz uma declaração de renda há anos sentenciou: “-Tô nem aí, broder! Se aceitarem, tudo bem, senão a gente vai levando. Fazer o quê? Esquenta, não, meu irmão”, contribuindo para a formação de juízo que o povo do Sul do país tem do baiano. VIVA O BRASIL!! VIVA O COMODISMO!!! VIVA O POVO BAIANO!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

ALÉM DA NOTICIA - Franklin Maxado

RENDA DO PRÉ SAL DEVE SER PARA TODOS OS ESTADOS

Os nordestinos devem cobrar logo a posição de José Serra sobre a divisão dos “royalties” da exploração do petróleo na região marítima do pré-sal pois, se for eleito, seu compromisso maior é com Estados do Sul onde deve ter maioria. Se seguir a tendência do cacique Mario Covas, não abrirá mão das coisas para São Paulo assim como Covas não gostou de ver a Ford se instalar na Bahia. Depois de eleito, Inês será morta e o assunto encerrado.
Deveremos ficar contentes em ter praias lindas e quentes para turistas e sulistas virem curtir e se esbaldarem no paraíso tropical não poluído por vazamentos de petróleo como agora nos Estados Unidos. E, se por acaso vazar, será a Petrobrás que irá despoluir nossas praias?
Enquanto isso, o Metrô de Salvador, de apenas 6 quilometros e com pista aerea, que é mais barata, não tem previsão de funcionar. Mas os investimentos continuam no Metrô de São Paulo e do Rio de Janeiro. E o Governo Federal anuncia ainda que vai investir na construção do “ trem-bala” que ligará Campinas a São Paulo e ao Rio de Janeiro, ajudando a sua candidata Dilma Roussef que tem menos votos naquela região.
O Governo também investe em estádios, estradas, portos, aeroportos, segurança para a Copa do Mundo de Futebol e depois para as Olimpíadas, afora o que já fez ou ajudar fazer para a restauração dos prédios antigos como Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional, o Museu de Belas Artes, a urbanização de favelas e a duplicação da BR-101 até a divisa do Espírito Santo com a Bahia.
E se os eleitores feirenses quiserem também podem cobrar dos candidatos o inicio da construção do Metrô em Feira de Santana pois é uma cidade de mais de 600 mil habitantes e a solução é indicada como acentuou o candidato José Serra recentemente em visita à Feira. Devemos saber o que pensa dona Marina Silva e dona Dilma Roussef sobre o assunto e sobre a duplicação da Avenida do Contorno e da BR-101, a chamada Rodovia Rio-Bahia. E o nosso aeroporto que é um tema também que não deve ficar solto e voando.

VELHA FONTE NOVA
Soube de fontes técnicas que o governo da Bahia optou por demolir o estádio da Fonte Nova porque sua estrutura estava comprometida e não tinha reparação. Não divulgou isso poupando governadores passados. Entretanto, muito gente acha que deveria fazer um parque no local e construir o novo estádio na entrada de Salvador com um acesso melhor para a população, não só da capital como de todo o interior. O novo estádio foi projetado fora do país e os arquitetos baianos evidenciam que só será para futebol e não terá pistas e equipamentos para esportes olímpicos. Passada a Copa do Mundo em 2.014, ele será um verdadeiro elefante branco, com o Estado pagando a dívida pela construção e sem renda pelo custo alto para partidas dos times locais.

MAC COM 14 ANOS
Com uma exposição de arte e lançamento de livros de Almandrade, além de outros artistas que estão lá expondo também, a direção do Museu de Arte Contemporânea, da Prefeitura Municipal , comemorou seus l4 anos quinta-feira passada, sem a presença do Prefeito Municipal ou do seu Secretário de Cultura. Mas o público sensível e que sabe o que é arte lotou suas dependências, onde houve performances e falas. Aliás, das autoridades responsáveis não faltou o diretor Edson Machado.

O JB FOI PRO AR
O tradicional Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, onde trabalhou o nosso Juarez Bahia, não aguentou mais o prejuízo com a queda da publicidade e com a vendagem dos exemplares e com a concorrência e decidiu ser agora “on-line”. Seus leitores agora podem acessá-lo pela Internet e saber as noticias, o que está se tornando uma tendência hoje no mundo. Aqui, a Tribuna Feirense saiu antes, embora mantenha a edição semanal, o que confunde os menos avisados como sendo um hebdomanário.

CURA DA DENGUE
Estas chuvas fizeram várias poças de água e assim o mosquito da Dengue está proliferando causando já um surto na cidade. A cura da doença é simples pois se deve fazer um chá com 11 folhinhas da planta conhecida como “Cravo de Defunto” e dar ao paciente ainda morno. Colocar o restante em uma garrafa térmica para não esfriar e ir dando para beber como se toma água. Não tem número de vezes nem contraindicação.
Mas a maioria do povo e dos médicos só acredita em remédio de laboratórios.

MALANDRAGEM DO 21
A Embratel está com um anúncio na televisão em que um cachorrinho fica olhando para uma máquina de assar frango e, num descuido do homem atendente, ele abocanha uma e sai correndo para ir comer adiante. A Embratel acha isso “aproveitar a oportunidade”, dando um mau exemplo de incentivar o roubo por descuido. Talvez, seja isso o que queira dizer: “faz um 21”;