segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ALEM DA NOTÍCIA - Franklin Maxado

Aeroportos e mais aeroportos

(De São Paulo) Um terceiro aeroporto maior será construido pelo Estado de São Paulo para a zona metropolitana da capital, mesmo tendo já este terceiro em Viracopos, em Campinas, distante apenas l08 km. É que o movimento atual está saturando o antigo Congonhas e o mais recente Guarulhos. Assim, este terceiro ( que seria o qquarto na realidade) será breve anunciado pelo Governador Alberto Goldmann para ficar pronto em seis anos num município próximo em torno de 35 km e que já foi escolhido mas tem seu nome mantido em sigilo para evitar a especulação imobiliária. Já Feira de Santana, cujo aeroporto poderia ser metropolitano e servir de alternativo ao da capital da Bahia em caso extremo de interdição ou de saturação, tem agora apenas obras de recapeamento de sua pista de l.500 metros porque é fase de eleição. Poderiam seus políticos pedir seu aumento para 2.500 metros a fim de que pousassem aviões maiores como "boeings" , a exemplo do similar de Lençois. O movimento comercial e industrial de Feira comportaria haja vista a venda de passagens para embarcar em Salvador.E, pelo menos, exigirem a sinalização da pista cujo equipamento foi retirada para o aeroporto de Guanambi há anos.Ora, é sabido que, com essas rodovias esburacadas, sem acostamento, sem sinalização e sem segurança, muitos viajantes, turistas e passageiros estão preferindo viajar de avião, crescendo a procura. E as empresas aéreas estão se adequendo com ofertas de passagens mais baratas que, às vezes, saem mais em conta e com mais facilidades do que as de ônibus. Verifica-se hoje que as empresas de aviação no Brasil estão se expandindo, comprando ou alugando mais aeronaves para atender à demanda. Isso está atraindo companhias estrangeiras para operar com mais rotas no território brasileiro quando não comprando ou se associando a empresas nacional como o caso recente da Lan Chile que fundiu com a Tam.
Já atuando antes, há a Avianca da Colombia que tem mais destinos no território brasileiro. Muitos estão perdendo o medo de viajar de avião e hoje é um meio de transporte muito mais seguro do que tempos atrás. também, está ficando mais barato e facilitado enquanto que , por terra, além da buraqueira, demora e insegurança, está encarecendo o pedágio em muitos trechos de estradas.
PARA 60 MILHÕES
O terceiro aeroporto da metrópole São Paulo terá capacidade para 60 milhões de passageiros por ano e será maior do que o de Cumbica, em Guarulhos. Este tem a capacidade para atender a l7 milhões de passageiros mas atendeu a mais de 20 no ano passado. Já Congonhas também ultrapassou a sua capacidade que é de l2 milhões de pessoas por ano. Juntos com Viracopos atualmente são responsáveis por mais de 30 por cento do movimento de passageiros nos aeroportos do país. Estima-s que em 2.025 , São Paulo deverá atender a uma demanda de ll5 milhões de passageiros. Claro que a realização da Copa do Mundo de Futebol e a realização das Olímpiadas estão apressando esses planos do Estado. E também do Governo Federal em construir a linha do chamado "Trem-Bala" que ligará as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro numa viagem rápida. O investimento em ambas as providências será alto.A gente lendo essas notícias fica literalmente" vendo aviões" aqui na Bahia. E, em Feira, acha que não se precisa de um aeroporto maior pois tem o de Salvador perto. Mas, se houver algum impecilho no da capital, onde baixarão os aviões? Em Itaparica para depois atravessar a Baía de Todos os Santos de "ferry-boat"?
"CARAVANAS DO CORDEL"
O poeta baiano Varneci Nascimento está coordenando vários colegas cordelistas em "Caravana de Cordel" e toda a semana tem um local para se apresentar. A coisa está forte já tendo nomes até de mulheres como a goiana Benedita Delazzari e a paranaense Cleuza Santo. E mais o potiguar Nando Poeta, o paulista Josué Goncalves de Araújo, os cearenses Costa Sena e Moreira de Acopiara, o piauiense Pedro Monteiro, os pernambucanos Cacá Lopes e João Gomes de Sá, acrescentando outro baiano, o Marco Haurélio. Agora mesmo, a Bienal Internacional do Livro, que termina domingo no Pavilhão Anhembi, apresenta várias editoras com Literatura de Cordel em seus catálogos. Está havendo grande procura por parte de escolas, professores e estudantes por estes folhetos que, hoje, até já são apresentados em forma de livros. É o que estão apelidando de "cordelivro".Estes também devem ser vistos na Feira de Livro que deve ter começado ontem na Praça do Forum ( praça João Barbosa de Carvalho) com a presença de poetas locais e da região.
'TIRIRICA' NO BABADO
O palhaço cearense Tirica que se radicou em São Paulo está sendo candidato a Deputado Federal por este Estado. Na propaganda da televisão, que começou ontem, ele confessa que não sabe o que ser Deputado Federal mas pede para que votem nele que depois de eleito promete contar como é. É a política virando um verdadeiro babado. Por aí, deve ter gaiatos também é oi que dá não educar o povo e não discutir Política nas escolas e órgãos de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário