sábado, 14 de agosto de 2010

ALEM DA NOTICIA - Franklin Maxado

BNB faz centro cultural onde já existe

(De São Paulo) Jequié, Itororó, Itambé, Itapetinga, Caitité, Bom Jesus da Lapa, Brumado e Poções são cidades da região sul que podem ter um centro cultural mas o BNB resolveu construir um outroem Vitória da Conquista, naquela região, para concorrer com o existente do Estado. Pelo menos, poderia fazer um centro de convenções ali que já tem também a sede da UESB-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Enquanto isso, Feira, maior cidade do interior, tem o Centro Cultural Amélio Amorim se acabando e virando ruínas e um centro de convenção com a construção parada por falta de recursos ou vontade política. Talvez,não se tenha mais representação política de peso em detrimento de outros municípios.

BIENAL EM S. PAULO

Começa hoje maisl uma Bienal Internacional do Livro em São Paulo Pavilhão do
Anhembi e durante dez dias poderá ser visitada nos seus centenas de estandes. O ingressol custa R$ l0,00 e esta quantial pode ser abatida na compra de livros. Entre asl novidades, estão os lançamentos pela Panda Books de dois livros adaptados para o cordel pelo peota baiano Verneci Nascimento: “Branca de Neve” e “O Pequeno Polegar”. Também a Editora Nova Alexandria promete novidades na sua coleção “Clássicos do Cordel”, coordenada pelo também poeta baiano Marco Haurélio. Ainda, a editora cearense IMEPH estará presente com uma série de folhetos e livros de Cordel.

FEIRA DO LIVRO

Em Feira, a UEFS está prometendo muitas atrações para esta terceira Feira do Livro, na praça João Barbosa, ( do Fórum), além do local que mudou. Haverá oficina de xilogravura gratuita para as crianças, apresentações de artistas, contação de estórias, palestras e lançamentos. Será de l8 a 22 de agosto. É bom o pessoal pegar gosto pelos livros e leitura.

TELEFONES PÚBLICOS

Dos aparelhos “orelhões” dificilmente tem um são ou em condições de uso. Parece até que interessado em vender aparelhos celulares mandam vândalos quebrarem para haver mais venda dos mesmos. E a companhia telefônica lucra mais em mantê-los danificados do que gastar para consertá-los e ter uma renda menor com cartões. Quando não se encontra aparelho que “come créditos” pois você ainda não falou e já perdeu vários na ligações. O cartão de repente fica zerado.

FESTIVAL GOSPEL

Os participantes escolhidos para o terceiro Festival Gospel pediram à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e à Fundação Cultural Egberto Costa para realizarem duas eliminatorias das musicas selecionados no dia 20 de agosto, (sexta-feira) e no sábado, dia 21, sempre às 20 horas no Teatro Ângela Oliveira do Centro de Cultura Maestro Miro, no bairro Muchila. A final então será realizada no dia 27 às 20 horas no mesmo local. Falam que no próximo ano o Festival será mais aberto e será de musica sacra em geral, não radicalizando somente para os evangélicos.

NOMES PARA ACADEMIA

Há cinco vagas abertas para os quadros da AFL-Academia Feirense de Letras que a diretoria atual quer preencher com os mortes recentes de Fernando Pinto de Queiroz, Pedro Apóstolo de Lima, Antonio Farias Borges, Manoel Carneiro Rios e José Maria Nunes Marques e, para isso, já publicou edital em jornais. Falam que na reunião sigilosa de 22 de julho passado, foram cogitados os nomes de Juraci Dorea, d. Itamar Vian, Irma Rosa Caribé Amorim, José Jerônimo Moraes, Adenil Falcão, Emanoel Freitas e Adriano Eysen Rego entre outros. Cumprida esta etapa, especula-se também que o atual Presidente Eduardo Kruchewisky conduzirá a sua sucessão, marcando eleições de diretoria para até o final do ano.

'MACAQUITOS' NA SELEÇÃO

Enfim, o belo futebol-arte do Brasil voltou na vitória na nova seleção comandada pelo Mano Menezes sobre a forte Estados Unidos lá. Foi gratificante ver Ganso, Pato, Neymar, Robinho, André e outros “bichos”. O ataque “santástico” perdeu muitos gols que poderia dar de goleada. 2X0 foi pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário